#dicadaFabi – A Dieta da Mente

#dicadaFabi – A Dieta da Mente

Você é do tipo que ama pizza, massa e não vive sem o pãozinho nosso de cada dia? Então acho que você devia saber mais sobre o efeito do trigo no nosso organismo.

Escrito pelo neurologista David Pelmutter, este livro advoga a ideia de que o glúten é um veneno nocivo para a saúde de uma forma geral, com ênfase no cérebro. Aborda de maneira fácil e simples, o jeito mais natural e saudável de manter a mente em bom funcionamento.

16 comments

  • Fabi
    E como fica a dieta dos vegetarianos (nós)
    Que comemomos o glúten (puro) como se fosse o prato principal
    Tipo glúten ao molho madeira
    Glúten a milanesa
    Nós vegetarianos somos os principais .. Usuários se posso dizer assim

    Reply
    • Pois é, mas este negócio de bife de glúten nunca foi mesmo saudável, né?! A gente faz pra meio que substituir a carne, um costume, mas não saudável! Contudo, existem tantas, mas tantas boas opções quando a gente sai da “casinha”… é um mundo de possibilidades alimentares saudáveis!

      Reply
  • Fabi não lí o livro, por isso não posso comentar seu conteúdo, mas fico pensando! nos tempos bíblicos o trigo era a base da alimentação, Jesus fez até aplicações usando o trigo como bom exemplo, como hoje ele pode ser tão nocivo á saúde?

    Reply
    • Ah, este é o ponto, Aparecida! O trigo dos tempos bíblicos não é o mesmo de hoje. Várias modificações genéticas foram feitas nos últimos 50 anos e enquanto aquele trigo de mais de 100 anos tinha 14 cromossomos, por exemplo, o de hoje tem 48, foi modificado para atender à indústria e não mais o foco em saúde… este é ponto destes livros que atacam o glúten! beijocas…

      Reply
  • Esse livro é incrível, impressionante como me sinto muito melhor depois que abandonei o glúten. E olha que eu nem sou celíaca!! Indico também o Barriga de Trigo, é de deixar o cabelo em pé!

    Reply
    • Eu acabei o Barriga de Trigo semana passada e acabei também com o gluten aqui em casa. Ainda bem que aqui tem várias opções de pão e massa em gluten, mas confesso que estou bem ansiosa para remontar meu cardápio tirando este veneno da minha dieta! beijocas

      Reply
  • Fabi, interessante o tema do livro nutrição.Mas, achei curioso você ser vegetariana, por que você não conta mais a respeito dessas restrições alimentares, o porque e como interfere na sua nutrição.Bjss, adoro os seus vídeos!!

    Reply
    • hehe, pois é, acho que vou fazer uma série sobre saúde. Estou mesmo precisando perder uns quilinhos e aproveito o embalo! kkk

      Reply
  • Eu comecei a ler esse livro que aqui chama Grain Brain, nao terminei pois tinha que devolver na biblioteca, mas concordo com alimentacao sem gluten mas nao em tudo que ele fala na pagina dele, Como ovo sendo melhor que frutas, carnes etc… Me sinto mto bem qdo tiro o gluten, mas uma dieta vegetariana sem gluten a base de verduras cruas, verdes, frutas, e graos é o ideal, como ja estava escrito nos livros de Ellen White sobre saude. A medicina e farmacia nos USA sao business, sou formada em farmacia aqui na California e infelismente é assim… Os EUA é o maior consumidor de medicacao no mundo!! Entao da pra imaginar como comem mal!

    Reply
    • Nem fale, o povo não quer saber da nossa saúde, só do nosso bolso. Também creio que a alimentação prescrita nos livros de EGW ainda é o melhor para nós. Frutas, grãos e por aí vai… beijocas

      Reply
  • Oii Fabi!
    Adorei quando vi que você ia falar sobre esse livro nesse post!
    Eu tô lendo ele também e inclusive te dou a dica, se você ainda não leu, de ler o livro Barriga de Trigo que é bem parecido com esse…
    Amei o Barriga de Trigo e tô adorando o Dieta da Mente. Esclareceu muitas dúvidas que eu tinha a respeito dos carboidratos e me trouxeram muitas confirmações a respeito de tudo o que eu pensava sobre eles. Eu sempre achei, pela resposta que meu corpo dá, que os carboidratos realmente não me faziam bem e os livros me confirmaram isso.
    Mas, o que gostaria de saber é: esses livros nos deixam bem claros que nossa alimentação baseada em carboidratos e grãos integrais saudáveis nos fazem mal. Como nós, como cristãos e na maioria vegetarianos, deveríamos levar isso a sério quando sempre nos aconselham a não ingerir carnes, gorduras, queijos, leite, etc e sim mais grãos e grãos e grãos, saladas, etc…
    Eu fiquei muito na duvida sabe… poxa, não quero me entupir de carnes e queijos e proteína de forma geral (como o livro no aconselha), mas se eu não devo comer carboidratos e grãos (pois está claro que me faz mal também) vou comer o que? =(

    Gostaria da tua opinião a respeito disso e não sei como deveria reagir diante de tantos esclarecimentos no livro.

    Obrigada! Que Deus te abençoe!

    Reply
    • Dhay, estou bolando um programa com o nutricionista Ricardo Vargas, que além de ampla experiência profissional, é vegetariano e super entende de saúde. Vou fazer com ele e vou dividir tudo com vocês. Aqui onde moro, felizmente tem opções à carne e não só de soja, mas da proteína da clara do ovo, que são as “carnes” da Quorn… aí no Brasil eu usava mais PTS, vegetais e leguminosas, pois também não sou dos queijos… é um aprendizado constante! beijocas

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *