5 dicas para melhorar sua vida espiritual

5 dicas para melhorar sua vida espiritual

Young woman reading bibleTer uma vida espiritual forte e estar sempre na presença de Deus pode ser um privilégio para todos, pois Deus nos dá condições para isso. Mas se você é como eu deve enfrentar muitas dificuldades. Eu posso enumerar várias para você. Preguiça, por exemplo. Falta de tempo, pois sempre acordo atrasado. Não tem muitas novidades, pois já li e conheço as histórias. Parece que não ouço a Deus como outros dizem que o ouvem. Enfim, há inúmeras dificuldades.

Por outro lado, há também algumas estratégias que pode nos ajudar a nos manter firmes na comunhão com Deus. É que quando isso acontece nós ficamos tão felizes, radiantes com tudo que começa a dar certo na nossa vida. É claro, Deus é sábio e pode nos orientar e ao seguir Suas orientações, mudamos nossa maneira de pensar, de agir, de reagir. E tudo isto vale mesmo a pena! Aqui vão algumas dicas que me ajudam e acho que servirão para você também.

1.     Prioridade – Você deve priorizar estar em comunhão com Deus. Temos muitas coisas pra fazer durante o dia, por isso a primeira atividade do seu dia deve ser para Deus. Se deixar para depois, o dia vai terminar e você não terá tempo. Então priorize estar com Deus logo pela manhã, ainda que tenha que levantar um pouco mais cedo. É por isso que sua comunhão com Deus começa no dia anterior, no horário que você vai se deitar. Quando você deita cedo, acorda mais cedo para adorar ao Senhor. Coloque Deus como prioridade.

2.     Sempre o mesmo lugar – Ter um lugar específico faz a diferença. Pois aquele lugar será uma referência de paz para você. A sua mente se acostumará com a ideia de que aquele lugar é um lugar especial e ali você vai começar a ouvir a voz de Deus. Escolha um lugar na sua casa, dentro ou fora. Um lugar calmo, tranquilo que você possa realmente ouvir a voz de Deus sem interrupções. Em meio a natureza, como Jesus, seria o ideal,  mas nem sempre é possível. Então escolha o seu lugar de paz que pode ser na cozinha, na sala, na poltrona do quarto…

3.     Comece orando – Tire um tempinho para orar. Fale com Deus. Abra seu coração para Ele. Você é imediatista, fecha os olhos, pensa que se passaram 10min e quando olha para o relógio nem completou 1? Para você conseguir gastar mais tempo orando estas atitudes podem ajudar.

a.     Louvor – Comece louvando o nome de Deus. Diga pra Ele o quanto você o ama. O quanto Ele é grande. Exalte o nome dEle.

b.     Agradecimento – Gaste um tempo agradecendo a Deus. Você pode ser específico, então vá com calma e agradeça  por coisas simples e grandes.

c.      Interseção – Neste momento você pode clamar a Deus por seus amigos, familiares ou necessidades mundiais. Mas não seja rápido. Converse com Deus explicando cada necessidade que você gostaria que Ele atendesse. Ajude seus amigos, ore por eles.

d.     Petição – Agora gaste tempo na conversa pedindo para você. Procure ser específico, não simplesmente peça, converse sobre sua necessidade, dê detalhes.

4.     Leia a Bíblia – Ler a Bíblia é necessário para se ter comunhão com Deus. Depois de falar com Ele você também deve ouví-lo. Há várias formas de ler a Bíblia e você pode criar a sua. Se quiser lê-la toda durante um ano é só você ler 3 capítulos por dia. Lendo 5 capítulos por dia você a lerá em 8 meses!

5.     Medite – Se você apenas ler a Bíblia irá aprender histórias lindas e inspiradoras. Mas se gastar um tempo meditando, poderá ouvir a voz de Deus instruindo você. Por isso ao ler o texto bíblico pare um tempo e tente imaginar como aconteceu cada cena descrita ali. Imagine os detalhes, o tom da voz, o que havia no ambiente. Quanto mais detalhes você tiver em mente, mais você conseguirá criar a situação na qual a história aconteceu. Depois disso você começa a pedir para Deus que lição Ele quer te ensinar com aquela mensagem e comece a tirar lição. Ao fazer isso Ele trará à sua mente as lições que você precisa aprender.

Ter uma vida de comunhão com Deus é um batalha diária. Todos os dias você terá que enfrentar um desafio para parar e se comunicar com Deus. Mas é uma vitória a cada dia que o tornará forte cada vez mais forte. Os grandes homens que você admira, enfrentam essa batalha todos os dias também. Mas todos podemos sair vitoriosos nesta guerra espiritual.

Se quiser uma sugestão para começar, o livro de Marcos é onde Jesus aparece mais ativo. Comece por Ele e aprenda com o Mestre maravilhoso que te ama e quer ver você feliz!

Pr. Rodrigo Bertotti

Você pode me seguir nas redes sociais também.

Facebook

Instagram

Twitter

7 comments

  • MUITO BOM , ESTAVA PRECISANDO OUVIR E LEER ISTO.
    DEUS É TÃO MARAVILHOSO . QUE ME FEZ VIM A ESSE SITE
    PARA ME MOSTRAR A INTIMIDADE QUE ELE QUER COMIGO, ES -ME AQUI SENHOR
    ES-ME AQUIII; ADORO OUVIR O TEU FALAR .

    Reply
  • Bom dia eu lir o seu blog sobre conduta cristao
    Eu sou crente congrego numa igreja evangélica na firma onde eu trabalho tem pessoas nãos cristão uns e crente gosta música mistura outros e ateus não acredita em Deus Eles me convidar ir na zona de prostituição eu falo pra eles que eu não posso e também me convidar a tomar uma serveja. Gostaria de saber como lidar com esta situação sem magoar o meus amigos……..

    Reply
    • Hilson, você não precisa aceitar estes convites, pois ao ser evangélico, seus amigos já esperam de você uma conduta cristã. Seja diferente, simpático e atencioso, mas lembre-se que a Única pessoa a não magoar é Deus! Um abraço!

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *