O poder o elogio

O poder o elogio

Elogiar não te diminui nem arranca pedaços. Experimente!

Você já parou para pensar no valor do incentivo? Eu sim, pois vivo desfrutando dele graças aos anjos que Deus permite me rodearem. Meu marido, definitivamente é um deles. Ele tem o dom natural de motivar as pessoas e parece conseguir fazer isto por si mesmo o tempo todo, não importa quão desanimadora esteja a situação.

Eu sou do tipo que se inflama e apaga como fogo em papel, em palha. Sou eu. Num estalo consigo estar super pra cima, cheia de ideias e de boas intenções vendo como tudo é possível na vida. No segundo seguinte minha mente – deteriorada pelo pecado! – começa a se auto impor obstáculos intransponíveis para aquilo que agora há pouco eu achava inevitavelmente um sucesso. Lamento, sou assim.

Aí é que vem o bom, gente que te incentiva. Não com adulações vazias, mas com elogios sinceros que não pretendem outra coisa a não ser te impulsionar para continuar no trilho. É de se admirar que existam pessoas assim, por aí, repartindo raios de brilho para dissipar as trevas da autoestima. Você já notou algum do seu lado? E já tentou ser isto para alguém.

Policio-me para “encher o balde” das pessoas que estão perto de mim, pois sei do valor do elogio e se os chefes soubessem também, economizariam milhões em palestras motivacionais e receberiam muito mais em troca. Contudo, o ser humano tem um ranço ao elogio, já notou? É como se ao elogiar alguém estivéssemos tirando de nós mesmos. Daí o orgulho e o egoísmo bloqueiam a ação e se alguém é louvado perto de nós, até damos um jeitinho de diminuir o mérito alheio, só por vaidade ou inveja do elogio dela. Mesquinho.

Elogiar com sinceridade e precisão é um talento que precisa ser cultivado. É o dom de motivar, de reconhecer e parecer um pouco com João Batista que afirmou “importa que ele cresça e eu diminua” ao tratar de Jesus que era um desconhecido à época. Imagino que Deus sorri ao ver um filho elogiando outro, na pura intenção de encorajá-lo como fez comigo a Iatiara, ao mandar um e-mail elogiando este espaço do blog e me levando as lágrimas de alegria. Obrigada, querida! Impulsos assim me dão entusiasmo para fazer deste uma esquina de bons pensamentos, intenções e ações!

E você, leitor querido, que tal experimentar? Escolha duas pessoas admiráveis ao seu redor e as elogie sinceramente. Vai lá, é de graça e rende um monte. Depois me conta, tá?!

9 comments

  • Fabi sua linda… Sabia que você é uma abençoada de Deus, usada tremendamente por Ele para abençoar vidas, milhares dela. Eu sou prova viva de como tenho sido edificada a cada vídeo postado, a cada palavra lançada e cada conselho dito, parabéns pelo vlog, pelo blog e por se permitir ser usada por Deus para abençoar nossas vidas. Creio eu que você não consegue compreender a dimensão de vidas que você já alcançou, aconselhou e que muitas correram para a igreja para mais perto de Deus por suas palavras, então como sou uma tchutchuca da Fabi assídua desejo a você muita sabedoria para continuar a fazer os seus vídeos e que Deus derrame muitas bençãos sobre sua vida.
    Parabéns Fabi ^_^

    Reply
  • Oi Fabi,

    Acompanho o seu vlog e o blog a algum tempo, e possa afirmar que você tem contribuído muito para minha vida, me ajudado a enxergar algumas coisas que antes passavam desapercebidas por mim.

    Ao ler este texto percebi que ainda não tinha te agradecido pelo bem que fazes a mim, não tinha me pronunciado em nenhum vídeo nem te mandado um e-mail.

    Resolvi fazer isso agora.

    Obrigada fabi Deus tem usado a sua vida pra me abençoar de maneiras que você nem imagina, não desista nunca de levar a palavra de Deus dessa forma vem vc vem fazendo, pessoa que você talvez nem chegue a conhecer estão sendo fortalecidas mental e espiritualmente através das suas palavras, que muitas vezes são simples mas que passa uma verdade incontestável.

    Oro para que Deus retribua a você e sua família todo bem que tens feito a mim .

    Deus abençoe você

    bjoos

    Reply
    • Ai, sua linda! Joyce, não sabe como me sinto abençoada por comentários assim! Deus derrame ricas bênçãos sobre você e sua família, viu?! bejocas

      Reply
  • Fabi, depois desse post, não vou perder a oportunidade de te elogiar. Parabéns por esse trabalho, que muitas vezes pode não parecer compensador, mas que tem alcançado tantos corações sofridos, inconstantes e perdidos… Continue sempre, não desista! O sacrifício de Jesus por nós parecia não valer a pena, mas super valeu, não???? 🙂 Beijos, querida!!! Que Deus te abençoe muito e te recompense em porção dobrada <3

    Reply
  • Conheci seu vlog por um acaso. Pelo facebook. Uma irmã da igreja postou um vídeo e por curiosidade resolvi assistir e fiquei admirada quando vi que você é a autora do livro que estou lendo, Submissa.
    Você é uma linda. Tudo que ouço aqui vai de acordo com as minhas necessidades e aprendo todos os dias mais e mais.
    Muito obrigada, por tudo que escreve e fala. Saiba que em meio a inúmeras críticas existem pessoas que admiram seu trabalho.

    Grande beijo.

    Reply
  • Conheci seu blog por um acaso. Pelo facebbok. Uma irmã da igreja postou um vídeo e por curiosidade resolvi assistir e fiquei admirada quando vi que você é a autora do livro que estou lendo, Submissa.
    Você é uma linda. Tudo que ouço aqui vai de acordo com as minhas necessidades e aprendo todos os dias mais e mais.
    Muito obrigada, por tudo que escreve e fala. Saiba que em meio a inúmeras críticas existem pessoas que admiram seu trabalho.

    Grande beijo.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *