Como ler 30 livros por ano

Como ler 30 livros por ano

livros1Warren Buffett, o homem comumente referido como o maior investidor do século 20, estava em pé na frente de 165 estudantes de olhos arregalados da Universidade de Columbia nos Estados Unidos.

Um dos estudantes levantou a mão e perguntou, Buffett qual a melhor maneira de se preparar para uma careira de sucesso na área de investimentos? Depois de pensar por um momento, Buffett puxou uma pilha de papéis e relatórios que ele tinha trazido com ele e disse: “Leia 500 páginas como esta todos os dias. Isso é como o conhecimento funciona. Constrói-se, como juros compostos. Todos vocês podem fazer isso, mas eu sei que muitos de vocês não vão fazer. ”

Buffett estima que 80 por cento das suas horas de trabalho são gastas lendo ou pensando. É o suficiente para fazer você se perguntar: “Será que estou lendo livros suficientes?”

Quando eu me fiz essa pergunta recentemente, percebi que havia algumas razões simples do porque eu não estava lendo tanto quanto eu gostaria, e acabei desenvolvendo um sistema que está me ajudando a ler mais de 30 livros por ano.

Deixe-me explicar …

Como ler mais livros

Se você gosta de ler, então a leitura de livros é relativamente fácil. Você simplesmente tem que achar o tempo para ler. Mais fácil é dizer do que fazer, é claro.
Percebi que meus hábitos de leitura eram apenas reativos, não proativos. Se um link interessante aparecesse na minha tela no Facebook ou no Twitter, então passaria a lê-lo, mas apenas como uma reação. Eu não estava agindo proativamente para ler livros a cada dia. Eu estava simplesmente lendo ideias interessantes que foram empurrados na minha frente.

Como resultado, a maior parte da minha leitura era feita online. É verdade que há uma abundância de excelentes artigos na web, mas de um modo geral, a qualidade de bons livros é melhor. Livros normalmente têm melhor escrita (mais bem editada) e informações de maior qualidade (melhor verificação dos fatos e mais extensa pesquisa). A partir de uma perspectiva de aprendizagem, eu gasto melhor meu tempo lendo livros que conteúdo online.
Então, eu tinha que descobrir uma estratégia que me ajudasse a ler mais livros, não somente distrações típicas da internet.

Como fazer isso?

lendo apenas 20 páginas por dia.

Essa é a única lei que preciso estipular para a minha vida de leitura.
Leia 20 páginas para começar o dia.

Eu costumo acordar cedo, quando lembro, bebo um copo de água, (deveria fazer sempre). Faço meu culto e adoro o meu Deus. Depois pego meu livro e leio 20 páginas. Simples. Para se ler 20 páginas, se gasta em média 30 minutos. E se você ler logo cedo, não vai deixar as coisas do dia atrapalharem sua leitura.
Por que eu acho que esse padrão funciona? Porque são apenas 20 páginas. É um número suficiente para não intimidar e são realizados em apenas 30 minutos. Claro, 20 páginas parece pequeno. Mas se você fizer isso 300 dias no ano, serão 6 mil páginas lidas. Aproximadamente 30 livros.

 

Minha esposa tem o costume de aproveitar o tempo de viagens lendo. Indo para o trabalho no trem ou no busão você pode aproveitar o tempo e ler mais ainda do havia se proposto. Leia 20 páginas logo cedo e não deixe as brechas do dia serem perdidas analisando como a pessoa do lado está vestida. Mesmo que for 5 minutos, isso é tempo suficiente para 3 páginas.
Que tal você seguir essa dica e começar a investir em sua vida amorosa, profissional ou até mesmo aprender mais sobre seu hobby? Isso te fará uma pessoa melhor e sua auto estima ficará nas alturas.
P.S. Procure bons livros para ler.

E se ainda não leu os livros da minha esposa, fica aqui a dica. Loja da Fabi.

 

“Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas”. Caio Graco

18 comments

  • Amei o post! Muitas vezes acordamos antes da hora pra fazer coisas fúteis, que na verdade deveríamos dedicar a algo que alimentasse o nosso intelectual.. Beijos, sucesso!!

    Reply
  • É também acredito que os livros transformam as pessoas . Não tenho problemas com a leitura, porque é uma das coisas de que tenho mais prazer em fazer …LI o livro da Fabiana e amei.Super indico…

    Reply
  • Muito obrigada pelas dicas!
    Ultimamente tenho me preocupado muito com o escasso tempo que tenho, ou, depois desta matéria, que pensava ter para leituras…
    Leio livros da Igreja, de minha profissão e outros assuntos, mas constatei que precisava me aprofundar mais na leitura…
    Então me deparei com este texto iluminado, que me animou bastante!
    Que Deus abençoe vocês!

    Reply
  • Fabi, sei que talvez não irá ler…mais eu gostaria de deixar a minha realidade … amu ler, mais tenho um grande problema, não consigo ler por muito tempo e já começo a dormir kkkk serio! Isso é uma vergonha!!! Pois tenho 22 anos, já pensei de ir até no medico! Tenho trocentos livros em casa e não leio nenhum, pois mal consigo estudar a lição e a Biblia de manha! (…)Mas ao mesmo tempo qro agradecer por todos esses conteúdos preciosos que tem feito, Deus lhe abençoe muiiiitooo msm..ahhhhhhh e eu tenho uma foto com vc HAHAHA 😀 em Foz do Iguaçu – PR Campori de Jovens- A Ultima Fronteira 😉 em 2011 se n estou enganada (escrevi um monte aq, pq é a primeira vez que escrevo na pagina e qro dizer tudo ao mesmo tempo) bjus <3

    Reply
    • Como assim não iria ler. leio e respondo! kkk Mas falando sério, Darly, se não for algum problema sério como distúrbio de aprendizado ou déficit de atenção, talvez seja só…. preguiça mesmo! hahaha tô brincando, mas é sério, o hábito é um processo difícil e por isto mesmo temos que alimentá-lo todos os dias, nem que seja um pouquinho.

      Beijocas e sucesso na sua jornada de leitora! 😉

      Reply
    • hahaha coloca um pra cada situação. tipo: um pra ler no busão, outro na bolsa para as filas, um na cabeçeira para ler antes de dormir, um no trabalho para os momentos de folga… etc. E assim vai lendo tudo ao mesmo tempo! beijocas

      Reply
  • Sabe quando você ora e pede: “Senhor, queria tanto me dedicar mais à leitura dos livros que Tu tens colocado no meu coração e minhas mãos para ler…” Aí você se depara com um post TOP desses! Resposta de oração mesmo! Obrigada Pastor Rodrigo e Fabi, vocês são bençãos na minha vida, mesmo estando tão longe! 🙂

    Reply
  • Nossa! Ainda ontem pensei: “assim que desencaixotarmos nossos livros (acabamos de nos mudar) vou parar com essa história de ler em apps pq isso não está funcionando. Seu post fortaleceu minha decisão e meu deu novas idéias, muito obrigada! Que Deus abençoe o dia de vcs! Acompanho a Fabi sempre! Ps: Pr., vc conhece o meu esposo, o Pr Tomaz que estava no Oriente Médio… Voltamos p nossa terrinha amada! Abraços! 🙂

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *