Esperar, por quem?

Esperar, por quem?

Primeiro eu achei que era mais uma música desta onda sertanejo universitário – ainda tenho dúvidas se eles são mesmo de uma universidade do sertão – e não dei bola. Depois ouvi de novo e achei engraçadinha a moça cantarolando na padaria a parte do “velhinha gagá”. Numa fila da vida o refrão escapulia do fone da jovem atrás e todos acompanhavam a promessa de que ele ia “ficar te esperando”. Num encontro com uma amiga semana passada ela disse que sua ajudante em casa vivia pelos cantos suspirando com a canção do tal Luan que prometia que mesmo que tivesse escolhido outro, ele estaria esperando por ela quando se desse conta de que a vida tinha passado, pois ele sempre a amaria.

 

Bonitinho, né?! Diabólico, isto sim! Se você costuma passar pela vida sem dar muita bola para o que ouve, lê ou vê, pode parecer exagero e até fanatismo da minha parte. Bom, problema seu no fim das contas. Mas seria meu se eu não te contasse sobre isto. Que se vive num Grande Conflito onde o palco principal da luta entre Deus e o Diabo é nossa mente e a luta por dominá-la, isto você já deve ter ouvido. Pois bem, eu acredito piamente nisto. E justamente por acreditar é que não consigo passar por certas coisas sem dar uma segunda olhada, uma atenta analisada. Claro que nem tudo é explícito assim, mas algumas coisas são, como a tentativa desenfreada de acabar com os casamentos, com a estrutura familiar e assim atacar indivíduos mais enfraquecidos, sem os laços de apoio.

 

As redes sociais e esta sociedade do vazio nos têm deixado à busca de algo que nos emocione, sacie e preencha. É uma corrida atrás de sentido, de satisfação plena que raramente encontra a Fonte real de saciedade. Buscamos preencher uma cratera com um pedregulho qualquer e nos seguimos insatisfeitos pela indisposição de fazer o retorno, de romper com o mal e procurar logo a Deus. É que dá um certo trabalho se acertar com o Pai. Talvez os hábitos atuais e de empolgação momentânea nos alegre demais, talvez alguns amigos nos custe deixar ou podem ser os desejos acariciados, aqueles segredinhos que não queremos abandonar. Então seguimos sabendo que dEle precisamos, mas dEle correndo. Paradoxal.

 

E esta música é um retrato desta busca pelo imaginário, do cultivo do irreal. São muitas as pessoas, sobretudo as mulheres, em casamentos onde não se dá o máximo e se almeja por outro refúgio. Enquanto a situação atual requer coragem, altruísmo, uma dose de esforço e fidelidade além do que se prega, é mais fácil recorrer à subterfúgios da alma em busca das lembranças que voltam açucaradas e mascaradas. Sabe quando a fruta é ardida, mas botamos doce em volta pra comer disfarçando o gosto real? É assim. Aquele ex-namorado que deixamos ou que nos deixou, aquela paixão platônica que um dia amargou. O seu passado é tirado da traiçoeira memória como papel amassado e descartado, todavia agora reposto sobre a mesa.

 

Aí cantarola-se:

 

“Mesmo que você suporte este casamento
Por causa dos filhos, por muito tempo
Dez, vinte, trinta anos
Até se assustar com os seus cabelos brancos”

 

… e o sonho de um príncipe que te resgate do marasmo parece uma ideia excitante demais para ser descartada pelo rasgo de sobriedade que tenta clarear a mente. Olha para os filhos, para as decepções que ajudou a plantar, para o marido que é seu, mas que não quer mais cuidar e ilude-se pensando que seria melhor com o outro, com aquele, se tivesse ao menos a chance de chacoalhar tudo e recomeçar com o “grande amor” do passado…

 

Cuidado! De verdade, com carinho, cuidado! Se não deu certo antes, houve motivos. Se esta escolha está ruim agora, talvez seja sua chance de recomeçar com a escolha consciente que fez. Se fosse recomeçar hoje com aquele do passado provavelmente daria uma repaginada no visual, faria charme, falaria de novidades e provocaria situações sedutoras. Pois bem, pode fazer tudo isto com o seu marido aí. Pode ser a “nova” esposa lendo mais, falando de outros assuntos, seduzindo e mudando o penteado de quando em vez. Para que reduzir sua relação hoje, traindo seus votos ainda que em pensamento e desejos secretos? Claro que estou falando isto para mulheres cristãs que acreditam ser filhas de um Rei Eterno, de um Pai de amor. Se não, vai lá na fé de que ele vai mesmo te chamar para sentar no sofá quando estiver velhinha gagá. Muito provavelmente quem fará isto é o enfermeiro te chamando pra trocar as fraldas geriátricas. Mas já demente vai jurar que é uma declaração de amor.

33 comments

  • Boa Noite Fabi, tudo bem? Estava assistindo o vídeo da Marcela Temer, que me levou a assistir o vídeo da mulher de pastor e que me trouxe nesse artigo rsrsr..
    Gosto muito de ler e assistir seus videos, principalmente por ser sob a ótica cristã e com aquele toque de humor, claro!
    Então, gostaria de parabenizá-la por seu trabalho, e te falar que você faz a diferença na vida de muitas pessoas.
    E quando vier ao Brasil, não esqueça de passar aqui em Joinville/SC rsrs..

    Um forte abraço, fica com Deus!

    Reply
    • Obrigada pelo carinho e por vir aqui comentar. Realmente, seria um prazer voltar para esta cidade linda que amo! Logo, logo passo aí! beijocas

      Reply
  • Fabi , tudo bom?

    É estranho comentar isso com uma mulher , pois só falo sobre isso com um amigo.
    Tenho 21 anos e um dos meus maiores medos é de envelhecer sozinho. Nunca fiquei ou beijei menina alguma e isso ao mesmo tempo me alegra pois por todo esse tempo me mantinho puro , também me entristece pois eu sei que no decorrer dos anos minha vergonha de falar sobre isso aumenta.

    Durante um tempo , deixava isso de lado , não me importava muito. Mas agora que sai de casa e estou longe da minha família e amigos , isso parece se tornar um fardo insuportável.

    Tenho vivido uma falsa alegria para quem estar do meu lado , não quero que meu pai ou qualquer outro amigo se preocupe com isso, mas não sei qual foi a ultima noite que fui dormir sem derramar alguma lagrima.

    Meus amigos me falam que isso é uma questao de tempo, mas acho que não tenho nada que possa agradar uma garota e eu já não acredito que um dia poderei montar uma família. Das poucas meninas que se interessaram por mim, nenhuma tinha compromisso com Deus , as que eu me interessei preferiram ir buscar alguem fora da igreja, também tiveram dois garotos que demonstraram interesse mas eu preferi sair correndo.

    Não sei se preciso de um conselho, de ajuda, ou simplesmente tomar vergonha na cara.Também não sei porque estou escrevendo e porque especificamente para você. Precisava desabafar um pouco e me senti a vontade vendo seus videos.
    Não sei se vai ler isso , e se ler , não sei se chegará ate o final. Mas se chegou ate , muito obrigado, fica com Deus

    Reply
    • Natan (nem sei se nome é mesmo este), esta tristeza e insegurança são típicas da idade, não se apavore. Eu também namorei tarde, demorei a chamar a atenção dos garotos, mas tinha firme na mente que queria alguém de bem, de Deus. Claro que temos que fazer nossa parte (nos tornar interessantes, participar de eventos onde vamos conhecer bastante jovens da nossa igreja, se arrumar, dar um jeito na fachada), mas as coisas mais legais, acontecem para quem vai se preparando pra elas sem desespero. Não sofra, aprenda a se amar, se valorizar e gostar da sua própria companhia, assim, quando “aquela” moça aparecer, ela vai gostar também! um beijão!

      Reply
  • Adoreii o final!! . Se não, vai lá na fé de que ele vai mesmo te chamar para sentar no sofá quando estiver velhinha gagá. Muito provavelmente quem fará isto é o enfermeiro te chamando pra trocar as fraldas geriátricas. Mas já demente vai jurar que é uma declaração de amor. Gosteii da ironia…

    Reply
  • Olá Dani, só queria esclarecer algo, escolher o futuro marido ou futura esposa é uma decisão muito séria, pois é alguém que você terá de ficar até morrer, não é a toa que na hora do casamento devemos falar ‘até que a morte nos separe’ .. Por isso devemos ter muito cuidado com quem iremos nos relacionar para construir uma família. Estas coisas acontecem com estas mulheres pois se for analisar a origem do relacionamento, veio de pecado, não foi direcionado pelo o Senhor. Em Gênesis, Deus separou uma esposa (Raquel) para Jacó, e Jacó soube esperar. Leia Gênesis, é muito lindo o que Jacó fez para esperar a esposa de Deus para a vida dele. E quem muda as pessoas é o Espírito Santo, mas se devemos olhar todo o contexto da situação, por que a mulher apanha do marido ? Olha todo o contexto, as vezes o relacionamento veio de origem de maldição, por exemplo, eram amantes ou até mesmo namorados vivem em fornicação. E toda escolha gera uma consequência. Mas para as mulheres que fizeram esta escolha na ignorância e hoje vivem com Cristo, se elas tiverem no centro da vontade de Deus, a palavra diz:
    **1 João 5:18
    Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.
    Então se a mulher estiver vivendo em santidade, sem brechas, o mal não irá tocar nela.

    Conheço histórias de mulheres que viviam apanhando do marido, fecharam as brechas e perseveraram com fé, não desistiram e hoje estão adorando ao Senhor ela e toda a família, inclusive o marido.

    Assista, é assim que uma mulher de Deus deve fazer.

    Fica com Deus 🙂

    Reply
  • Olá Milena, ela não quis dizer que o Luan é diabólico, mas por não conhecer a Cristo, ele vive na ignorância. A palavra de Deus é muito clara quando fala que o só o Senhor Deus, somente ele é digno de ser adorado, e quando fala também sobre imagens:
    **Êxodo 20:3-5
    Não terás outros deuses diante de mim.
    Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
    Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

    Ou seja, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, 3 em 1, só Ele merece ser adorado. Satanás está a todo tempo tentando desviar a adoração que é somente Dele, então não devemos fazer nem ídolos aqui na terra e nem adorar a imagens.
    **Mateus 4:8-10
    Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
    E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
    Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás.

    E quanto a tatuagens, nós fomos feitos a imagem e semelhança de Cristo e devemos viver aqui como ele viveu, Ele se rebaixou, deixou Sua Glória, veio mostrando para nós que é possível sim ser irrepreensível, não é fácil, mas é possível, é só abrir mão do seu próprio eu, e assim alcançaremos o nível de Jesus. E sinceramente, não consigo imaginar meu Senhor Jesus se tatuando, seja lá qual for a motivação, não consigo imaginar, então tudo nos é lícito, mas nem tudo nos convém. E também devemos andar na contra mão do mundo.
    **1 João 2:5-6
    Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.
    Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.
    **Levítico 19:28
    Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.
    **Tiago 4:4
    Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

    E quanto aos cristãos ouvirem música secular, a resposta é a mesma em relação sobre tatuagem, tudo o que forem fazer, pergunte ao Espírito Santo antes se o Senhor Jesus faria isto aqui. Também não consigo imaginar Jesus ouvindo músicas do Luan Santana.
    **Tiago 3:11-12
    Porventura a fonte deita da mesma abertura água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode acaso uma figueira produzir azeitonas, ou uma videira figos? Nem tampouco uma fonte de água salgada dar água doce.

    **1 Pedro 1:15
    Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
    **1 Coríntios 8:6
    para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos.
    **Romanos 11:36
    Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

    E o verdadeiro amor, puro, que excede todo o entendimento, é o amor de Cristo
    **1 João 4:16
    E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.
    **Efésios 3:19
    E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.

    Amada, busque ao Senhor, o Espírito Santo é quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo, Ele irá ministrar ao seu coração.

    Assista a esses dois vídeos, são ministrações de dança da minha igreja
    Que o Espírito Santo ministre a verdade Dele em seu coração.Assista, vai gostar 🙂
    Fica com Deus

    Reply
  • Muito bom!!
    Sempre me chamam de extremista (mesmo dentro da igreja) porque tenho opiniões parecidas com a sua. Estamos sendo bombardeados de mídias tentando destruir o casamento e quando digo que isso é coisa do capeta as pessoas acham ruim. Me sinto uma marionete na mãos de certas mídias, que tenta (e consegue) confundir dizendo meias mentiras (para mim mentiras inteiras) e passando açúcar na fruta ácida. Obrigada

    Reply
  • Puxa Fabi que pesada as suas palavras, que fortes e que impactantes. Nada do que não saiba como cristão, mas… Bem, isso realmente é chamar o pecado pelo nome.
    O que mais gostei foi a coragem e sobriedade de falar que as vezes ( ou mtas ) cantarolamos músicas e músicas dentro de nós e isso reflete em nosso caráter e comportamento.

    Meus Parabéns pelo post!!!

    Reply
  • Dá vontade de falar tudo isso num megafone pra todos acordarem, prestarem atenção e mudar de atitudes, teríamos famílias mais felizes, pessoas valorizando mais a sua grama verdinha ou não tão verdinha assim, mas em tudo reconhecendo que Deus tem promessas maravilhosas pra sua vida sem custo algum. Essa ilusão plantada na mente das pessoas podem custar a sua eternidade com Deus!! Mas que bom que eu li para ficar alerta. Parabéns Fabi!!
    Obrigada também!!

    Reply
  • Bom dia. Ótima matéria. Não havia ouvido a música, mas antes de opinar resolvi olhar o clip e o mesmo está cheio, carregadíssimo de mensagens anti-bíblicas e que não são nenhum pouco subliminares. A última frase do clip é: “Troco a eternidade por você… meu paraíso é estar ao seu lado…” por isso amados, “Guardemos as entradas da alma”.

    Reply
  • Primeiro: sou fã sim e não é por isso que eu fecho os olhos pra os defeitos do meu ídolo. Se você soubesse ou então pesquisasse um pouco mais sobre a vida e a carreira do Luan saberia que de “diabólico” ele não tem nada. Ele é católico e devoto de Nossa Senhora Aparecida, carrega todos os dias um crucifixo no peito e além disso tem uma tatuagem de um crucifixo no ombro. Ele cantou para o Papa na Jornada Mundial da Juventude e foi o momento mais emocionante da vida dele! Ele agradece todos os dias á Deus por ter guiado ele no caminho certo e por Ele sempre estar ao seu lado. Sobre a música, eu realmente não vejo nada de mal nela. Ela apenas se trata de um amor verdadeiro e puro. Você por um acaso se deu ao trabalho de ver o clipe? APOSTO QUE NÃO! Bom, aqui está http://www.youtube.com/watch?v=Z5pWz_OR5Sg . Espero que todos que estão concordando com está acusação, porque sim, isso é uma acusação, uma falta de respeito com o Luan, espero realmente que vocês percebam o quão injustos estão sendo.

    Reply
  • Olá, descordo da análise. Tem mulheres que vivem 10, 15, 20 anos apanhando, sofrendo da mão de maridos maus, que NÃO QUEREM mudar. A gente não muda as pessoas, elas decidem se vão mudar ou não. Logo, uma mulher que se sacrifica a tal ponto como citei para que os filhos tenham um prato de comida, por serem dependentes economicamente e muitas vezes sem instrução, poderiam sim vir num futuro a encontrar a felicidade. Sei que divórcio na Bíblia é dado somente com o adultério, mas se uma mulher é vítima de um marido que a maltrata, ela vai ter de morrer para não pedir o divórcio?

    Reply
    • Oi, xará! Um homem que trata sua esposa assim não está cumprindo o que a Bíblia orienta aos maridos, que é amar suas mulheres como Cristo ama a igreja. E suas orações nem mesmo são ouvidas por Deus. Acredito que em casos assim, também se é vivenciada a traição, todos os dias, contra a esposa, contra os votos de casamento, contra a noiva de Cristo e contra o próprio Deus.

      Reply
  • Quanta profundeza de análise, querida Fabiana. Isto precisaria tomar patamares ainda mais abrangentes, para então haver uma maior compreensão por parte das mulheres cristãs do nosso mundo atual. Somos, efetivamente, roubadas pelas fantasiosas letras amorosas versadas nas canções desses artistas seculares. Mas acho que atitudes como essa que vc está tomando, têm um papel fundamental no “despertar” para um olhar crítico face a esse universo enganoso que é, sem dúvida, a falta de conteúdo nas letras de cantores e cantoras seculares do nosso país.

    Muito lindo seu texto. Meus parabéns, e continue articulando esse debate, pois a sociedade é resultante daquilo que sonhamos e “fazemos” nos embates do cotidiano..

    Reply
  • Ótima reflexão, não ouço música, mas ví um clipe dessa realmente uma ilusão, ninguem espera por alguem a vida toda, o tempo apaga até o amor quando não é correspondido e cuidado. Um dia a pessoa cai na real e percebe que esqueceu, pode até demorar mas é assim. O que devemos é cuidar da pessoa que estamos dividindo a nossa vida, o que passou passou.

    Reply
  • Caraca, gostei demais dessa matéria, ela mostra como a música pode invadir nossa mente fazendo quase que uma lavagem cerebral, em texto instrutivo que nos mostra os perigos de nos deixarmos levar por músicas mundanas que não são feitas para adoração ou agradecimento a Deus, espero que mais textos como esse possam ser publicados na Internet, Muito bom mesmo, parabéns!!

    Reply
  • Bom, a principio a matéria parece-me um pouco repetitiva e exploradora do que já foi dito desse tipo de assunto, porém não posso deixar de notar que mesmo no século XXI ainda existem pessoas que de certa forma, usam um pouco de ambiguidade em suas atuações, para disseminar ideologias maldosas e até bobas pois o mal já não precisa enganar quem quer ser enganado, mas aqueles que querem manter uma posição de “preparados para tudo”, então realmente é muito bom que se analise tudo o que pode servir de arma contra nós.

    Reply
  • Muito boa a reflexão.
    Quando falamos em casamentos em pleno séc. XXI, não sabemos nem por onde começar. Até parece que casar, hoje, é seguir uma tradição se avaliarmos o tempo que isso permanece de pé. Casar hoje, divorciar amanhã e cada um segue seu caminho na louca ilusão de encontrar a sua tão esperada felicidade nos braços de outro alguém. Será que corrigir o erro não seria mais sensato? Avaliar onde errei e dar mais vida ao casamento do que tentar buscar o amor em outras paragens, muitas vezes vagando o pensamento em histórias de amor lunáticas, irreais, só vistos em filmes e novelas.? Há um segredo para um namoro/casamento, uma vida feliz a dois: Deus no centro dele. Quando ao mais, ame de verdade e faça alguém feliz sem esperar nada em troca, aquele(a) que sabe valorizar o amor há de corresponder ao seu…

    Reply
  • Eu confesso que mesmo sem ser casada,quando ouvi esta música me sente feliz pelo fato de imaginar alguém que esperaria por mim este tempo mesmo sem ter um relacionamento,alguém que espera por nós a anos esse alguém é Deus.

    Reply
  • Adorei essa matéria , Fabi!
    As pessoas , hoje em dia, ouvem qualquer coisa que dá um sacode no coração, sem nem ao menos refletir na realidade.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *