O que impede a mulher de crescer na carreira

O que impede a mulher de crescer na carreira

Por que as mulheres não chegam no topo? Esta foi a pergunta que norteou a pesquisa feita pela consultoria Bain & Co com 514 pessoas para descobrir a razão das mulheres ainda ganharem menos e serem menos promovidas, mesmo estudando mais, conforme já apontou o IBGE. Abaixo estão 3 das principais razões e descubra se elas não estão travando a sua carreira também.

1 Pessoal X Profissional

Para 45% dos entrevistados o conflito de prioridades é o principal impedimento, já que as mulheres dão mais prioridade para a família do que a carreira, se chegam ao ponto de ter que escolher entre uma e outra.

2 Diferença de estilos

Dos entrevistados, 41% disseram crer que a diferença no estilo de liderança atrapalha e que os homens (que são maioria nas funções de chefe) tendem a indicar outros do mesmo gênero para ocupar posições mais altas. Este fato é aceito por 88% dos entrevistados. Mas 57% dizem que as mulheres são falhas em fazer marketing pessoal, mesmo tendo todas as qualidades para se promoverem um pouquinho mais.

3 Viés organizacional

Entre os jovens em posições juniores, reina a maior taxa de pessimismo, pois metade deste grupo acredita que os líderes escolherão substitutos ou apadrinhados com perfis semelhantes aos deles próprios e para piorar, eles têm poucos exemplos de mulheres no comando, em altas posições, o que leva a crer que é quase impossível chegar lá. Mas vale ressaltar que a pesquisa mostrou que 35% dos entrevistados apontaram a falta de experiência de mulheres em alto comando, ou seja, uma coisa leva à outra.

E qual a sua opinião: O que dificulta a ascensão da mulher na carreira?

(fonte: Revista Exame)

6 comments

  • Ola Fabiana Bertotti eu sou uma das suas seguidoras no facebook e no youtube, e vejo que você é muito a favor dos estudos, leitura e muitas coisas relacionadas com a escola. Eu sei que por em quanto tem se dedicado mais a falar de temas relacionados ao namoro cristao ( o que eu acho bastante interessante), mas eu queria perguntar se seria possivel mais aqui para a frente fazer pelo menos um video para ajudar jovens como eu por exemplo que estao quase a terminar o ensino médio e nao sabem como escolher um curso para fazer na faculdade. Até seria interessante que nesse video falasse tambem da sua experiencia na escolha do seu curso, se estava muito indecisa ou se sempre teve um foco 🙂 Era só isso se for possivel ficarei muito agradecida pois em principio para o ano que vem vou concorrrer a uma faculdade 🙂 . É tudo, aguardo resposta se possivel

    Reply
  • Oi! Eu acabei de descubrir os seus videos no youtube e agora aqui no blog. Obrigada por tirar horas do seu tempo para falar conosco! Eu creio que é verdade sobre as mulheres valorizarem os relacionamentos mais do que a carreira mas acho que isso pode se tornar uma coisa boa. Como Deus nos fez, homens e mulheres, para sermos diferentes e nos deu dons especiais acho que podemos trazer isso para a area de trabalho. Nós mulheres somos melhores [geralmente viu! nem sempre] quando o assunto é pessoas e acho que por isso podemos ser boas professoras, médicas e empresarias. Enfim, qualquer emprego que é nesta area.

    Reply
  • Falta de experiência? Isso é óbvio, pois terminamos nossa graduação juntas com outros 300 machos de igual experiência. E quem eles escolhem? Os machos! O que percebo é que as inconsequências masculinas e a facilidade de enrolação deles engana mais. A mulher saí da graduação e não se sente preprarada, vai atrás de pós, mestrado… Enfim. O homem saí da graduação se sentindo o rei da cocada preta! Talvez o que nos falta é essa ‘auto-alta-estima masculina’ que é o que passa segurança… Estou concluindo um curso predominantemente masculino, e percebo isso. Talvez estudamos até mais, mas homem é muito mais cara de pau, o que talvez lhes faz adquirir uma certa ousadia a mais que nós mulheres.

    Reply
  • Ei Fabi, podemos pegar o exemplo de uma mulher casada: ela trabalha, estuda, cuida da casa, se tiver filhos, cuida deles também etc.
    Agora um homem casado: ele trabalha, estuda e é cuidado pela esposa.
    Só nesta análise já deu pra ver quem consegue ter mais foco! rsrsrs

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *