Meu treino Tabata

Meu treino Tabata

Muita gente pergunta dos meus treinos e dos exercícios que tenho feito pra emagrecer. Resolvi, então, convidar o educador físico Lucas Agostini (do IG @boaformaadventista), pra falar um pouco sobre o método Tabata que é o que tenho usado com as escadas, burpees e corda. Confere lá e bora botar a banha pra queimar!

O método Tabata é uma forma de treino intervalado de alta intensidade (HIIT), desenvolvido pelo pesquisador japonês Izumi Tabata, que em poucos minutos pode queimar mais calorias do que corridas de longa duração. Os treinos HIIT tratam-se, como diz o nome, de sequências que intercalam movimentos de alta intensidade com movimentos de baixa ou média intensidade. Este conceito pode ser usado em corridas, pedaladas, movimentos no chão ou com acessórios, saltos, corda etc.
O estudo que originou o método Tabata foi realizado pelo professor Izumi e equipe a fim de buscar respostas sobre que método era mais eficiente para o emagrecimento e publicado em 1996 em uma revista científica conceituada chamada Medicine Science Sports Exercise¹. O estudo conclui que a intensidade do exercício é tão ou até mais importante que sua duração. Chegou-se também a conclusão que aumenta muito a queima de gordura corporal durante e após o exercício.
Este método tem uma duração de apenas 4 minutos (intensos) divididos em 8 ciclos de 30 segundos. Exige um grau de elevado de esforço e é necessária alguma resistência física. Você pode utilizar qualquer exercício nesse método.
O sistema básico de sua estrutura é o seguinte:
• 20 segundos de exercício intenso;
• 10 segundos de intervalo;
• 8 ciclos seguidos;
• 20 + 10 = 30 segundos x 8 = 4 minutos.
Parece curto e simples, mas vão parecer os 20 segundos mais longos da sua vida. Apesar da parte principal do exercício ser curta, você tem que executar um aquecimento e uma volta a calma de pelo menos 5. Portanto temos praticamente 15 minutos de prática.

Dicas importantes:
• Tenha o aval do médico para realizar exercícios físicos, principalmente de alta intensidade.
• Utilize exercício que você tenha habilidade motora e consiga fazer as 8 séries.
• Exercícios muito complexos podem causar acidentes. Se não tiver muita habilidade prefira os mais simples.
• Não deve ser executado todos os dias, conforme o estudo.
Vale ressaltar que a frequência cardíaca deve ficar elevada em cada tiro de 20 segundos, ou seja, fique bem cansado após a execução de cada tiro. Não adianta se fazer o método Tabata com exercício leve, ou se o exercício não aumentar a frequência cardíaca de fora a te deixar ofegante. Após a execução do protocolo, você deve encontrar dificuldades para falar e respirar. Deve estar suando bastante com a temperatura corporal elevada e sensação do músculo queimando. Ou seja, você deve se sentir MUITO cansado.
O método Tabata é sem sombra de dúvidas um dos mais eficientes para a perda de peso e vem na mesma linha de pensamento do HIIT (high intensive interval training) que vem ganhando cada vez mais adeptos. Usando o método Tabata pelo menos 3 vezes na semana e se alimentando adequadamente você conseguirá excelentes resultados. Este método não necessita de muito tempo e pode ser feito em qualquer local por homens e mulheres. Além de todos estes benefícios, diversas pesquisas mostram que este tipo de exercício ainda por cima promove melhoras na resistência aeróbica e anaeróbica.
Pratique a Boa Forma Adventista!

Atenção, antes de iniciar qualquer programa de exercício físico, faça uma avaliação médica e procure um profissional de Educação Física qualificado para a prescrição do exercício.

Veja um ciclo de exercício pra fazer em casa. (não entendo nada do que ela fala, mas é pra pular… rsrs)

1 – Tabata I, Nishimura K, Kouzaki M, Hirai Y, Ogita F, Miyachi M, Yamamoto K. Effects of moderate-intensity endurance and high-intensity intermittent training on anaerobic capacity and VO2max. Med Sci Sports Exerc. 1996 Oct;28(10):1327-30.

 

12 comments

  • Fabi, só não entendi uma essa parte: ” Apesar da parte principal do exercício ser curta, você tem que executar um aquecimento e uma volta a calma de pelo menos 5. Portanto temos praticamente 15 minutos de prática.” Você poderia explicar melhor, por favor? Obrigada pela dica. Beijos!

    Reply
    • Oi Maysa, tudo bom?
      Posso te explicar? Sou o autor do texto.
      Então, por se tratar de um exercício intenso e extenuante é recomendável você se aquecer. Isso prepara seus músculos, tendões e articulações. Acelera a sua circulação sanguínea e te deixa pronta pro exercício de alta intensidade.

      Qualquer dúvida a mais é só escrever por aqui ou entrar no meu Instagram.

      Reply
  • Fabi, comprei seus livros ontem dia 12/08, onde no seu Insta foi dito que as compras até 00:00hrs (meia noite) iriam com dedicatória.
    Só consegui realizar o pagamento às 18:35, onde o e-mail que me encaminharam foi dito que realizei no dia 13/08. Já mandei um e-mail para editora, porquê quero muito recebe-los com sua dedicatória.

    Carinhosamente
    Andressa Baptista

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *