Bate e volta

Bate e volta

Quando queremos fazer alguma coisa – quando a vontade impera – a razão perde. Invariavelmente é assim conosco, seres humanos. Ainda que a vontade seja algo contrário à nossa noção de certo, geralmente ela é soberana à razão e isto é muito triste. Não falo de tristeza de ficar chorando pelos cantos, mas daquela tristeza crônica de se ver fraco perante aos caprichos do nosso caráter. Tenho disso, de me lamentar.

Problema mesmo é quando alguém resolve criticar o que nos dá prazer e uma descarga de endorfina. Daí nos munimos de toda nossa agressividade, física ou verbal para atacar aquele que nos recrimina. Torna-se imperativo encontrar e proclamar os erros, as falhas, desconsiderando o acerto. Tipo assim: a pessoa fala sobre as vantagens de se comer frutas e verduras e de como se abster faz mal pra saúde. Daí eu que não como, que sei que devia comer, que não gosto de alguém falando certo o que faço de errado, vou lá e descubro que o tal elemento não bebe muita água. Daí falo da hipocrisia dele de falar das frutas se não bebe tanta água como deveria e água é importante.

Consegue ver? Tá, ele faz algo de errado, mas está falando de outro assunto, de outro tópico que deveria ser colocado em destaque. Mas não, nós, obstinados pela “vingança”, ignoramos o acerto para enfatizar o erro e invalidar não só a mensagem, mas o mensageiro. Ponho-me a matutar porque raios fazemos esta bestialidade. Eu sei. Você sabe. Todavia não aceito que eu mesma seja tão retardada a ponto de rejeitar uma boa dica, uma oportunidade de acerto, por sentir-me ofendida em meu poço de erros. Tão lamentável!!

Quando se sentir ofendido pelo acerto de alguém, pela condenação ainda que não intencional. Resista! É que pode dar vontade de agredir, criticar, indagar ironicamente e perscrutar por faltas. Contenha-se. Absorva o que há de bom para se absorver e siga sua vida, sendo melhor a cada dia sem regredir no ataque imbecil. Ok, tranquilo?

1 comment

  • Oi Fabiana!

    Conheci vc no Sem Tabus! É muito engraçado ver vc lá, vc trás humor e seriedade na medida certa!
    E essa semana, nem sei como achei seu blog!
    Cheguei em um post antigo, gostei e decidi ver de quem era o blog, fiquei impressionada de ser você!!! 😀

    Estou lendo vários posts antigos e amando, uma delícia a forma como vc escreve, parece que está falando na frente do espelho! rs

    Então por hoje é só, né?
    Só queria dizer que sou mais uma fã que está por aqui lendo e aprendendo um pouco mais contigo!

    Amei o post de hoje…
    Queria entender pq “jogo na cara” as dicas que alguma pessoa dá ao invés de absorver a lição…
    Acho que preciso pedir mais paciência a Deus!!!

    Ahhh! Queria convidar você e as meninas daqui para conhecerem meu blog!
    http://mulhervirtuosaproverbios31.blogspot.com.br/

    É um blog onde estou estudando o que a Bíblia fala sobre e para a mulher!
    Acho que vc vai gostar e será muito bom ter sua participação no meu cantinho!

    Bjão,
    Mari

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *