Proteína no desjejum ajuda a emagrecer

Proteína no desjejum ajuda a emagrecer

Já faz tempo que especialistas vêm dizendo que o café da manhã é uma refeição importante e que comer proteínas logo cedo ajuda a manter a saciedade por mais tempo e diminui picos de açúcar no sangue. Embora muita gente não sinta fome assim que acorda, pular esta refeição é comumente associado ao maior consumo de calorias durante o dia e à obesidade.

Mas agora, um estudo da Universidade de Tel Aviv descobriu que soro de leite, que é um subproduto da produção de queijo e encontrado em muitos produtos lácteos, foi mais eficaz no controle de açúcar no sangue do que outras fontes de proteína, como ovos, soja ou peixes. Ou seja, não basta ter proteína, mas o tipo de proteína importa.  blog_yogurt-7-foods-ward-off-winter-illnesses
Os pesquisadores israelenses dividiram os participantes da pesquisa em três grupos: o primeiro ficou restrito a comer proteína de soro de leite, em forma de shake ou iogurte; o segundo refeições à base de ovos, soja e atum e o terceiro ficou com carboidratos. Após 12 semanas, voltaram ao laboratório para serem avaliados e a surpresa foi que o primeiro grupo perdeu uma média de 7,6 kg, o segundo 6,1 kg e a turma do carboidrato 3,1kg.

Os especialistas explicaram que a dieta com maior concentração de proteína do soro do leite pela manhã suprime a grelina, o hormônio da fome, além de reduzir os picos de glicose, beneficiando pessoas com tendência à diabetes ou resistência à insulina, normalmente associadas ao alto consumo de açúcar e carboidratos. Sendo assim, um pote de iogurte natural pela manhã (não aquele adoçado, viu?!) pode ser de grande valia para quem luta com a balança.

No entanto, é preciso lembrar que o estudo é preliminar e se limitou a um grupo pequeno de pessoas obesas ou com sobrepeso, na faixa dos 59 anos e com diabetes tipo 2. Ou seja, talvez os mesmos resultados não sejam vistos com esta intensidade em jovens saudáveis.

Mingau de aveia feito com leite também é uma opção de baixo índice glicêmico e alta saciedade.

Mingau de aveia feito com leite também é uma opção de baixo índice glicêmico e alta saciedade.

 

 

fonte: http://www.independent.co.uk/life-style/health-and-families/health-news/breakfast-high-in-protein-linked-to-weight-loss-study-finds-a6970036.html#gallery

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *