Bolo com açúcar de côco

Bolo com açúcar de côco

O açúcar de côco é um ingrediente básico na cozinha asiática e vem ganhando mercado em outros países devido a seu valor nutricional. Principalmente, entre as pessoas que querem adotar uma culinária mais saudável sem abrir mão do sabor. Considerado um dos adoçantes mais saudáveis no mercado, este açúcar possui ferro, potássio, é rico em vitaminas B1, B2, B3 e B6 e ainda contém, zinco e magnésio. O que faz esse produto ser tão diferente é o índice glicêmico muito mais baixo em relação ao açúcar de cana. Ou seja, a liberação de energia é lenta, não ocorrendo picos de insulina que apresentam riscos a saúde. Sendo uma opção viável para pessoas com problema de diabetes.

É importante ressaltar que, apesar de todos esses benefícios, esse produto não e uma opção pra quem esta querendo emagrecer. Já que a diferença entre ele e o açúcar de cana é o valor nutricional, não calórico. Esse adoçante 100% natural lembra muito, na textura e no gosto, o açúcar demerara. Não tem o sabor da fruta porque é extraído da palma do côco, não é processado, não é filtrado e não contém preservativos. Pode ser usado como substituto do açúcar em todas as receitas, especialmente, em bolos. Como o sabor não é tão doce quanto o refinado as pessoas tendem a usar mais do produto, o que não é preciso. A substituição deve ser 1×1 ou até menos se estiver procurando por hábitos mais saudáveis. O único ponto negativo do produto e o preço: por ser importado da Ásia ele é um pouco salgado no bolso: R$ 25, por um pacote de 250 gramas.

Bolo de amêndoas com açúcar de côco   Blog_bolo_Van

150 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente

135 gramas de açúcar de côco

1 colher de chá de essência de baunilha.

2 colher de sopa de raspas de limão ou laranja

3 ovos inteiros

150 gramas de farinha peneirada

1 colher de chá de fermento

1 colher de chá de bicabornato de sódio

200 gramas de farinha de amêndoas

125 ml de leite

Misture a manteiga, o açúcar, a baunilha, as raspas de limão ou laranja até ficar uma mistura cremosa. Adicione um ovo por vez. Depois, adicione os ingredientes secos e o leite. Bata tudo ate obter uma massa homogênea e coloque pra assar no forno pre-aquecido a 170 graus e deixe assar por 30-35 minutos. Deixe esfriar por 5 minutos e desenforme. Sirva com creme batido e frutas vermelhas.

 blog_acucardecoco3

2 comments

  • Menina do céu….. como isso é caro!!!!!!
    Não da pra substituir de uma vez o açúcar branco pelo de coco, mas nas receitas
    de bolo e alguns doces podemos pensar… rsrsrs
    A verdade é que fica muito caro a boa alimentação, mas não podemos desistir né.
    Por acaso vc tbm usa o óleo de coco em todas as refeições? Cheguei a comprar mas não consegui
    manter essa benção na minha mesa. Então me informei e optamos por usar a gordura de coco
    (usada no sorvete) para fazer os alimentos. Não tem as propriedades do óleo de coco, mas com certeza é mais saudável que qualquer óleo de cozinha.

    Reply
    • Realmente, alguns dos alimentos mais saudáveis são mais caros, pois a demanda é menor, mas eu sempre digo que caro mesmo é farmácia, então prefiro investir na saúde! kk Eu não uso muito o açucar de côco, porque em casa quase não usamos açúcar nenhum. não adoçamos sucos, nem nada, então já facilita. Quanto ao óleo, eu vario entre o de côco e azeite de oliva extra-virgem. beijocas, gata!

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *