Amar a si mesmo

Amar a si mesmo

Sou do tipo que rumina as coisas. Feito vaca, sabe que come, mastiga, faz que engole e volta com o negócio pra mastigar outra vez? Pois bem, sou assim. Não foi muito bonita esta introdução, eu sei, mas você entendeu, não entendeu? Se sim, valeu o pouco tato com a coisa do ruminar e da vaca, que no caso, em nada me favorece.

São muitas as coisas que mastigo de novo, tentando sentir o gosto, absorver o sentido, aplicar. Uma delas é este verso bíblico: “Amar ao próximo como a si mesmo é mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas” (Marcos 12:33). Já o vi escrito em caminhão, em faixas e em bilhetinhos e nunca me caiu redondo, direito, sem contestação. Não pela primeira parte do amar ao próximo, esta eu entendi direitinho, prometo. Tudo bem que não o aplique na integralidade da coisa, mas já o absorvi. Ok, não é uma absorção tipo Madre Teresa, pois desta, infelizmente estou a anos-luz em matéria de caridade.

A coisa toda se complica com o tal do “como a si mesmo”. Bobagem, talvez você ache, mas leve em conta meus sentimentos e pondere os seus. É prudente! A ordem em que a ordem vem – com nenhum trocadilho intencional – é que chama meus pensamentos ao segundo momento. Primeiro tenho que me amar, para só então amar o tal do próximo como faço comigo. São duas ordens em uma, algo como: trate de se dar o devido valor e carinho para que tenha a capacidade de reconhecer este afeto e o transferir aos outros! É que alguns têm uma facilidade de acariciar o próximo, e genuíno contudo não o é, pois não reconhecem o sentimento vindo para si próprios, ao contrário dos narcisos, né?!

Sim, tem a turma do “eu me amo” isolada de qualquer poder de visão, mesmo de curto alcance, com quem está além um pouquinho do umbigo. Tudo errado. Amar-se é reconhecer seus pontos fracos sim, mas não os deixar maiores que os pontos fortes. É saber da celulite e gordurinha e ainda assim se achar linda pelos olhos ou cabelos. Seguir esta ordem de Cristo é se ver como algo especial que precisa ser respeitado e velado, não como um apêndice para canalhas (de todas as categorias) usarem ao vangloriar-se. Já viu como tem gente boa por aí encolhida sob os chinelos de gente ruim? É funcionário que não desabrocha, garotas que não se livram de namorados encostos e amigos que se definham.

Tudo culpa de não prestar atenção a este detalhe da orientação: “amar o próximo como a si mesmo…” Equilíbrio cabe aqui. Na justa medida em que se reconhece como alguém especial que precisa de atenção e complacência, reconhece a necessidade em quem está ao lado. Amar-se é ser mais leve e generoso, consigo e com ele, ela, eles, eu. Amar-se é reconhecer o reflexo de uma nobre criação clareando a escuridão dos defeitos, uma mão generosa moldando um barro deformado. Daí, ao tanto se amar, na justiça e justeza de não se endeusar, transferir este cuidado e carinho para quem se aproximar, mesmo longe estando.

7 comments

  • Tem gente que não amam nem a si mesma! como vão amar ao próximo? pessoas que fumam ,que usa drogas,fazem sexo sem proteção, dirigem bêbados. Tem aquelas egoístas preocupam apenas concigo mesmas .Eu acho que nós cristãos temos que amar ao próximo ,mas a bíblia nos diz ,que a prioridade é aos domésticos da fé. Diz também que se tivermos duas túnicas ,devemos dar uma a quem não tem nem uma. posso estar errada na minha humilde opinião, mas esse tal amor próximo é muito relativo.

    Reply
  • Esse texto me fez refletir e muito, pois certa vez depois de passar por uma cirurgia um tanto quanto delicada devido a uma complicação, fiz um agradecimento para aqueles que apoiaram tanto com cuidados, quanto com orações e desejos carinhosos de que me recuperasse logo, onde uma amiga muito querida me pediu para me permitir ser cuidada com o mesmo amor que eu cuidava daqueles a quem eu julgava amar, pois meu agradecimento tinha um quê de culpa por estar dando trabalho e preocupação aos que me queriam bem e isso ficou pairando em minha mente por um tempo. E hoje depois que li este artigo vi que é realmente assim, muitas vezes nos deixamos de lado por amor a outrem e nos esquecemos que também merecemos ser amados.

    Fabi sempre trazendo luz aos meus pensamentos, cada dia aprendo mais e mais com você.

    Obrigada!!! Deus abençoe grandemente esse seu coração!!!

    Beijinhos!!!

    Reply
  • Muito bom!
    ” (…)na justiça e justeza de não se endeusar…”
    Pra mim, os riscos são menores. É o que diz meu espelho todos os dias. [risos…]

    Ainda bem que auto-estima não depende apenas da aparência! Não existe maquiagem que valorize a essência de alguém.

    Reply
  • Este tema é recorrente em minhas apresentações porque muitos não possuem o real discernimento de sua importância na vida prática. Auto estima alta jamais assemelha-se a qualquer tipo de arrogância ou narcisismo. Ao contrário, pessoas com senso de valor pessoal e amor próprio, são mais serenas e menos combativas porque já tem o necessário sem precisar roubar amor alheio. Refiro-me ao valor que começa na cruz, ou seja, a maior demonstração de amor vista por todo o universo Dele (Jesus) que entrega a vida por cada um de nós. Seus textos Fabbi são sempre lindos, leves, bem humorados e esclarecedores. Talento único e particular de quem, certamente, por possuir auto-estima alta, rouba atenção e desperta incômodo aos “carentes” de plantão. Sou fã!

    Reply
  • O problema de amar a si mesmo pode ser confundido com pecado, como algo errado. Mas não é assim. Auto-estima equilibrada ajuda também a ver o mundo de forma mais feliz e ao próximo com mais amor. Nada de errado com isso mesmo.

    Reply
  • Engraçado como essa é uma verdade tão evidente e tão passada por alto por alguns. Pessoas que dizem amar tanto outrem e nem sequer cuidam de si mesmos.
    Mais evidentes ainda são os opostos disso, como citados por você, os narcisos. Conheço uma boa leva desses, rsrs

    Reply
  • Gente essa mulher é poderosa, rsrsrsr. “A Alegria da Blogueira chegou, cometários”!. olha gostei muito do post, tá mais pra “Artigo”, rsrs verdade, mas vou curtir mais ainda já te disse que sou teu Fã, só falta a carteirinha!!!rsr

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *