Porque eu guardo o sábado

Porque eu guardo o sábado

Muita gente me pergunta o porquê de eu guardar o sétimo dia e neste vídeo eu explico meus motivos. Espero que gostem e respeitem minha posição, pois não quero “converter” ninguém, só responder às perguntas.

 

82 comments

  • AS SETE VERDADES BÍBLICAS SOBRE O SÉTIMO DIA.

    A maioria cristã faz uma tremenda confusão a respeito de sábados e domingos. Os cristãos, em minoria, julgam corretamente que o Criador, que nunca muda, jamais aceitaria que uma só de suas leis fundidas nas Rochas Sagradas pudesse ser “lixada” pelos homens, portanto, creem firmemente que o Sábado é o Dia do Senhor. Outra parte considerável crê que Jesus teria revogado todas as dez leis a favor da religião da graça e da liberdade. Uma terceira parte, bem maior, prefere crer que pela ressurreição de Jesus ele teria revogado o Quarto Mandamento a favor do domingo, permanecendo, então, como válidos, os demais mandamentos (nove).

    ONDE ESTÁ, ENTÃO, DE FATO E DE DIREITO, A VERDADE BÍBLICA? Ora, vamos colocá-la aqui, resumidamente, mas de modo tão legítimo, tão cristalino e conclusivo que não dará chance alguma a qualquer refutação, sem se ingressar no farisaísmo religioso (o que é pior do que não ser cristão).

    Vamos às Sete Verdades que não têm como ser desmentidas, pois Está Escrito:

    1) O Mandamento do Sétimo Dia foi instituído na Criação do mundo (Gênesis 2:3), não para o próprio Criador, pois em sua perfeição jamais criaria um Mandamento para si próprio, não tem como e, como Espírito Perfeito jamais se cansa, então o Mandamento do sábado foi criado para o homem, pois ele, sim, necessita de um dia de descanso na semana. O próprio Jesus legitimou isso no Evangelho ao reger:

    “O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do homem é, também, o Senhor do sábado”. Jesus Cristo, em Marcos 2:28. Se o Filho de Deus afirmou que o sábado foi criado para o homem, então o sábado foi criado para a Humanidade, assim como os castigos promulgados contra Adão e Eva foram, também, dirigidos à Humanidade.

    Quanto a ser o Senhor do sábado, Jesus também afirmou que é maior que o Templo (Mateus 12:6, maior que Abraão (João 8:57), maior que Jonas (Lucas 11:32), maior que Salomão (Mateus 12:42) e mais importante que Jacó, sem desmerecer qualquer um deles, portanto, também não desmereceu o santo sábado, pois é o Senhor de Tudo, pois está Escrito que Deus lhe deu toda a autoridade sobre tudo o que existe:

    “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra”. Jesus, em Mateus 28+18,

    2) A maioria evangélica, católicos e ortodoxos julgam, temerariamente, que a Ressurreição de Jesus teria anulado, teria riscado das Rochas de Deus o Mandamento do Sétimo Dia, dando lugar ao primeiro dia da semana, o tal domingo, mas isso é absolutamente impossível, pois não há uma só linha no Evangelho que autorize tal mudança, mesmo porque Está Escrito que Deus Nunca Muda em suas Promulgações à Humanidade:

    “Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva. Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente”. Isaías 40:7.

    “Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor, mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada”. I Pedro 1:24.

    Então, segundo as Escrituras, o sábado é para sempre, e se teria havido mudança a respeito, essa foi criada pelo homem e nunca por Deus. Quanto a isso, num descuido, o clero católico confessa, por escrito, o seu gravíssimo erro ao atentar violentamente contra o Sétimo Dia:

    “A Igreja de Deus, porém, achou conveniente transferir para o domingo a solene celebração do sábado”. Catecismo católico, Edição2, Editora Vozes, Petrópolis, RJ. 1962.

    “Não o Criador do Universo, em Gênesis 2, mas a Igreja Católica pode reivindicar para si a honra de haver outorgado ao homem um repouso a cada sete dias. Storia della Domenica, S.D. Mosna, de 1969, pg. 366

    3) Uma parte dos cristãos julga que Jesus acabou com as leis a favor da graça e da liberdade, mas Jesus fez tudo exatamente ao contrário, pois legitimou TODAS as leis do Decálogo em sua primeira pregação à Humanidade, no Sermão do Monte e ainda amentou o grau de observação em algumas das 10 leis (Mateus, 5:21 a 32.

    “Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei sem que tudo seja cumprido”. Jesus, em Mateus 5:17 a 37. Está Escrito que tudo será cumprido na Consumação dos Séculos, no Grande Dia de Jesus, quando os Portais do Reino de Deus serão abertos aos mortais de Jesus, antes fechados desde Adão e Eva (João 14:1 a 3, como também em 1 Tessalonicenses 4:13 a 17).

    Se Jesus Cristo afirmou que das leis de Deus Pai nem mesmo um simples til se poderá retirar, é absolutamente impossível atentar contra a lei do sábado, pois o Quarto Mandamento contém 80 palavras ou 433 caracteres. E assim, pelo menos até o Grande dia da Volta de Jesus, o sábado é para sempre!

    4) A ampla maioria cristã alega que em sua vida pública Jesus teria violado os sábados ao trabalhar nesse dia, mas quem o acusou de violar os sábados foram os fariseus, os filhos do diabo, assim como Jesus Cristo os nomeou em João 8:44. A respeito dessa acusação dos filhos de Satanás, vamos ver que Jesus respondeu a eles que apenas APARENTAVA que ele desrespeitava os santos sábados:

    “Se o homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja quebrantada, indignais-vos contra mim, porque no sábado curei de todo um homem? Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça”. Jesus, em João 7:23 a 24

    “E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga (filho do diabo acusador), indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado. Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber? E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?”. Lucas 13:14-16, Jesus revela que o amor de caridade tem preponderância sobre qualquer lei (1 Coríntios 13:13)..

    “E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles (os fariseus do diabo), para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados? E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por consequência, lícito fazer bem nos sábados. Então disse àquele homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e ficou sã como a outra. E os fariseus, tendo saído, formaram conselho contra ele, para o matarem”. Mateus 12:10-14.

    “E os escribas e fariseus (filhos do diabo) observavam-no, se curaria no sábado, para acharem de que o acusar. Mas ele (Jesus) bem conhecia os seus pensamentos; e disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te, e fica em pé no meio. E, levantando-se ele, ficou em pé. Então Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E, olhando para todos em redor, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele assim o fez, e a mão lhe foi restituída sã como a outra. E ficaram cheios de furor, e uns com os outros conferenciavam sobre o que fariam a Jesus”. Lucas 6:7-11.

    “E dizia-lhes Jesus: Invalidais o Mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição”. Jesus, em Marcos 7:9

    5) O sábado é o ÙNICO Mandamento chamado por Deus de Santo e Bendito e o Único estabelecido como UM SINAL entre ele e a Humanidade: “Santificai os meus sábados, pois servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR, vosso Deus”. Ezequiel 20:20.

    Ora, se o sábado foi estabelecido por Deus como UM SINAL entre ele e a Humanidade, de modo algum jamais sairá dessa condição divina. Quanto aos que julgam que esse Sinal foi dado apenas aos israelitas, então, nesse caso, nós não podemos nos servir de nenhum livro do Velho Testamento, nem dos Salmos, etc. e nem mesmo de Malaquias, muito usado para legitimar os dízimos. É ou não é? Dois pesos e duas medidas não vale! Além disso, abaixo, no capítulo 7, Está Escrito que nós somos os legítimos herdeiros dos israelitas e que Jesus, de todos nós, fez UM SÓ POVO.

    6) Dizem os sábios que um bom exemplo vale mais que mil palavras. É ou não é? É claro que é! então, vamos ver os vários exemplos de Jesus e de sua Igreja Primitiva santificando os sábados (que valem mais que milhões de palavras) até mesmo décadas após a Ressurreição? Essa parte ANULA completamente as pretensões dos que defendem erradamente o domingo “substituindo” o Sábado Santo, solene e Abençoado do Senhor:

    “E, chegando a Nazaré, onde fora criado, (Jesus) entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler”. Lucas 4:16. Jesus, nos concedendo o exemplo, pois segundo o Mandamento e a Tradição israelita, guardou o sábado por toda a sua vida.

    Antes da ressurreição de Jesus, os cristãos faziam do sábado um dia de louvor:

    “O sábado ia começar. Ora, as mulheres que tinham ido da Galiléia com Jesus, indo, observaram o sepulcro onde fora colocado o corpo de Jesus. Voltando, prepararam aromas e bálsamos. No sábado, observaram o repouso, segundo a Lei”. Lucas 23:55 – 56. A Igreja de Jesus, nos concedendo o exemplo.

    Então, Jesus ensinou a sua Igreja a ser também legalista! Vejamos a Igreja Cristã aos tempos de Paulo, décadas depois da ressurreição de Jesus os cristãos de Paulo fazendo do sábado um dia de culto e louvor:

    “No dia de sábado, saímos fora da porta, junto ao rio, onde julgávamos haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido”. Atos dos Apóstolos 16:13.
    Esse preceito revela, com toda clareza, de modo irrefutável, um culto de louvor aos sábados pelos cristãos. As mulheres cristãs sempre trabalhavam, só não aos sábados. Então, segundo o preceito acima, estavam em dia de descanso, santificando os sábados assim como os homens! Mas fariseus de quase todas as denominações, também católicos e ortodoxos alegam que a Igreja de Jesus santificava o tal domingo. É possível uma tolice dessas, depois dessas revelações?

    “No sábado seguinte, concorreu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus, mas os judeus, vendo aquela concorrência, encheram-se de inveja…”. Atos 13:41 – 44.
    Se os judeus encheram-se de inveja não se tratava de uma reunião judia aos sábados, mas sim um culto cristão que reuniu quase toda a cidade para louvar no sábado. Isso não poder ser negado!

    “E todo o sábado, ensinava na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos”. Atos 18:4.
    Os defensores do domingo, inventado, argumentam, falsamente, que Paulo comparecia às sinagogas dos judeus aos sábados, porque era nesse dia que podia encontrá-los, mas não é o caso aqui, pois, pela sua tradição, os judeus jamais aceitariam que gentios pagãos – no caso presente os gregos – participassem de cerimônias em seus templos, em simples reuniões e nem mesmo jamais aceitariam permanecer com eles ou com outros pagãos no mesmo ambiente. Sabemos que o santo em vida Paulo não ensinava somente aos judeus, mas principalmente aos demais pagãos. Quanto a isso, se os primeiros cristãos guardavam o sábado mesmo após a ressurreição de Jesus, só isso prova a Grande Mentira do tal domingo, um feito gigantesco de Satanás, segundo o Apocalipse 13:7.

    Em Atos dos Apóstolos, conforme a tradição dos apóstolos de santificarem os sábados, um preceito é usado como referência ao Quarto dos Mandamentos:

    “Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado Olival, que dista daquela cidade tanto como a uma jornada de sábado…”. Atos 1:12. Ora, ao se referirem a uma jornada de sábado como exemplo pelos apóstolos de Jesus, é certo que se tratava de um preceito em uso.

    “Orai para que vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado”.
    Jesus Cristo, em Mateus 24:20, ressalta, novamente, a grande importância do sábado (nem no inverno que é muito frio, o que dificultaria a fuga dos inimigos romanos (na terrível carnificina, no massacre contra os judeus nos anos 70, no episódio Masada), nem nos sábados porque é o Dia Santo de Deus, consagrado para descanso e louvor.

    7) Os cristãos, em parte, alegam, altamente equivocados, que o Decálogo do Monte Sinai, no qual o sábado está intrínseco, teria sido dado apenas aos israelitas, e não a nós do Evangelho, por isso, alegam que “nós não temos obrigação de guardar”. Mas vejamos que a Verdade do Evangelho de Deus que nos faz herdeiros dos israelitas:

    “E todos os profetas, a começar por Samuel, assim como todos os que depois falaram, também anunciaram estes dias. Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus estabeleceu com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da Terra”. Atos dos Apóstolos 3:24 – 25. Os herdeiros não herdam apenas as bênçãos, mas também as obrigações.

    Novamente, a Verdade do Evangelho faz dos cristãos e de Israel um só povo:

    “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto; porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus”. Efésios 2:14 a 19.

    “…na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos que consistia em ordenanças…”. Esse verso, retirado do preceito acima, nada tem a ver com a derrocada do Decálogo, pois sendo isso impossível, o apóstolo Paulo, sempre dirigido pelo Espírito Santo de Deus, se refere às ordenanças e leis antigas, provindas de Levítico, criadas numa época para regular as ações dos israelitas nos difíceis 40 anos de deserto, mas que de forma alguma tiveram lugar no Evangelho de Jesus. E isso Está Escrito em Lucas 16:16, que revela:

    A lei e os profetas vigoraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei. Lucas 16:16 e 17 Esses dois preceitos nos mostram a derrocada (no Evangelho) das leis que escravizavam, que amaldiçoavam e até poderiam nos matar, se tivessem sido integradas no Evangelho. Em seguida a essas colocações, a Palavra de Deus novamente legitima o Decálogo de Deus (as 10 leis).

    “O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do homem é, também, o Senhor do sábado”. Jesus Cristo, em Marcos 2:28, respondendo à irritação dos judeus quando permitiu que seus amigos colhessem espigas (Mateus, 12:1), com o objetivo de mostrar que o amor de caridade tem de sobrepor-se a toda e qualquer lei, pois é maior que a fé (1Coríntios 13:13) e, por isso, tem de sobrepor-se até mesmo ao mandamento do Sábado, pois seus amigos estavam com fome pelas longas caminhadas. Da mesma forma, Jesus citou Davi que, com fome, ele e os seus amigos avançaram e comeram dos pães sagrados do templo, coisa proibida até para o rei, pois em ambos os casos não se poderia transferir a solução para o dia seguinte. Essa é a regra do sábado santo.
    Nesse mesmo preceito, Jesus legitima o sábado mais uma vez: o sábado foi criado pelo Deus Imutável por causa do homem. Portanto, enquanto existir o homem na Terra os sábados terão de ser observados, pelo menos pelos cristãos. E inegavelmente é mais uma Verdade do Senhor Deus que não pode ser contestada por ninguém, e de modo algum!

    Para aquele que julga que todos os dias são de Deus, isso é verdade, mas só um ele elegeu como Um SINAL entre ele e o homem e o único dia que nomeou como Santo e Bendito.

    No arquivo anexado temos um escrito que completa perfeitamente esse presente, de nome O Tratado sobre as leis de Deus, onde nos mostra como o sábado de Deus foi corrompido e porquê.

    Quem precisa de mais que isso para inteirar-se de que O SÁBADO É PARA SEMPRE??? PONTO FINAL!
    Waldecy Antono Simões walasi@uol.com.br

    http://www.segundoasescrituras.com.br Neste site há vários arquivos que completam o presente:

    119 – O Tratado sobre as leis de Deus
    146 – Colossenses 2:16 fácil de entender
    148 – A maioria dos pastores evangélicos interpretam errado a Carta aos Gálatas
    150 – Absolutamente nada funciona sem leis
    151 – O fim da lei é Cristo, interpretado errado
    152 – Segundo Jesus, as boas obras são parte imprescindível para a salvação
    153 – Recado curto mostrando a verdade do sábado
    154 – As sete verdades sobre o sétimo dia
    156 – Raízes da Igreja

    Reply
  • Recado curto sobre os sábados
    Não adianta querer fazer Deus mudar um só til de suas promulgações, cravadas nas Rochas Sagradas das leis para que nunca se apagassem, que no caso dos fariseus modernos, julgam que Deus teria se arrependido de incluir o Quarto Mandamento, e depois o lixado, deixando a Arca da Aliança aleijada. Só na cabeça do tolos…
    O sábado será sempre o Dia do Senhor, primeiramente porque foi instituído na Criação, foi abençoado e santificado por Deus (quando ele abençoa é para sempre), Em Ezequiel 20:20 foi instituído como um Sinal entre ele e a humanidade (quanto a isso Está escrito que Deus não faz distinção de pessoas ou de raças (Atos 3:24 e 25) ; Está Escrito em I Carta de Pedro 1:24 que DEUS NÃO MUDA e que sua Palavra permanece eternamente. Como ele escreveu, pessoalmente, a Lei do Sétimo Dia nas Rochas Sagradas é para sempre; Jesus promulgou que O SÁBADO FOI CRIADO PARA O HOMEM (Marcos 2:28); Jesus bradou que podem passar os Céus e a Terra antes que das leis se consiga retirar um só caractere, e a leis do sábado tem 433 caracteres (Mateus 5:15 a 37) Sobretudo, Jesus santificou os sábados, sua Igreja, seus apóstolos e a Igreja de Paulo santificaram todos os sábados e jamais um só domingo (Lucas 4:16; Lucas 23:55; Atos 16:13; Atos 13:31 a 44) Outro dia, ouvi o pastor Malafaia afirmar que os evangélicos não guardam o sábado porque nove dos mandamentos estão repetidos no Evangelho, mas o do sábado não; Pura Utopia e desconhecimento bíblico, pois o sábado está repetido por 10 vezes: Marcos 2:28; Lucas 4:16; Lucas 23:55; Atos 16:13; Atos 13:41; Atos 18:4; Atos 1:12; Atos 24:20; Hebreus 4:4; Mateus 5:17 e seguintes.
    Jesus nomeou aqueles que o acusavam de violar os sábados de Filhos do Diabo. João 8:44. Jesus respondeu a eles que apenas APARENTAVA que ele desrespeitava os santos sábados:
    “Se o homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja quebrantada, indignais-vos contra mim, porque no sábado curei de todo um homem? Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça”. Jesus, em João 7:23 a 24

    Estudando-se o Novo Testamento com critério e atenção, concluímos que a palavra de Deus não atribui nenhum significado litúrgico ao dia da ressurreição, simplesmente porque esse acontecimento tem de ser visto apenas como uma realidade existencial experimentada pelo poder do Cristo vitorioso também sobre sua própria morte. De modo algum a ressurreição de Jesus pode ser vista como uma prática cristã associada ao culto aos domingos. Cristo, que havia ressuscitado a outros, não poderia ser vencido pela morte, o que anula totalmente a pretendida importância do tal domingo. Mas a Monumental Vitória de Jesus Cristo deu-se com a sua sofrida Morte na cruz! E não há uma linha no Evangelho que aponte qualquer indício da troca maluca do sábado pelo domingo. Coisa do papado romano para que se cumprisse a profecia no Apocalipse 13:7: Satanás venceu os santos.
    Então, apesar dos pastores famosos e não famosos, O SÁBADO É PARA SEMPRE, PERPETUAMENTE e foi o Senhor Deus quem nos revelou isso quando promulgou que sua palavra permanece eternamente!
    Waldecy Antonio Simões walasi@uol.com.br

    http://www.segundoasescrituras.com.br Neste site há vários arquivos que completam o presente:

    (Todos livres para publicações)

    119 – O Tratado sobre as leis de Deus
    146 – Colossenses 2:16 fácil de entender
    148 – A maioria dos pastores evangélicos interpretam errado a Carta aos Gálatas
    150 – Absolutamente nada funciona sem leis
    151 – O fim da lei é Cristo, interpretado errado
    152 – Segundo Jesus, as boas obras são parte imprescindível para a salvação
    153 – Recado curto mostrando a verdade do sábado
    154 – As sete verdades sobre o sétimo dia
    156 – Raízes da Igreja

    Reply
  • Penso sobre os mandamentos assim, não sei se estou certo:
    Quando Jesus falou sobre amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a ti mesmo, ele não aboliu a nenhum mandamento. porque quando se diz sobre os 6 últimos mandamentos é por que eu amo o meu próximo e quando se diz sobre os quatros primeiros é porque eu amo a Deus . Por que da mesma forma que eu não poderia guardar o sábado eu poderia dizer falso testemunho do meu próximo. Mas muitos iriam dizer que eu não poderia dizer falsos testemunhos porque tenho que amar o meu próximo, então deve também guardar o sábado porque eu amo a Deus. Deve ser guardado os dez mandamentos do primeiro ao último.

    Reply
  • A descoberta do sábado foi uma das descobertas espirituais mais linda que pode ter acontecido em minha vida.Eu guardava as quartas e os domingos.Saber e vivênciar o sábado com consciência fez toda diferença em minha vida espiritual e na vida do meu marido.Eu até ia aos cultos no sábado mas, não fazia idéia de que era o dia Santo e certo e escolhido por DEUS. Quando eu conheci a BÍBLIA, o sábado e os mandamentos tive uma paz imensa em meu coração em saber que DEUS guiou os meus passos para o caminho certo que eu tanto busquei…Amo a escola sabática e amo almoçar com os casais e os solteiros da escola sabática nesse dia.Desde o dia que eu conheci a espiritualidade do sábado os meus sábados nunca mais foram os mesmos…

    Reply
  • Todos os discípulos mencionados eram de fato judeus, mas em atos vemos que aos gentios não nos impuseram jugo algum a nao ser nao comer carne sufocada, sangue, coisas sacrificadas a idolos e a fornicaçao, e tambem o apostolo paulo fala a timoteo que oque for ligado na terra sera ligado no céu porque onde estiver dois ou tres reunidos ali deus estara, entao se e costume do nosso pais e nossa religiao guardar o domingo como setimo dia, nao ha por que Deus tambem assim nao concordar, porque para os judeus a semana começava no domingo, para nos a semana de trabalho começa na segunda feira, entao o domingo e o nosso setimo dia, e o nosso sabado.

    Reply
  • Oi Fabiana,

    Gostei do seu vídeo, mas logo na introdução ficou um tom de brincadeira, (tchutchucos da Fabi, um pouco gritado) como os assuntos são sérios, sugiro com carinho, que vc usasse um pouco de mais seriedade quando da apresentação de seus vídeos para eles ficarem mais efetivos.

    Att,

    Claudia
    Claudia

    Reply
  • Há uma constante dúvida sobre o porquê que os que guardam o Sábado se permitem serem beneficiados pelos transportes, luz, água, etc. No quarto mandamento tem a resposta. DEUS respondeu. “Nem tu, nem teu filho, nem o forasteiro de suas portas para dentro”. Não está ali por acaso. Todos que estão sob a nossa responsabilidade não devem trabalhar, nem o animal. Os serviços que funcionam sem meu poder de gestão não sou responsável, mas todos da minha porta para dentro, ou seja, sob minhas ordens, não devem funcionar no Sábado. Os demais, não tenho gerência.

    Reply
  • o sábado é muitoooooooooo mais que um dia de guardar, é um especial afinal é um dia em que fazemos aquilo que é bom, é um dia de esquecermos os nossos deveres e vontades e voltarmos para DEUS e suas vontades. DEUS DIZ QUE OBEDECER É MELHOR QUE SANTIFICAR. o dia de adoraçao foi mudado pelo HOMEM 2X ( foi o que vi no site dos desbrava) o papa nao é santo, ele é pecador como nós. ”Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
    E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
    Apocalipse 22:18-19”.
    ”Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.
    Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
    Mateus 5:18-19”.
    TENHO UMA DÚVIDA: PODE USAR REDES SOCIAIS NO SÁBADO?

    Reply
    • Acho que depende muito do propósito. Rede social é como estar numa roda de conversa e do mesmo jeito que as conversas são diferentes no sábado, a atividade na rede social deve ser diferenciada.

      Reply
  • Ola fabi.
    É totalmente aceitável que todos os exemplos de personagens biblicos que VC usou tenham guardado o sabado , afinal eles eram judeus.
    Mas já os apóstolos ter guardado o sábado, em especifico Paulo que era o apóstolo do gentios, ainda aguardo as referencias bíblicas pois estou com dificuldade de encontrar. Eu encontro com facilidade passagens que não incluem o sábado como algo que deva ser passado como doutrina, principalmente aos gentils, ou seja nós.
    Ref. Gálatas 2:1-10. Colossenses 2. E a proposto, o dia do senhor de apocalipse 1:10 é realmente o sábado?
    É só estudarmos um pouco e veremos que o dia do senhor no antigo testamento não se refere ao sábado. Muito menos no novo (apocalipse 1:10). Se puder me passe as referências em que mostre os apóstolos guardando o sábado ou o incluindo como doutrina as igrejas assim como amar Deus, amar ao irmão, honrar pai e mãe, não adulterar, não roubar, não dar falso testemunho, para todas esses mandamentos eu encontro referências.
    Um abraço, que Deus nos de graça para encontrar a plenitude da sua palavra a ele seja a gloria Amem.

    Reply
  • Oi Fabi, sou da igreja Adventistas de Boston, assisti vc aqui e tenho seu livro que por sinal, amei!!!! Amei também seu vídeo sobre o Sábado. Oramos por isso. Ficou tão bom que fiquei pensando se seria possível vc fazer em inglês. Seria por uma razão especial para alguém que talvez só vá entender se for explicado assim do seu jeitinho. Não precisa ser super produzido pode ser caseiro. Mando meu telefone se não quiser por na rede. Se não puder tudo bem. Mas vc falou todo que eu gostaria de falar mas sabe aquele problema do ” santo de casa não faz milagre” ? Então ! Vou por meu email novamente glaupeixoto@gmail.com se puder me responde. Please may God bless You. And Happy New Year

    Reply
    • Oi, linda! Se você traduzir, posso colocar legendas. Não garanto conseguir gravar outro, pois estou numa correria e já deixei material gravado justamente porque estarei fora uns dias! beijocas, gata!

      Reply
  • Oi Fabi, muito bom seus vídeos!! Aprendo muito.. Acredito na guarda do sábado, porém gostaria de uma posição sua em relação a serviços essenciais realizados no sábado, como de médicos, bombeiros, policiais etc. Deveria ser feito como trabalho voluntário, caso o mundo todo guardasse o sábado?

    Aguardo resposta,

    Um grande beijo!

    Reply
    • Bom o negócio não é não trabalhar no sábado mais sim não fazer as coisas para você então se você é um policial ou um médico você pode guardar o sábado e continuar exercendo sua profissão como um voluntario nesse dia abrindo mão do dinheiro que você iria receber fazendo assim o bem para o próximo sem receber nada em troca assim como Jesus fazia ao curar as pessoas. Espero que tenha entendido tenha uma ótima semana e que Deus te abençoe

      Reply
  • Muito boa a explicação, mais gostaria de saber com relação a profissões essenciais no dia de hoje que não param.
    Caso você precisa da policia no dia de sábado, ou de um médico, você fará com que esses profissionais trabalhem?
    Acho isso sem lógica, pois você guarda o dia do sábado, mas se precisar vai fazer com que outros trabalhem no dia de sábado por você.
    Sua salvação esta assegurada e a do outro não.
    Acha correto isso?

    Reply
    • Bruno, acho que a Fabiana poderia lhe responder melhor, mas posso te dar um exemplo das pessoas que trabalham nos hospitais adventistas. Como profissionais da saúde são essenciais 24h, obviamente os hospitais não fecham, contudo, os funcionários não recebem salário por esse dia, ou seja, é um trabalho voluntário.

      Acredito que não se pode perder o foco do sábado, é um dia de adoração… devemos fazer o possível para estarmos conectados com o Criador…Mas somente com muita oração e comunhão, a pessoa conseguirá escutar a voz de Deus e enxergar os Seus planos…
      A oração sincera é sempre respondida!

      Um abraço e fique na Paz!

      Reply
    • Bom o negócio não é não trabalhar no sábado mais sim não fazer as coisas para você então se você é um policial ou um médico você pode guardar o sábado e continuar exercendo sua profissão como um voluntario nesse dia abrindo mão do dinheiro que você iria receber fazendo assim o bem para o próximo sem receber nada em troca assim como Jesus fazia ao curar as pessoas. Espero que tenha entendido tenha uma ótima semana e que Deus te abençoe

      Reply
  • Grato pelo esclarecimento, Fabiana. Com a a sua justificativa e sinceridade, me esclareceu muita coisa da qual eu não conhecia sobre o Sábado. Grato mesmo. Deus te abençoe. Abraços e fique na Paz.

    Reply
  • Fabi, o Senhor Jesus veio pra que tivéssemos vida! Não se prenda tanto a essa questão do sábado, pois não sabemos o dia nem a hora que o Senhor virá, então mantenha sua comunhão com ele todos os dias, pratique isso todos os dias e não somente no sábado. 😉

    Reply
  • Sou de Leiria – Portugal
    Foi o primeiro video do seu programa que vi. Para mim foi excelente.
    Foi uma apresentação muito simples e muito clara sobre aquilo que Deus quer para a humanidade.
    O B E D I Ê N C I A.
    Durante muitos anos fui católico mas porque quis ser obediente à Lei de Deus, hoje guardo o Sábado.

    Reply
  • Graça e Paz irmã Fabiana.
    Parabéns, ótima performance. Sua simpatia e clareza torna ainda mais fácil entender a mensagem exposta pela senhora.

    Reply
    • Mas explico que nos 10 Mandamentos o sábado é diferente da escrita dos outros sábados/feriados… existe uma diferença fundamental! Beijocas e obrigada por comentar!

      Reply
  • Deus seja louvado, pela oportunidade que Ele lhe concedeu para estar falando de Sua Palavra, desta Verdade que o inimigo tem levado a maioria a duvidar e mesmo àqueles que lêem e crêem na Sua Palavra, mas não na Sua totalidade. Graças a Deus está se cumprindo Mateus 24:14.

    Que Deus continue fazendo de vc um instrumento poderoso, assim como a TV Novo Tempo

    Deus concede dons a cada um de nós, creio q

    Reply
  • Olá irmã Fabi!
    Gostaria de saber, se ir aos cultos nos sábados é deixar de guardar o sábado? eu amei quando vc disse que o homem queria fazer do sábado um fardo pesado,por isso que Jesus falou que não poderiamos deixar de fazer o bem á alguém porque é sábado.Mas queria saber até que ponto, deve ser guardado o sábado? o que você acha que fazendo além de trabalhar é violar o sábado?
    Eu quero muito guardar o sábado e tentar englobar na minha vida todos os mandamentos.
    Um beijo e a paz do Senhor!

    Reply
    • Ir ao Templo no sábado é uma das coisas a se fazer, Aninha… Estes textos de Isaías nos ajudam a compreender a essência da coisa:

      Isaías 56:2;

      “Bem-aventurado o homem que faz isto, e o filho do homem que nisto se firma, que se guarda de profanar o sábado e guarda a sua mão de cometer algum mal.”

      Isaías 58:13-14

      “Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse.”

      beijocas

      Reply
  • Eu só queria saber assim, o que é Guardar o sábado ? por exemplo eu não posso lavar louça? não posso fazer comida? ou tipo, ir no cinema?
    sei que posso ta sendo ignorante em minhas perguntas, é que eu sou mesmo, estou aprendendo agora a ser obediente, estou estudando a bíblia e estou em Jeremias, e já lie muitas vezes que temos que guardar o sábado, porque ele é santo, e eu gostaria muito de saber se estou fazendo certo, se consigo ensinar meus filhos a maneira certa, quero aprender mesmo. Desde já quero pedir desculpas por perguntas que podem parecer tolas, mas são dúvidas mesmo. Obrigada

    Reply
    • Elke, não está sendo “ignorante” não, pois quem não sabe pergunta e começa a saber. Simples assim. O sábado é um dia diferenciado e o que pode ser deixado para outro dia, que seja, mas se não lavar a louça vai te deixar paranóica, melhor lavar e aproveitar o sábado com a família do que ficar o dia todo pensando nisto, né?! rsrs beijocas

      Reply
  • Eu gosto da ideia de guardar o sábado, sou cristã mas não fui ensinada a guardar este dia. Porém, ouço, assisto e leio algumas pessoas que praticam a guarda do sábado e acho muito bonito. Quero te parabenizar, porque entre essas pessoas você foi a que melhor me esclareceu esse assunto. Não quero sair da minha denominação mas quero guardar o sábado, porque pra mim mais importa agradar a Deus e ter um dia inteirinho pra dedicar só a Ele! Tudo o que você disse nesse vídeo fez muito sentido pra mim. Obrigada!!!

    Reply
  • Muito legal a sua explicação, que Deus a abençoe e de sabedoria para continua a explicar coisas tão complexas de formas tão simples.
    Um abraço.

    Reply
  • querida, gostei muito! só me fortaleceu ainda mais… tenho 15 anos e estudo numa escola não-cristã, e até fizeram meu pai assinar um termo pra ele se comprometer a me fazer estudar, eu passar de ano, só por causa do sábado, sendo que eles já tinham feito muita lábia, pra tentar me convencer a desistir, e além do mais, meu pai tinha que ir lá me pegar (pq eu estudo a tarde de 1 – 7 da noite) pq n me liberavam pra sair na sexta, como foi hj. e ainda, meus pais não são adventistas do sétimo dia como eu, então sempre foi mais dificil, e videos assim, sempre me deram mais forças pra prosseguir. passei de ano, e posso dizer que o nosso Deus é fiel quando é preciso, tudo depende se vamos a Ele pedir ajuda ou não. beijos, #FelizSabado !

    Reply
  • Fabi, amei! Fala mais sobre seu sábado.. O que vc faz, o que vc não faz, e sobre vc começar a guardar o sábado no por do sol da sexta…. Gosto de aprender e achei sua explicação bem sensata! Beijos

    Reply
    • É uma boa ideia. Eu até fiz isto no meu livro Submissa? já leu? loja.fabianabertotti.com (capítulo 7, se não me engano!) beijocas

      Reply
  • Legal seus motivos! primeira vez que vi um raciocínio logico levando a uma justificativa, que torna a ação mais profunda que uma doutrina. Não me convenci ainda que eu deveria fazer o mesmo… não senti esse conselho quando li essas passagens, mas vou revisitá-las…

    Reply
    • Oi, Carlos, pois é, mais que do dogmas sem razão ou tradição cega, tentei expor o que aprendi na Palavra. Aceitando ou não pra si, fiquei feliz que sentiu o respeito que quis passar ao responder meus motivos de guardar o 4o. Mandamento. Um abraço!

      Reply
  • Louvo a Deus por sua vida! Acho vc uma pessoa feliz com Jesus, muito diferente de estar feliz com ele. Deus continue te abençoando.

    Reply
  • Gostei, muito do seu video, do fundo do coraçao gostei muito, queria eu ter esse prazer e conseguir guardar o sabado que deus te abençoe, e muito bom isso que vc faz que deus permita que vc faça cada vez mais e melhor

    Reply
  • Muitoo bom 🙂 não entendia mt vem isso antes mas tirou minha dúvida ‘ gosto mt de vc e continue smp esta pessoa amável e iluminada :** aaah meu livro chegou e estou amando obg

    Reply
  • Olá! Talvez você possa me ajudar em uma dúvida que ninguém que guarda o sábado me respondeu….

    As igrejas e pessoas que guardam o sábado (sendo uma das mais famosas a IASD) em seus cultos utilizam energia elétrica, água para os banheiros, telefone… TODOS esses serviços precisam de alguém trabalhando de plantão 24/7 para serem mantidos. Ou seja, a igreja e membros não podem trabalhar no sábado, mas podem se utilizar do serviço de alguém que está trabalhando… Seria isso uma falta de coerência? E não façamos o joguinho do “guardo o sábado por amor, ninguém vai pro inferno por não guardar o sábado”, sendo que a Ellen White é enfática em seus escritos: “Santificar o sábado implica salvação eterna” (Testemunhos Seletos). Qual sua opinião sobre isso?

    Obrigado! A paz do Senhor!

    Reply
    • Oi, Cleverson. Pergunta perspicaz e imagino que já respondida mentalmente. Mas vamos simplificar? Infelizmente nem todo mundo guarda o sábado e a luz estará sendo fornecida do mesmo jeito. Eu acendendo meu interruptor ou não, terá alguém trabalhando por vontade própria do outro lado da linha. É diferente de eu estar num hotel no sábado e poder evitar o trabalho do outro. NO meu caso, costumo deixar o aviso na porta para não arrumar o meu quarto, por exemplo. Não estamos num mundo ideal e cada um tem liberdade para fazer o que quiser, mas que não seja eu a incentivar que o outro na transgressão. Contudo, imagino que tenha até respostas melhores que as que eu poderia elencar aqui, mas pelo tom ( “falta de coerência, “joguinhos”, etc) já senti que o problema aí não é só a Lei, mas mágoa ou preconceito quanto ao assunto ou as pessoas relacionadas a ele. Espero que, de verdade, possa olhar com carinho e não com preconceito para este assunto. Com carinho e respeito, Fabi.

      Reply
  • Eu tinha muita curiosidade, minha denominação, não necessariamente fala de guardar o sábado em todos os pontos, eu acho o sábado um dia sagrado, santo, mas via muita gente de outras denominações me explicando deu ma maneira que parecia transmitir, o sábado, como um “carcere” religioso… Mas eu estou vendo que eu guardava o sábado naturalmente! rsrsrs E as dúvidas que eu vinhe tendo pelo vídeo, você explicava logo em seguida com exemplos, perfeito! Que Deus continue lhe abençoando sempre!

    Reply
  • gostei msm nao guardando o sabado dessa forma mas adorei a explicaçao.. servimos o msm Deus e como vc falo a lei nao salva ninguem o que salvar é confersar a Jesus como unico salvador atraves do sacrificio dele na cruz..

    Reply
  • Ai fabi….
    Bgd pelo video , foi esclarecedor!!!
    Mas eu axo k kuando jesus foi morto e ressuscitou no domingo foi apenas para cumprir o k já estava escrito e n pk ele tava guardando o sábado…. E tbm axo k no NV testamento e ele n veio abolir o ” guardar o sábado ” mas axo k ele kis mostrar k podemos nos guardar pra ele o tempo td!!! N só tirar um dia apenas da semana pra contemplar td k ele é!!! … E td k ele fez!!! E td k podemos e devemos fazerde bom , observando sua palavra …
    Devemos nos guardar pro Senhor TDs os dias … N é fácil + se pedirmos à ele nós conseguimos…
    Bjs linda…

    Reply
    • Eu “axo” que seu “axismo” poderia até ser, mas é que a Palavra de Deus diz outra coisa, kkk mas obrigada por comentar, gatinha!

      Reply
  • Paz Fabi, eu sou evangélica da Igreja do Evangelho Quadrangular e concordo contigo, mas a maioria das empresas não permitem que descansamos no sábado, e sim no domingo, apenas quem é autônomo tem essa escolha, então eu acredito que pra Deus seja indiferente porque também ele nos diz que devemos respeitar as leis dos homens, como está escrito em Romanos 13:1-7.

    Reply
    • É verdade, Dau, muitas empresas dificultam, mas quando é assunto religioso, muitas abrem adaptações. Bem da verdade nos falta coragem de mostrar nossa fé, né?! beijocas, linda!

      Reply
  • Paz do Senhor.

    Minha irmã, Jesus guardou o sábado?

    Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar. Isso aconteceu num sábado,
    João 5:9

    Então os judeus passaram a perseguir Jesus, porque ele estava fazendo essas coisas no sábado.
    João 5:16

    Indignado porque Jesus havia curado no sábado, o dirigente da sinagoga disse ao povo: “Há seis dias em que se deve trabalhar. Venham para ser curados nesses dias, e não no sábado”. O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vocês não desamarra no sábado o seu boi ou jumento do estábulo e o leva dali para dar-lhe água? Então, esta mulher, uma filha de Abraão a quem Satanás mantinha presa por dezoito longos anos, não deveria no dia de sábado ser libertada daquilo que a prendia? ”
    Lucas 13:14-16

    Depois Jesus lhes perguntou: “O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar a vida ou matar? ” Mas eles permaneceram em silêncio.
    Marcos 3:4

    Se vocês soubessem o que significam estas palavras: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’, não teriam condenado inocentes. Pois o Filho do homem é Senhor do sábado”. Saindo daquele lugar, dirigiu-se à sinagoga deles, e estava ali um homem com uma das mãos atrofiada. Procurando um motivo para acusar Jesus, eles lhe perguntaram: “É permitido curar no sábado? ” Ele lhes respondeu: “Qual de vocês, se tiver uma ovelha e ela cair num buraco no sábado, não irá pegá-la e tirá-la de lá? Quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é permitido fazer o bem no sábado”. Então ele disse ao homem: “Estenda a mão”. Ele a estendeu, e ela foi restaurada, e ficou boa como a outra.
    Mateus 12:7-13

    Sobre os mandamentos

    Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? ”
    Respondeu Jesus: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”.
    Mateus 22:35-40

    “Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.
    Mateus 5:17

    JESUS não veio acabar com a lei, porém quando estavam Jesus, Moisés e Elias; veja o que Deus declarou: “Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no! ”
    Mateus 17:5

    Reply
    • Querido Paulo, leia de novo os versos que postou, veja o vídeo e responda sem preconceitos: Fazer o bem no sábado é transgredi-lo? Jesus aboliu a Lei? Por que tirar só um mandamento e todos os outros continuarem valendo?

      Pense com carinho nestas respostas… um abraço e obrigada por comentar!

      Reply
      • João 5:16 E por esta causa, os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.
        5:17 e Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
        E sabendo que guardar o sábado faz parte da lei judaica do antigo testamento,
        Gálatas 3:10 Todos aqueles pois que são das obras da lei, estão debaixo da maldição, porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei para faze-las. Então pra quem quer cumprir a lei e guardar o sabado, devem também guardar toda a lei judaica senão sera condenado, neste caso vocês deveriam praticar também a circuncisão entre outros quesitos da lei que vocês não praticam, neste caso eu prefiro seguir a Jesus e ficar debaixo da graça e não da lei, e ser salvo e não condenado. Abraço.

        Reply
        • Não estamos falando de Lei Judaica, mas da Lei Moral, dos Dez Mandamentos que você segue “não matando, não adulterando”, não mentindo e por aí vai. Veja de novo o vídeo e a explicação sobre as leis diferentes e claro, como deve ter visto: não acredito que a Lei salva. Sou salva pela graça imerecida. Um abraço!

          Reply
          • Para estes mandamentos de não matar, não adulterar… Ja basta os dois mandamentos que Jesus nos deixou, se amarmos o nosso próximo, jamais iremos matá-lo, ou roubá-lo por exemplo, porém o sábado é um costume judaico que nao interfere no amor que é oque Jesus veio pregar, e para nós gentios, o capitulo 15 de Atos dos apostolos, no versículo 28 diz: Portanto pareceu bem ao espírito santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Vsc 29: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da imoralidade sexual, se guardardes estas coisas, ja é o bastante. Que tudo lhes vá bem.

            Reply
  • Oi Fabi, tudo bem? Achei muito bênção toda sua explicação sobre porque guarda o sábado. Mas infelizmente algumas pessoas (assim como eu rs) não podem fazer isso por causa do trabalho. Faço produção de noivas e os casamentos, na maioria das vezes, ocorrem aos sábados ( e é o dia que eu mais trabalho).
    Deus te abençoe.

    Reply
  • Muito bom mesmo esse vídeo!!!! Pra complementar, o único dia que Deus colocou nome, todos os outros foram chamados de primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto e sexto.
    Só se coloca nome naquilo que se quer lembrar, apenas no que for importante!

    Reply
  • Interessante, pois eu sempre quis saber os motivos dos adv. guardarem os sabados!
    Nós de outras religoes guardamos o domingo, entao que mal vai vcs guardarem os sabados!
    Tudo eh questao daquilo que se acredita!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *