Passeando por Brighton

Passeando por Brighton

Brighton_75De Londres é possível fazer vários passeios do tipo bate-volta, com trajetos de até duas horas de trem ou de busão pode-se conhecer cidades charmosas para passar um dia ou o final de semana. Foi um destes roteiros que escolhemos para nosso findi de sol e calor: Brighton. Esta praia bem inglesa fica a menos de 100km de Londres, no Sul da Inglaterra e o trajeto de trem durou 55 min. Ao chegar na Brighton Station, é só descer caminhando pela Queen’s Road até o calçadão, que eles chamam de “promenade”, e se deparar como mar azul que nos recebeu. De cara você vai ver o West Pier, ou as ruínas que sobraram dele, depois de um incêndio. Agitação mesmo era do lado esquerdo, no Brighton Pier, com direito à lojinhas, restaurantes, parque de diversões… e isto é bem inglês por quê? Simplesmente porque é preciso ter muitas atrações uma cidade praiana, cuja praia de fato não é o maior atrativo e o tempo não coopera sempre.

IMG_8735

Esta cidade razoavelmente pequena experimentou notoriedade com a visita do príncipe regente (que depois se tornou o Rei George IV) no final do século 18 e a construção da singela casinha de campo dele que foi ampliada e modificada, tornando-se o que visitamos hoje como Royal Pavilion, em estilo indiano, com um jardim agradável pra se esparramar na grama a tarde inteira. Está passando por reformas, então minhas fotos não ficaram muito legais. Mas o boom do turismo só começou com a inauguração da ferrovia em 1841 e o povo de Londres começou achar “cool”passar temporadas na praia. Bom, só pra adiantar logo a informação: não entramos na água, pois é gelada demais para meu padrão de aceitação de frio, mesmo estando aqui no alto verão, se é que se pode chamar assim.

Brighton_44

Aliás, nem me senti estranha de roupa e tênis, pois areia é um sonho distante nesta que é uma típica “pebble beach“, ou praia de pedras. Então eu e 95% das pessoas ficam mesmo estendidas nas pedrinhas, olhando e se divertindo com os gritos das crianças e dos mais ousados que se aventuram na água, na maioria só até a canela, pois entrar de verdade, com direito à mergulho, só valente mesmo e por nem 1 minuto. É tipo: entrar, mostrar que é bravo e sair azul de frio. Só!

IMG_8750

Achei charmosinhas as lanes, um conjunto labiríntico de ruazinhas que no passado eram uma vila de pescadores e hoje acomoda lojinhas, artesanatos e restaurantes. Com a libra no preço que tá, fiquei só olhando as vitrines mesmo. Um passeio agradável. Segundo minha amiga Vanessa, é a terra do fish and chips, o famoso prato inglês composto de peixe empanado e fritas, e segundo um jornal inglês que vi no Google, um dos 10 melhores lugares para se comer a tal delícia no Reino Unido, bom, não tenho como dizer se é mesmo bom, pois não comi, mas desconfio que seja fresco a julgar pelo mar ali do lado pra pescar.

Brighton_100

Se quiser ver a cidade do alto, só embarcar na Brighton Wheel, roda gigante administrada pela mesma empresa da London Eye, só que bem mais barata e de onde se tem uma bela vista, enquanto escuta as histórias da cidade. Ah, só pra constar, tem internet gratuita por toda a orla. É um passeio de um dia, o que não te impede de passar dois, só pra relaxar e olhar o mar, as pessoas e fazer tudo com muita calma e como tem muitas atrações, também é uma opção fora do verão.

(mais fotos abaixo)

Serviço:

Para ir de trem você pode sair da estação Victoria ou de London Bridge. Se comprada com antecedência, como a a nossa, cada trecho custa por volta de £ 10,00 Pra checar horários e preços, só clicar aqui.
Lugares pra visitar:

Royal Pavilion (palácio real)
4/5 Pavilion Buildings, Brighton, East Sussex BN1 1EE

Brighton Fishing Museum
201 Kings Road Arches, BN1 1NB

Museu de História Natural de Brighton
194 Dyke Road, BN1 5AA

Museu do Brinquedo
52-55 Trafalgar Street, BN1 4EB

IMG_8771 IMG_8756 IMG_8745 IMG_8737 Brighton_103 Brighton_80 Brighton_77 Brighton_72 Brighton_71 Brighton_68 Brighton_49 Brighton_42 Brighton_3 Brighton_76 Brighton_122

3 comments

  • Fabi, que praia linda. Já tinha visto um video de uma blogueira brasileira que foi para aí.
    Então já tinha mais ou menos uma noção do lugar.
    Mas pelas fotos conheci melhor.
    Lindas fotos, btw.

    =)

    Reply
  • Adorei as dicas do passeio e as fotos!!
    Vocês são uns fofos..rsrs
    Estou “doida” para ir embora do Brasil… Se tiver dicas para quem quer morar fora; escreva um artigo, falando sobre o assunto.
    Vou adorar!! Bjos

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *