A frutinha que vence a cistite

A frutinha que vence a cistite

Esta frutinha vermelha, bem comum no hemisfério norte é usada há centenas de anos como remédio. Existem registros que apontam o uso dela pelos índios americanos e canadense para problemas urinários. Além disso, no século 17 os americanos usavam para conservar os alimentos e para limpar feridas de flechas venenosas. Hoje já se sabe que o cranberry ajuda a evitar cáries e protege o coração, já que tem ação antioxidante, como a maioria das frutinhas vermelhas.

No Brasil ela é encontrada em suco e geléia – feitos a partir da polpa importada – e também é conhecida como Oxicoco. O seu gosto é meio azedinho, não agradando a todos os paladares. Pode ser usada no tratamento de infecções urinárias recorrentes, já que eleva a acidez da urina e tem uma substância chamada antocianidina, que impede a fixação da Escherichia Coli, na parede da bexiga. Esta bactéria é a maior responsável por infecções urinárias e se não se fixar na bexiga, não consegue sobreviver, reproduzir e é lavada pela urina.

Tabela nutricional cranberryAlém de ser um alento para quem sofre de cistite, a cranberry é rica em flavonóides, substância que combate e evita o câncer, além de diminuir o colesterol ruim. Alguns médicos recomendam o uso de meio litro do suco de cranberry, duas vezes por dia, para evitar a cistite, mas é preciso cautela para quem tem cálculo renal.

Um levantamento de vários estudos sobre o cranberry, compilados pela Cochrane Collaboration, rede dedicada à revisão de estudos na área da saúde, divulgado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou o sucesso desta frutinha no combate às infecções urinárias recorrentes. Outros estudos mostram que desde o século 17 a planta é usada para problemas estomacais, perda de apetite e até câncer, viés que voltou a ser estudado com atenção.

Ela é rica em muitos fitonutrientes como proantocianidina, flavonóides, ácidos fenólicos, taninos condensados e como todo bom alimento, acaba na mira de quem quer ganhar dinheiro fácil. Na internet muitos sites vendem cápsulas com o extrato de cranberry e o valor pode chegar aos 200 reais. É preciso cautela, pois não existe dose segura e nem estudos que comprovem sua eficácia nesta forma. Sem risco mesmo é o trivial suco da fruta, que apesar de não muito saboroso, é uma ajuda e tanto até para adiar a velhice.

cranberry_suco

*Quando fiz esta reportagem sobre cistite para a revista Vida e Saúde e pesquisei o cranberry, eram poucas as marcas no Brasil que tinham o suco. Hoje, felizmente, o preço baixou e a oferta se ampliou. Se sofre do problema, faça um período de profilaxia (limpeza) a cada seis meses, tomando o suco pela manhã e à noite por 30 dias. É assim que tenho me mantido livre da infecção há 6 anos!

3 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *