Frio na barriga

Frio na barriga

Da minha primeira visita à cidade. Meu esposo já tinha morado aqui.

Lá vem aquele frio, aquele bater descompassado do coração e a cabeça que parece mesmo é girar, ainda que tendo os pés no chão. É uma coisa esquisita que nem nome tenho para designar, justo eu, a que nomeia tudo. Mudanças bruscas e intensas requerem um pouco de tempo mental para que nos acostumemos conosco. É que nas grandes mudanças as coisas com as quais estávamos acostumados saem do prumo, já não servem de parâmetro, de segurança ou coisa assim. Aí sobra você, seus valores, seu mundo interior e ao se encarar, os velhos medos, anseios, sonhos e desconfortos precisam de um espaço para existirem. Tô assim agora.

Um sonho antigo nos moveu – meu marido e eu – e nos demos uma chance, por assim dizer. Pedimos licença do trabalho, vendemos nossas coisas, avisamos amigos e parentes e partimos! Falando assim até parece dois adolescentes numa viagem selvagem e inconsequente. Definitivamente não! Consigo até rir ao pensar em quanta dor se moveu dentro de mim antes de tomarmos uma certa dose de coragem. Sim, descobri como sou careta, carente de seguranças que nem são tão seguras assim. O fato é que agora moramos em Londres. Isto aí, aquela cidade cinzenta e fria do Reino Unido. Sempre amei Londres, desde a primeira vez que aqui estive, há uns seis anos. Adorei a organização, a arquitetura, a bagagem cultural, a história, o povo, o friozinho. Só não gostei, e continuo não gostando, da falta de sol. Mas, não se pode ter tudo na vida.

Mesmo já conhecendo bem a cidade, já familiarizada com o idioma, agora me vejo com o tal do frio na barriga. De repente tenho tempo para tudo o que sempre quis: escrever, ler e curtir meu marido. E isto dá um certo pavor, se me entende. Acho que um psicólogo diria que é medo da felicidade, talvez. Não discordaria totalmente, embora feliz eu sempre me achei. Acho que é medo de ter que fazer todas as escolhas, pois antes muita gente decidia muito por mim. Era muito trabalho, muitas viagens, pouco tempo pra pensar, reviver sentimentos, escolher o que fazer. Já se sentiu assim? Cá estou, com tempo de voltar ao meu blog, de terminar todos os livros começados, de escrever no caderninho velho e surrado, sentada num café com um hot chocolate (thick, please!) aquecendo as mãos e a chuvinha gelada lá fora molhando os transeuntes. Quase explodindo de tanta felicidade por tantas oportunidades e meio sem saber direito o que fazer com a tal liberdade.

Queridos leitores, tenham paciência com este arremedo de escritora, pois agora começa uma nova fase neste blog. Ah, e sejam frequentes aqui, a me fazer companhia, tá?!

28 comments

  • Fabiana Bertotti, prazer!
    Certo dia, um página que curto postou aquele vídeo seu: Sexo pode? Adorei! concordei com o seu jeito de pensar e me diverti com sua maneira descontraída de abordar tal assunto. Dai pronto. Me peguei assistindo ao segundo, terceiro, quarto… me escrevi no seu canal e a partir de então os assisto sempre que posso. Achei a sua página no face, dei cara com seu blog, e aqui, lendo post por post, me deparei com esse que, em especial, foi o que mais me agradou. Não sou de comentar em videos, posts, sair distribuindo opiniões por ai, mas agora pensei: Vai que ela me responde, né?!

    Meu nome é Jéssica Xavier, sou estudante de Jornalismo, tenho 20 anos, cristã protestante. E assim como vi nesse post, sou parcialmente como você: filha de motorista de caminhão e de empregada doméstica, também sou apaixonada pela organização, a arquitetura, a bagagem cultural, a história, o povo de Londres, entre outros países da America, ainda que não tenha tido a oportunidade de conhecer algum deles. Amei saber que vocês foram morar ai, e adoraria ler um post sobre como foi mesmo tudo. Desde a decisão, quanto estar longe da família, como é o custo de vida por ai, como foi escolher uma casa pra morar em outro país. Você está exercendo a profissão de jornalista ai?

    Sei que são inúmeros comentários por dia e me dar ao luxo de ter o meu respondido é um tanto complicado. Mas gostaria que ao menos soubesse que você me inspira. Como uma mulher cristã, como profissional, como crítica e, agora, como habitante de um lugar que é uma das minhas metas de vida.

    Que Deus continue te abençoando. Que Ele continue lhe dando discernimento pra proclamar as palavras da vida. Parabéns pelo blog, pelo vlog, pelo livro… que sejas continuamente próspera, em nome de Jesus!

    Jéssica Xavier.

    Reply
    • Jéssica, sua linda! Obrigada de coração pelo carinho, por entrar em contato e por sincera manifestação de afeto! Menina, você está no caminho certo da profissão mesmo, né?! Pergunta que só! rsrs olha, aos poucos vou colocando coisas da minha vida aqui, no blog e gravando vídeos para mostrar minha rotina. Algumas perguntas eu vou responder nos vídeos de respostas e pode comentar aqui que respondo sim, uai! beijocas

      Reply
  • Que Deus abencoe as escolhas de vcs, cuide vcs. E logico, continue te inspirando a escrever!!!
    10 Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. 11 O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. 12 Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida. 13 Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos. 14 Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão. 15 Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas. 16 Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos. 17 Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. 18 Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite. 19 Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca. 20 Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado. 21 Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata. 22 Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura. 23 Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra. 24 Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores. 25 A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro. 26 Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. 27 Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. 28 Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. 29 Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! 30 Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada. 31 Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.

    Reply
  • Que felicidade!
    Querida, aproveite cada momento de sua vida, e tudo o que as oportunidades possa lhes proporcionar, saiba que Deus os cobre com amor e carinho.
    Nunca pense em desistir, lute sempre e seja feliz!!!!
    Felicidades é o que desejo nesta nova etapa de sua caminhada!!!!
    Bjãoooo!!!

    Reply
  • Parabéns Fabiana..Conheci você pela novo tempo no Sem Tabu com a Darleide, gostei muito de ouvir suas opiniões, suas brincadeiras, vc é muito divertida.. sou tua Fã..fico feliz por vc, pelo seu sonho realizado, é assim que o nosso DEUS faz, nós sonhamos e Ele realiza. Parabénsss…

    Lilian
    Vitória da Conquista-BA

    Reply
  • Cá estou, de queixo caído, depois de ler este post. Como assim Londres? Detalhes dessa mudança brusca e maravilhosa que Deus te concedeu, please!
    Bj e fiquem com Deus.

    Reply
  • Amiga, sonhos são para ser sonhados e buscados. Sempre fui aos lugares que quis ir e nunca deixei os princípios e caráter de lado. O que poderia dizer a vocês…que Deus esteja com vocês nesta nova etapa. Aproveitem enquanto são jovens, viagem, busquem, se precisar voltar atrás em alguma decisão não tenham vergonha e o mais importante: sejam felizes mas nunca esqueçam as suas raízes (família) pois estas são pra sempre e estarão no mesmo lugarzinho em que deixamos e com o mesmo colo a nos amparar.
    Produzam muito, se lancem nos projetos e planos. Rascunhem e se joguem pois um dia o que restará são as lembranças de tudo o que passou.
    Acordem a cada dia com um pedido a Deus que os proteja e durmam com a prece de que Ele os perdoe por algo.
    Críticas sempre virão mas não deem ouvidos a elas, não nos fazem crescer…
    Nunca percam o sorriso e continuem na simplicidade pois é isto que nos torna diferentes neste mundo tão passageiro.
    Bjs no coração.

    Reply
  • É Fabi, já me senti assim também. É aquele famoso ditado: “Quando a esmola é demais o santo desconfia”. Mas é assim mesmo Fabi, muitas e muitas vezes Deus cobre a nossa vida de bençãos, mas aquelas bençãos sem medidas mesmo sabe? E nós acabamos ficando com medo, por que são tantas coisas boas de uma vez … e nós sabemos que não merecemos e por isso essa sensação que tem algo errado aí kkkkk mas espero que você saiba aproveitar essa liberdade Fabi, esse tempo! Tempo é algo muito valioso então, já que Deus te presenteou com esse presente tão especial, dedique à Ele metade dEle… Ele sim merece!!! Admiro você Fabi, sou fã. E pode deixar que vou fazer companhia pra você aqui kkkkkk Bjo

    Reply
  • Parabéns!!! Que Deus continue sempre a ser seu Guia.
    Só não esquece da gente aqui, no Brasil,nordeste, Bahia, Juazeiro kkkkkk.
    Vc merece tudo de Bom Gatona.

    Reply
  • Fabi!!!!
    Que Deus possa abençoa-los nessa nova fase de suas vidas…

    Que bom que vai voltar a escrever no blog (eba!)…

    Pode contar com minha cia, amo ler o que você escreve aqui e vejo os vlogs tbm…

    Felicidades!!!!

    Reply
  • Estou muito feliz por ter um blog tão bom pra acompanhar. Certa vez, assisti um video de uma jovem e bela mulher, que abordou como tema, “que tipo de gente você admira?”, e desde então, passei à ter mais critérios para admirar alguém, e aprendi que devemos procurar pessoas com conteúdo para que essas, venham à ser muitas vezes uma inspiração para nós. E você tem sido essa fonte de inspiração para mim Fabiana Bertotti. Tenho prazer em acompanhar seus videos e publicações, porque me fazem crescer como pessoa e como cristã. Suas opniões se assemelham muito às minhas, sua maneira de falar e escrever são cativantes. Definitivamente, estou muito feliz pelos seus feitos, e entusiasmada para saber o que está por vir. Deus à abençoe grandemente.

    Um abraço na Paz do Senhor Jesus

    Jéssica Malvão
    São José dos Campos

    Reply
  • Fabi, que lindo tudo isso!
    Menina, eu estou querendo fazer a mesma coisa, faz um tempinho, mas me falta coragem. Meu esposo è inglês, e Ele prefere viver em Londres.
    Caso vocês necessitem de ajuda fala conosco. O cunhado do meu esposo è pastor e vive em London. Felicidades!

    Reply
  • Oi Fabi (posso ti chamar assim,rsrs)

    Bem, que benção vc poder estar fazendo o que mais gosta, e curtindo uma nosa fase em sua vida.
    Estou nesta fase também… não sei muito o que fazer.. são tantas coisas sabe….
    mas tenho fé que Deus esta me vendo, e irá me ajudar a fazer escolha certa…
    mas realmente enquanto as coisas não se ajeitam, ficamos ansiosos, e um pouco atrapalhados, pois são tantas coisas na cabeça, responsabilidades…. e sonhos querendo sair do papel e pular pra fora…
    Que Deus ti abençoe em seus novos projetos…

    um grande bju

    Carine

    Reply
  • Amiga lindaaaaa…que deliciaaaaaa…supe, mega feliz por vc!!!!! #invejasanta….rsrsrs…aproveita muitoooo mesmo…Deus abençõe vcs dois…bjooooo

    Reply
  • Puxa que legal,e muito bom saber que pessoas que admiramos estão realizando sonhos,da uma pontinha de inveja ,ops inveja santa rsrsrs … te admiro muito e te desejo toda a felicidade eterna, e aproveite pra curtir este momento maravilhoso que Deus te presenteou,seja feliz apenas isso !!! bjos

    Reply
  • Lindo tudo isso q vc está vivendo! Aproveite. E lembre se que o céu e sem palavras melhor então vai treinando Kkkk. Bjs estarei por aki sempre.

    Reply
  • Aiii Fabi!!
    Que massa!! Eu nunca tinha saído do Brasil e agora estou morando pertinho de Londres. Ficaremos aqui 1 ano, pro meu marido fazer intercâmbio. E o legal é que agora vou poder conhecer vc! Uhuuuuuuuuuu!!
    Não sei se vc vai lembrar, mas fui eu que pedi as fotos da sua festa de aniversário pra publicar no meu blog.
    Espero que tudo dê certo aqui pra vocês e que venha muita felicidade nessa nova fase.
    Bjos

    Reply
  • Olá Fabiana,

    Conheci você pela novo tempo no Sem Tabu com a Darleide, gostei muito de ouvir suas colocações sobre as revistas femininas vazias na sua grande maioria, e a defesa da fé, do reino. E hoje chegou o seu livro Submissa? que já comecei a ler…
    Este novo momento é único na vida de vocês e saiba que vou buscar quando possível ler suas pontuações pois mudar todos queremos, e alçar voos tão grandes e usufrui-los é dádiva de Deus, e sei que tudo vai somar na vida de ambos.

    Abraços em Cristo amado nosso,

    Fernanda Veiga
    Belém do Pará

    Reply
  • Juraaaaaaa, que tudo hein! Acredita que ontem a noite eu e o Rodrigo conversamos sobre isso. “Amor vc teria coragem de vender tudo, TUDO mesmo, e morar fora?” Na hora senti esse friozinho que você descreveu, imagino vivendo isso pra valer. É como estar numa montanha russa super radical haha Puxa, sucesso pra vocês aí.

    Reply
  • Parabéns Fáaaa … fico mto feliz em ver vc alçando a cada vez vôos mais altos , parabéns pela realização de um sonho e esteja pronta pra realizar outros, afinal esses são presentes de Deus por sua obediência e fidelidade …. Torço mto por vc e espero que possamos um dia nos reencontrar e bater um longo papo ( não em um ponto de ônibus rsrsrs)
    Bjão da sua amiga de infância que te guarda aqui no coração !!!
    Aninha

    Reply
  • Parabéns Fabi! Uma delícia de sonho se concretizando. Muitas felicidades, conquistas, bênçãos e testemunhos reais pra vc aí no velho mundo. =D

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *