O cristão e a política

O cristão e a política

Desde sempre o ser humano tem necessidade de líderes e organização social, mas com o tempo e a decepção com alguns deles, os cristãos se dividem entre os que apóiam o engajamento político e os que são veemente contra. Mas será que cristãos não devem nem olhar para política pra não se contaminarem?

Qual a sua opinião? Comente aqui!

47 comments

  • Ontem eu tinha dois pães, hoje eu conheci Jesus e agora eu tenho apenas um pão, o outro eu compartilhei com um irmão que não tinha nada. Na hora de votar gosto de escolher aquele líder que governa compartilhando (não confunda comprando ( voto)), principalmente com os mais necessitados, dividindo as nossas riquezas de forma prioritária, estendendo os tentáculos do poder para alcançar aqueles que mais precisam. Temos um mídia poderosa que odeia esse tipo de líder, eles são muito perseguidos e atacados por ela. É só ficar atento observar que vc percebe, são ataques exagerados sem lógica e fica fácil perceber que se trata de ódio, paixões políticas.

    Reply
  • PARABÉNS FABI PELO VIDEO,PRECISAMOS NOS CONCIENTIZAR DE NOSSAS RESPONSABILIDADES COMO CIDADÃOS,FICAR ATENTOS EM QUEM VOTAMOS PARA NOS REPRESENTAR,E VOTARMOS CONSCIENTES POIS ESSA É UMA DAS RESPONSABILIDADES DE UM CRISTÃO

    Reply
    • Você pode fazer diferença como político, Henry, não foi isto que falei. Mas para considerar o preço que se paga para estar lá “dentro”. Um abraço!

      Reply
  • Essa semana comentei com um amigo de FB que declarava seu apoio a uma candidata que se diz Cristã.
    Questionei-o se o mesmo sabia quais as ideologias e qual o plano de governo da mesma.
    Muitos não sabem nem o que o candidato propõe e simplesmente porque a mesma se diz crente. Ora, meu pai sempre me disse, que crente até o capeta é.
    Devemos, como tu mencionou ver o que esse candidato propõe.
    Tempos atrás li no Livro Eventos Finais, algo que me intrigou muito, referente aos sindicatos e as uniões trabalhistas. Nesse trecho Ellen White fala claramente que nós, como cristãos não devemos nos inserir ou compactuarmos com essas uniões. E logo em seguida, fui pesquisar quais os candidatos que apoiam ou são apoiados por sindicatos. E mais uma vez fiquei intrigada, quase todos!
    Fui pesquisar quais candidatos se posicionam a favor do aborto, e mais uma vez, a maioria.
    Pesquisei quais são a favor da União homo afetiva, e quase todos tem alguma proposta para esse fim. Não quero que me vejam aqui como preconceituosa, pois sou da opinião que cada um faz o que bem entende com seu livre arbítrio, vou respeita-lo, mas não sou obrigada a aceitar como sendo normal. Pois para mim, o casamento é uma instituição que teve origem no Éden, entre um homem e uma mulher.
    E, outro ponto que analisei são as ideologias políticas dos candidatos. A maioria tem cunho socialista/comunista. Para quem não sabe os estados socialista/comunista restringem a liberdade e cultos religiosos.
    Que possamos abrir nossos olhos…

    Reply
  • ei Fabi, na minha opinião, vc se contradisse…. no caso de comparar Daniel e José, foi E. White que usa essa analogia e uma pergunta: eu devo orar pelo ímpio cristão, mas não posso ter um cristão político? Aproveitei alguma coisa, mas não tudo… reveja sua fala e verá que em alguns momentos vc se contradiz e se desencontra. eu creio que o cristão pode e deve ser político e quanto a ser as casas de leis um lugar de corrupção, em toda parte temos corrupção, até nas associações de igrejas e em algumas comissões também… um abraço.

    Reply
  • Boa tarde minha irmã.
    Como sempre, suas considerações são muito lúcidas, equilibradas e transparentes quanto as suas convicções.
    Contudo gostaria de chamar sua atenção sobre uma afirmação que fez sobre o púlpito.
    Muito da nossa consciência foi forjada por informações de terceiros que embora, por vezes bem intencionados, não detinham a compreensão correta, pois igualmente a nós, receberam a lição com as respostas ao final dos questionamentos. Assim, aí vão uma ou duas indagações, se me permite e com o máximo respeito à sua opinião.
    1- É o púlpito um lugar sagrado? Se sim, como você fundamenta essa afirmação?
    2- Alguns púlpitos são sagrados ou todos o são?
    Você é uma formadora de opinião das mais competentes e sabe disso e, nesse sentido e por eu saber da seriedade com que trata os irmão, fiquei a vontade para levar-lhe a refletir sobre isso, pois não é uma questão pequena,porque há outros inúmeros pontos importantes que podem afetar negativamente a fé ou torná-la ineficaz.
    Forte e fraternal abraço,
    em Cristo.

    Jorge.

    Reply
    • Oi, Jorge! Entendi perfeitamente o que quis dizer e que bom que perguntou, assim posso explicar melhor. O que quis dizer (e deveria ter explicado mais claro) é que muitos candidatos usam deste momento no púlpito, quando deveria se levar a Palavra, para fazer campanha, pedir votos e por aí vai. Este não é o local nem a hora, pois este momento e ambiente são sagrados para serem tomados como palanque. Foi isto e espero que tenha ficado melhor compreendido agora. Você é sempre bem-vindo querido, para perguntar ou discordar! Um abraço!

      Reply
  • Fabi, meu esposo acha que não devemos votar porque eles são ladrões mesmo. Graças a Deus você deu uma ótima lição de moral… Vou mostrar pra ele… rsrs. Parabéns!

    Reply
    • Te dou a dica de falar de finanças entre marido e mulher. Como dividir, o que fazer e onde abrir mão pro outro investir… Obrigada…

      Reply
  • Fabi me envolvi com a politica tem puco tempo, antes disso pensava que as algumas pessoas queria apenas uma vida fácil, de roubo, passar a perna em outras pessoas enfim…minha opinião mudou quando percebi que meu marido é simplesmente apaixonado por POLÍTICA.
    Hj estamos filiados ao um partido, onde pude entender que nem todos que hj estão com os cargos políticos ocupados quem roubar ou viver de alguma coisa fácil…(como uns e outros que infelizmente vemos)
    Tem realmente pessoas boas, honestas e que quem fazer a diferença.
    Hj posso entender que não depende só do vereador ou outros candidatos querer fazer…eles tb tem uma burocracia por traz de seus projetos dependem de eleições entre eles….se a pessoa que ocupa um cargo acima vai permitir ou não….se vai liberar a verba ou não…enfim
    Temos mesmo que estar atento…se orelha em pé…ver realmente se a pessoa que estamos votando tem o mesmo caráter ou parecido com nossos princípios de preferência parecido com o do PAI…como vc mesma coloca muito bem colocado…temos que aviliar em que vamos votar afinal não damos um voto de confiança a qualquer um!

    Reply
    • É verdade, Lucy. Como disse no vídeo, eu mesma já quis me envolver mais ativamente e não era para ter boa vida ou roubar, mas para seguir meus ideias e promover o bem. Mas como você mesmo agora vê, tem coisas que não dependem só da boa vontade e intenção e isto é triste, pois boas pessoas ficam à mercê de gente sem escrúpulos. Como em qualquer área! beijocas

      Reply
  • Muito bem Fabi!
    Ótimo tema a se abordar, ainda mais às vésperas de eleições.
    Voto consciente e muita oração pela nossa nação ajudam sim! Devemos fazer nossa parte!!!
    Super beijo!!

    Reply
  • “…Será que votar é a mesma coisa que envolvimento político ou ser militante?
    acho que deve haver bom senso discernimento e equilibrio…?
    não estou do lado de nenhum partido alias n acredito nestes sistemas pseudo-democráticos” o ideal divino foi a teocracia que ha mt deixou de existir…mas nao votar é passar o meu voto para a maioria e desta forma compactuar com eles indiretamente…bom posso estar errado ..da discussão nasce a luz, gostaria de ouvir a opinião de algum representante ou lider adv qual a posição oficial da igreja acerca deste assunto?” Hilário Rodrigues___ .
    Não há muito a falar em relação a este assunto. Na minha opinião e de acordo com a luz que temos e que já partilhei por aqui, DEUS através da SUA serva Ellen G White diz-nos claramente o que fazer;
    “Que devemos então fazer? — Deixai os assuntos políticos em paz. […] – {CI 324.5}”
    Sabem porquê que o Senhor JESUS não se meteu em questões políticas? Porque ELE tinha uma missão específica e muito curta nesta terra! E o SEU Reino não era deste mundo. Mas sim no CÉU, junto com glória do PAI e na companhia dos SEUS santos… E CRISTO sabendo isso, deixou-nos o SEU maravilhoso exemplo não se envolvendo…
    Devemos seguir o exemplo do MESTRE. Como Cristãos que aguardam o Senhor JESUS nos Céus, também temos muito pouco tempo para pregar o evangelho, bem como para nos preparar para esse grande acontecimento. Temo uma missão específica. Concentremos-nos nela! Deixemos as questões da política para os homens que investem nesta terra corrompida! Invistamos na Glória futura, no Reino Eterno. A nossa Pátria não é esta amigo Hilário… Não percamos tempo com assuntos de menor importância. Se é ou não é um dever cívico votar ou não… Se os homens são ou não são honesto, se são ou não são corruptos… Sabemos que todos aqueles que não são de DEUS, são do diabo…
    Compreendo a sua indignação com tamanhas injustiças que se praticam pelo, e no seio dos nossos governantes; mas estes assuntos devem-nos passar ao lado. Por muito que nos sintamos injustiçados, não é com o nosso voto que vamos mudar um sistema corrompido e dominado por Satanás! Já no antigo Israel também era assim. O Senhor ouve e conhece os gemidos dos SEUS FIÉIS. Deixemos a justiça para DEUS!
    Se lhe ajudar, deixo-lhe o meu exemplo. Eu não voto, não comento nem dou opiniões em termos de política… Não podemos fazer nada pelos nossos governantes, a não ser orar por eles… Mais nada!
    Veja o que a serva do Senhor nos diz quanto a este assunto;
    “O Senhor quer que Seu povo enterre as questões políticas. Sobre esses assuntos, o silêncio é eloqüência. Cristo convida Seus seguidores a chegarem à unidade nos puros princípios evangélicos que são positivamente revelados na Palavra de Deus. Não podemos, com segurança, votar por partidos políticos; pois não sabemos em quem votamos. Não podemos, com segurança, tomar parte em nenhum plano político. […] – {CI 324.3} … Os que são genuinamente cristãos são ramos da Videira verdadeira, e darão o mesmo fruto que ela. Agirão em harmonia, em comunhão cristã. Não usarão distintivos políticos, mas os de Cristo. – {CI 324.4}”
    “Há uma grande vinha a ser cultivada; mas, conquanto os cristãos tenham de trabalhar entre os incrédulos, não se devem parecer com os mundanos. Não devem gastar seu tempo a falar de política e agir em favor dela; pois assim fazendo, dão oportunidade ao inimigo de penetrar e causar desinteligências e discórdias. […] – {CI 324.6} … Os filhos de Deus têm de se separar da política […] Não tomeis parte em lutas políticas. Separai-vos do mundo, refreai-vos quanto a introduzir na igreja ou escola idéias que hão de levar a contendas e perturbações. As dissensões são o veneno moral introduzido no organismo pelos seres humanos egoístas. — Obreiros Evangélicos, 391, 392, 395. – {CI 324.7}…”
    Isto é tão claro como água! Não mais nada a debater na minha opinião!
    Aceitemos a verdade como ela é; pura e cristalina como a água! O nosso REI e Governante do nosso coração e das nossas vidas é CRISTO. O nosso REINO será na Nova Terra purificada, onde a Santa Jerusalém – A Cidade do Grande Rei JESUS CRISTO irá repousar e resplandecer toda a SUA Glória Eternamente!
    Querem a minha opinião! Votem neste Reino, votem em CRISTO. Porque o SEU reino é Eterno, não muda, não haverá sombra de variação, corrupção, deslealdade, extorsão, mentira, ganância, injustiça, guerras, intrigas… E por aí fora!
    O SEU reino será M A R A V I L H O S O como é o SEU nome! Porque aquilo que “…o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.” Amem!
    É aqui que está o meu coração, é aqui que está o meu VOTO!
    A DEUS SEJA DADA A GLÓRIA, A HONRA, A MAJESTADE E O PODER PARA TODO O SEMPRE – amem….
    Sintam-se à vontade para rebater…
    Abraço sentido em CRISTO JESUS!

    Reply
  • Concordo em parte com o que foi dito nesse vídeo que foi ridiculamente enfeitado com palavras bonitas. Mas não se esqueça dona moça que não sei o nome, é biblico que esse mundo jaz do maligno, Jesus morreu por politica e não existe politico correto. Então, devemos nos preocupar com as coisas desse mundo, o anti-cristo está vindo ai, tanto faz quem vai assumir o poder, os cristãos mais sedo ou mais tarde serão perseguidos, devemos respeito sim, mas devemos mais ainda deixar de se envolver nas coisas imundas desse mundo. Apocalipse é bem claro. Em relação a orar pelos politico podemos orar sim, mas orar por sua salvação e não para mudar, politico que rouba só muda se deixar a politica. Devemos nos concentrar no reino de Deus e não nas coisas desse mundo que são de Satanás. Espero ter iluminado essa sua mente de borboleta infantil.

    Reply
  • Fabi, primeiro parabéns pelos vídeos, adoro todos!

    Quanto ao tema que estamos discutindo nesse, concordo com vários posicionamentos colocados por
    voce no video, porem no concordo plenamente com todos. La em Proverbios 29: 2 a palavra diz: Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme.

    Eu realmente era super contra o cristao na politica, porem nos ultimos tempos meu posicionamento mudou e minha consciencia politica tbm. Percebi que nao tem adiantado muito o crente fazer barulho e protesto dentro da igreja, ou mesmo movimentos de protesto, isso nao da voz! Vc esta fora do Brasil e nao sei se esta a par de tantos projetos malignos que estao em tramitacao (pausa… nao to conseguindo acentuar as palavras, rsss, entao desculpe-me pelos erros gramaticais) ou muitos que ja foram ate aprovados, leis que vao conta os principios da famlia, contra a igreja, contra um pais laico…enfim, leis que se aprovadas podem nos aprisionar, nos calar, leis essas que podem nos impedir de educar nossos filhos nos principios da palavra de Deus, lei da palmada? Que absurdo!!! Kit gay nas escolas? Projetos de lei como o que estao em tramitacao, como o novo, escrito pelo senador Jean Williams e Erika Kokay que quer aprovar um adolescente a fazer mudanca de sexo (financiado pelo SUS) mesmo sem autorizacao dos pais, amparados pelo estatuto da crianca e adolescente? Se pesquisar um pouco mais vai descobrir quanta podridao querem trazer para nossa sociedade. E me desculpe, nao acredito que a igreja fora da politica, ou elegendo pessoas quem nao tem principios cristaos, vamos conseguir fazer muita coisa… Quero lutar pelos meus filhos, pelo seu futuroz, sei que temos uma morada eterna no ceu e gloria a Deus por isso, por isso que luto, mas Deus nos colocou na terra para reinar tbm.

    Foi por isso que decidi sim, votar em cristaos, nao por carregarem nomenclaturas cristas, mas votar em pessoas de tem temor a palavra, temor a Deus e acima de tudo, pessoas que terao voz la na Camara ou Senado, onde eu infelizmente nao posso ir….

    Outra coisa que vc falou que tbm nao concordo, foi sobre nao olhar partidos. Eu acredito que temos sim que pesquisar os partidos dos nossos candidatos antes de votar, quais sao seus principios e seus valores, pesquisar as coligacoes dos candidatos, pois se um partido que vence por maioria e que defende propostas erradas, nao vai ser um cristao correto la dentro que conseguira mudar uma historia.

    Acho que isso sim consciencia politica, precisamos estudar, pesquisar, votar em propostas corretas, pois volto a citar o versiculo de Proverbios: quando justos governam, o povo se alegra….

    Obrigado pelo espaco de discussao.

    Abco

    Reply
  • Gostei do esclarecimento, é importante aprender que Deus está no controle de tudo, por isso ele nos ensina respeitar os líderes constituídos, infelizmente muitas “igrejas” são iguais aos políticos usam as pessoas mais humildes para seus fins e usam Deus como Bandeira, o que é errado, Meu voto só é de crente quando seu histórico é bom e Deus não é usado como palanque.
    Obrigada Fabi. HÁ EU VOTAVA EM VOCÊ. hahahahaha

    Reply
      • O botão reblogar funciona tipo como fosse um RT do twitter. Assim as pessoas podem repostar o seu post nos seus blogs, mas ainda identificando como autoria sua. Geralmente dá pra configurar ele pra ficar no final do post, perto dos botões compartilhar, curtir, enviar por email, esses aí…

        Reply
  • Amei mais esse video seu querida. Também acredito que é nossa obrigação honrar e orar pelos nossos líderes. E é verdade tem muito crente safado que envergonha o povo de Deus depois que se elege.
    E como cidadãos do Céu devemos sim cumprir nosso papel como cidadão peregrino nessa Terra votando consciente,

    Reply
  • Fabi amei seu vídeo como todos os outros mas me permita falar-te que conheço um Homem de Deus que tem sido luz la dentro e tem convertido muitas almas para o senhor e tem dado seu testemunho. Ele é um Deputado Estadual daqui de Pernambuco, já foi Prefeito de uma cidade e em seu pequeno grupo muitos funcionário da prefeitura conheceram a Deus e hoje são Adventistas, esse trabalho tem continuado tb na assembléia e todos os deputados e funcionários da mesma, tem uma grande admiração pela pessoa dele. Esse Homem é o Dep. Odacy AmorimFoi uma benção conhecê-lo pq como vc disse existe ainda mesmo que poucas pessoas mas existe. Pessoas coerentes, com ideologias, do bem e que quer servir ao nosso Deus independente do lugar ou cargo que ocupe. Bjs pra Vc querida que Deu continue te abençoando muito.

    Reply
    • Geise, obrigada por comentar, flor! Realmente, existem boas pessoas e em nenhum momento tentei falar o contrário. São raras, mas ainda existem! amém por isto! beijocas

      Reply
  • Eitaaaa que adoroooo as verdades que vc diz…..
    com certeza aparecerão os que dirão ; “Cala boca Fabiana ” kkkk

    mas não cala não moça, continue a ser boca de Deus na terra

    Reply
  • Realmente temos que ser responsáveis por nossas escolhas… Sobretudo relacionadas a política. Achei extraordinário sobre o nosso dever de orar por nossos representantes… Nunca pensei sobre isso e vou procurar exercitá-lo. Só o que existe é crente alienado…ai,ai! Bjoss lindona!

    Reply
  • Sempre muito bom de ver teus vídeos amiga. Me fez pensar e muito sobre minhas opiniões, atitudes e comentários referente a política. Parabens amiga, cpmo sempre super fã e super acompanho, fico ansiosa para ver o próximo. Ah, amanhã é meu rebatismo na Central de Canoas/RS. Deus te abençoe e ilumine sempre. Beijocas….

    Reply
  • Fabi ame o vídeo ainda mais referente a candidatos que vão ao lugar santo pra querer voto!!! Um absurdo!! Acho que ai já vemos o quão sem caráter eles são!! Ou que nem em nossa igreja que o vereador adventista em pleno sábado de manha mando asfaltar a frente da igreja, para os irmãos ver como ele estava fazendo as coisas (extremamente desnecessário)!! Porem não concordo com uma frase que você falo de que não é pra escolher o candidato por partido! Acho que sim devemos olhar e muito o partido que ele está porque afinal o partido tem ideologias e se o candidato é de determinado partido logo eu entendo que ele segue as mesma ideologias!! Bjos querida

    Reply
  • Fabi eu concordo com partes mas assim em quem eu vou votar eu tenho pesquisas de vida de todos os candidatos a presidência tem seus podres e põe podres nisso e ai em quem votar

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *