Fabiana Bertotti

  • HOME
  • MENINA – MULHER
  • Mulher
  • RELACIONAMENTO
  • ESPIRITUALIDADE
  • EU, Escritor(a)
  • PRODUTOS
Home › MENINA - MULHER › Por que você posta o que posta?

Por que você posta o que posta?

MENINA - MULHER 9 de janeiro de 2019 0 fabianabertotti

Eu lembro  de quando comecei a postar no Instagram, no fim de 2010. Ainda era um app meio desconhecido e a febre era o Facebook que estava começando a bombar entre os jovens brasileiros que estavam saindo do Orkut. vi no twitter de uma amiga a postagem, pois o IG era usado só para tratar a foto, colocar aqueles filtros vintage e postar mesmo, se postava no twitter, outro badalado reduto dos mais antenados. Em 2011 já estava uma galera usando e ele foi comprado pelo Facebook por 1 bilhão de dólares que viu potencial ali. Afinal, a gente tirava uma foto comum do cotidiano, botava um filtro que deixava ela “legal” e continuava dividindo nossa nem tão interessante vida com o. mundo, interessado ou não.

Ainda me recordo do dia que um colega de trabalho falou “não mostra isto, pois você mostra tudo, a comida, a casa, o trabalho. Daqui a pouco vai estar dizendo: tô indo no banheiro, ó”. Dei risada, mas me ofendi. Puxa, eu estava assim mesmo? Eu já contei pra vocês a minha saga ao perceber o vício em internet e como foi minha jornada ao racionar conexão para tomar o controle da minha própria vida. Se não sabe, clique aqui e leia meu livro Confissões de uma Viciada em Internet. Escrito em primeira pessoa, eu mostro reportagens e pesquisas comprovando como o uso da internet e do celular altera nossa forma de pensar e agir. Recomendo.

A questão é que isto foi há quase 10 anos. Sim, IG está prestes a entrar na adolescência e com o Stories que sufocou o Snapchat e outras tantas mudanças, é o app mais usado hoje em dia e moldou a forma de nos comunicarmos, de nos apresentarmos ao mundo. Como pesquisadora do comportamento e com aquele faro jornalístico que me acompanha por força da profissão vejo hoje os adolescentes e me concentro aqui nas meninas, se descobrindo como gente a partir do que veem e postam na rede social.

O desânimo com a própria vida, baseado no tão legal as outras realidades são, comparadas com a dela. A crítica ao próprio corpo e completo desprezo por sua imagem real que precisa de mil filtros e retoques pra ser considerada digna de postagem e merecedora de likes. A sensualidade aflorada e estimulada por milhares de posts do gênero, com mulheres de barrigas perfeitas e bundas empinadas. Tudo sem falar do vago sentimento de inutilidade que nutrem sem se darem conta, uma vez que todo mundo “parece” fazer algo legal enquanto elas são estão largadas no sofá rolando o feed e vez ou outra procurando uma luz e ângulo legais para mais uma selfie.

Os nudes, as crises depressivas, a rebeldia…. Tudo pode ser atribuído à fase adolescente, mas o quanto disso é percebido de fato com a lente de aumento das redes sociais? Onde estão os jovens sonhadores, onde estão as meninas que querem mudar o mundo, serem melhores, cadê as garotas que querem estudar, serem as melhores da turma, ter um relacionamento bacana e amigos pra rodar o mundo? Trancadas dentro de um quarto cobiçando a vida alheia enquanto se desanimam com a própria, culpando todos ao redor pelos fracassos que acumulam e sem conseguir pensar sobre a causa de tudo isso é que não vão ser as Meninas dos Sonhos que desejam ser.

Foi pensando nesta galera, com a qual interajo todos dias nas redes sociais e também nos seus pais que mandam mensagens contando dificuldade de diálogo é que criei o curso on-line Menina dos Sonhos. É o conteúdo que eu sonhei em ter pra mim um dia, a conversa franca que eu precisava ter recebido, o jeito carinhoso de chamar a atenção. Hoje, eu me acalento, falando com elas. Já que a internet é parte fundamental de suas vidas, vamos usar a internet pra mostrar que elas podem ser mais do que são ou dizem que são. Que não precisam fingir algo na rede, mas que podem começar a sonhar e realizar hoje mesmo. Um curso que vai dar as ferramentas necessárias para elas voarem e onde compartilho os meus métodos para alcançar o que se planejou.

Se você quer saber mais sobre o curso, as inscrições começam semana que vem, mas você pode clicar aqui para receber o material explicativo e ser lembrada antes de todos para fazer a matrícula para esta terceira turma. Se você é adole, já está no esquema, se é responsável por um, pense que esta pode ser uma ferramenta para informar, formar e se aproximar deste ser especial em plena formação.

Te vejo no curso!

adolescentes, auto-imagem, curso on-line, depressão adolescente, fake news, menina dos sonhos
Previous Post
Você é tóxico?
Next Post
Sobre Damares, serpentes e pombas

Author

fabianabertotti

View all posts by fabianabertotti →

Related Posts

  • Projeto Menina dos Sonhos

  • Falo demais?

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Loja da Fabi

    Colecao_4
  • Pesquisar