Fabiana Bertotti

  • Home
  • PRODUTOS
  • Bem-estar
    • Saúde
    • Boa Forma
    • Carreira
  • Espiritualidade
  • Família
    • Sexo
    • Filhos
  • Beleza
  • Anuncie
  • — Contato
    • Agenda
Você está aqui: Home › comportamento › Quem é Ellen White, afinal?
Quem é Ellen White, afinal?

Quem é Ellen White, afinal?

comportamento, Leitura 23 de dezembro de 2015 5 fabianabertotti

Outro dia eu postei um vídeo da minha semana no Brasil e no meio do vídeo tinha um bate-papo com o Leonardo Gonçalves no aeroporto, nestas madrugadas da vida. Entre zoeiras e seriedades, falamos sobre uso da bateria na música sacra e ele mencionou Ellen White. Nos comentários do vídeo e na minha página várias pessoas se manifestaram e os grupos se dividiam em “quem é Ellen White?” “não mencionem o nome sagrado de EGW” and “porque vocês acreditam na tal da Ellen?”. Entre outros, obviamente. Um em específico me chamou a atenção e respondi, pois ele se sentiu ofendido por falarmos de Ellen White (escritora, profetiza, uma das fundadoras da Igreja Adventista, na qual tanto eu quanto o Leo congregamos) de maneira vulgar, sob seu ponto de vista.

Bom, se você não é adventista do sétimo dia e nunca ouviu este nome, peço que antes de ouvir qualquer pessoa, leia os livros dela. É uma das maiores escritoras do mundo com livros que abordam desde profecias, explicações bíblicas, saúde, educação, família e muitos outros. Li todos os seus escritos e biografias disponíveis e abalizadas sobre sua vida e obra. Claro que existem por aí muitas críticas a seu respeito e, sobretudo, muita falta de entendimento sobre seu trabalho e ministério. E antes que me perguntem: não a considero superior a Bíblia, mesmo porque ela mesma se disse uma “luz menor, que conduz à luz maior”. Este é um artigo curto, portanto, muito mais há pra saber, entretanto ratifico o convite para LER SEUS ESCRITOS, antes de formular sua opinião a respeito. Combinado? 😉

Para você que é adventista e como eu ouviu sobre Ellen Gold White desde pequeno, convido a pensar em como você fala dela. E faço isto com amor e seriedade, pois ao ter sido criada na igreja, confesso que por muito tempo eu a via como uma velha ranzinza que condenava tudo e todos. A ouvi pela boca de anciãos, pastores, ou de velhas rabugentas que citavam parágrafos, frases (e algumas que nunca existiram, aliás) fora de contexto e de entendimento. Foram as piores fontes/divulgadores possíveis, pelo menos pra mim. Até os 18 anos só tinha lido O Grande Conflito, Cartas para Jovens Namorados e Eventos Finais. Sempre com medo.

Contudo, tive o enorme privilégio de, já na faculdade, trabalhar no Centro White do Brasil, um dos 22 centros de pesquisa sobre os escritos dela ao redor do mundo. Trabalhei sob à tutela do Dr. Alberto Timm, PhD em História da Igreja e um dos maiores especialistas no assunto, hoje atuando junto ao Centro White Mundial (www.whiteestate.org). E por que digo isto? Porque foi lá, lendo todos os livros dela, os manuscritos no original, as biografias, ouvindo palestras e seminários de pesquisadores abalizados, que descobri a mulher maravilhosa que ela foi.

Foi lá também que entendi que ela passou por muitos períodos na sua caminhada com Deus e que é preciso analisar seus textos levando em conta os três grandes contextos da sua vida, os lugares onde ela viveu e o período histórico e social que a influenciou. Mais: é preciso reconhecer que entre livros hoje compilados, tem muitas cartas e conselhos para pessoas específicas, debaixo de um contexto cultural específico. Já sei que muitas pessoas vão me criticar por este parágrafo, mas antes de o fazê-lo, convido a estudar. Sim, estude e não só repita frases, conceitos e parágrafos que arraigou em sua mente ao longo da sua vida religiosa. Isto porque entre os piores divulgadores da obra desta mulher incrível, estão justamente os que se julgam zelar por ela. Lamentável.

Não que o façam por maldade, creio eu, mas por falta de conhecimento, por uma arrogância errante de quem só consegue enxergar um lado das coisas. E bem, as coisas sempre têm mais de um lado. Temos esta tendência mesmo, como seres humanos, de ver as coisas sempre com um pé no que sempre vimos e com uma inflexibilidade terrível para calçar os calçados dos outros. É por isto que mesmo um século depois de sua morte, Ellen White é tão relevante pra mim. Ela conseguia ensinar por princípios, refletir o caráter de Cristo em seus ensinamentos e mesmo quando de alguns de seus conselhos tenhamos que tirar o pó histórico, ela me convida a não refletir o pensamento alheio, mas voltar-me à Palavra, a base de tudo, a fonte de sua profícua escrita. Vou fazer uma lista dos meus livros preferidos dela, para te inspirar a ler também.

É sempre bom tomarmos o cuidado de estudar as coisas em seu contexto, nas suas variáveis e, sobretudo, respeitar a falta de conhecimento dos outros, respeitar as fases de aprendizado e vigiar a si próprio o tempo todo para não difamar, ainda que sem intenção, justamente as ideias e pessoas que acreditamos estar defendendo com a nossa postura.

EGW2

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
  • Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)

Relacionado

centro white, críticas, Destaque, Ellen White, escritos, Igreja Adventista, profetiza
Previous Post
O verdadeiro Natal
Next Post
Manifesto aos pais

Author

fabianabertotti

View all posts by fabianabertotti →

Related Posts

  • O que sonho para o meu filho {cartas para Theodoro}

  • Cartas para Theodoro – será que você já existe?

  • Deus, Kéfera e uma Lição

  • “Não tenho amigos, ninguém gosta de mim”

5 comments

  • William Brian 27 de maio de 2016 at 21:54

    Fabi, faz a lista dos seus livros preferidos!

    Reply
  • Michelle Cristina 11 de janeiro de 2016 at 22:54

    Não conhecia a Ellen, nem tinha ouvido falar nela… mas quando você postou um livro dela fiquei interessada, mas também não fui pesquisar nada, esses dias olhando minha estante de livros vi um fininho com umas 110 paginas, e li o White . Ai lembrei dela e fui ver se era ela mesmo o livros chama “A Grande Esperança ” Tem como Autora ela . Não encontrei grandes informações sobre este livro específico acredito que seja uma obra com alguns textos dela… Não sei ainda não terminei de ler… Mas logo no primeiro capítulo, eu pude ver um texto maravilhoso.. e no segundo vai melhorando, e ficando melhor a cada parte. Na minha cabeça não entra, que alguém possa falar contra uma coisa, sem ter certeza ou estudar… ou pesquisar… Falta de compreensão, de entendimento, devemos sempre calçar o chinelo dos outros para ver se serve, se não apenas tiramos do pé e damos para outra pessoa que sirva, não jogamos fora ou falamos mau. Se servir usamos de bom grado. Beijos Fabi sz

    Reply
  • Ana Mascarenhas 11 de janeiro de 2016 at 19:11

    Oi Fabi, tudo bem?

    Sou cristã também, mas não congrego na Adventista. Tenho alguns amigos que são da IASD, além de acompanhar pelas redes sociais pessoas como vc, a Laura Morena, a Darleide Alves, o Leonardo Gonçalves, entre outros.
    Estou falando tudo isso justamente para que eu não seja má interpretada. Como vc bem disse no seu texto, as pessoas (no contexto cristão em geral – minha opinião) tendem a ser “grosseiras” quando não se é seguido um determinado pensamento…
    A minha dúvida, é referente a Ellen! Vcs (Adventistas) consideram ela como uma escritora cristã, assim como outros? Ou utiliza-se reflexões dela em algum contexto doutrinário?
    Você deve estar se perguntado o motivo das minhas indagações. É porque certa vez, eu ouvir um pregador falar sobre, e me soou muito estranho (pra não dizer grosseiro). E relendo seu texto, me lembrei desse episódio, como me identifico muito com vc e a visão que você demonstra resolvi te perguntar!

    Desde já muito obrigada, um super beijo pra você e Deus continue te abençoando!
    Tchutchuca linda! 😉

    Reply
    • francisca 19 de maio de 2016 at 02:52

      Olá Fábi
      Sou evangélica da assembléia, comecei assistindo a TV novo tempo e o seu site.
      Gostei do modo da igreja adventista.
      Mas as pessoas ficam falando que é uma seita ,que seguem a Ellen White e que não é certo guarda o sábado.
      Gostaria que você me esclarecesse.
      Por favor! Aguardo uma resposta.
      Beijos

      Reply
      • fabianabertotti 27 de junho de 2016 at 18:18

        Te recomendo parar de “ouvir os outros” e estudar por si mesma, pois o povo fala demais, né?! Quanto ao sábado, não é só pra adventista, viu?! É pra todos os filhos de Deus. Tem vídeo sobre isto no canal! beijocas.

        Reply

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Loja da Fabi

    Colecao_4
  • Categorias

  • Pesquisar

  • Aconchego Contando os dias pra juntar toda a famlia no
    2 meses ago by fabibertotti Aconchego... Contando os dias pra juntar toda a família no mato!! Meu coração quase explode!! E por aí, qual a expectativa para o fim do ano??
  • Super poderes ativar!!! ele s estava jogando areia em mim
    2 meses ago by fabibertotti Super poderes ativar!!! ele só estava jogando areia em mim, mas olhar bobo de mãe já vê genialidade em tudo! ‍♀️tem aquela que ouve o clássico mã mã (som mais fácil e universal) e diz que o filho falou mamãe aos 3 meses , tem a outra que fala de como ele andou mais rápido que todos os bebês do mundo, que é o mais inteligente, forte, sensível e por aí vai... e você, confessa: o que acha de extraordinário no seu filho, mas que no fundo sabe que está plenamente na média?? Bora rir..
  • Comearam a chegar os produtos dos nossos parceiros para o
    2 meses ago by fabibertotti Começaram a chegar os produtos dos nossos parceiros para o novo quadro do canal: na cozinha da Fabi! Quem me conhece sabe que as panelas da  @belle .pot eram desejo. Pois além de lindas, duráveis e versáteis, são das mais saudáveis que se encontra neste mundo de ferro fundido! Sim, vocês pediram tanto as receitas de família que eu sempre mostro por aqui que neste final de ano, com todos reunidos, vou mostrar pra vocês os pratos mais gostosos da minha cozinha. Com participação de todo mundo da família Buscapé! Não espere um programa de culinária normal (porque não tem ninguém
  • J passava das 20h e estvamos na funo da rotina
    2 meses ago by fabibertotti Já passava das 20h e estávamos na função da rotina noturna do bebê. Ele trocava e vestia o pijaminha, enquanto eu arrumava a bagunça que tinha ficado no banheiro. Exautos, nos olhamos e trocamos um selinho. Theteo riu. “Feliz 14 anos de casamento” eu disse pra surpresa dele, que me revidou: Você lembrou! Eu confessei que não: “sua mãe acabou de me lembrar”. Rimos. Theteo riu. Pela primeira vez esquecemos de celebrar nosso aniversário de casamento. Até lembramos na semana anterior, mas o dia tinha sido intenso entre plantar grama, podar flores, colher verduras e arrumar tudo no sítio pra
  • Ateeeeee que enfim!!! Vocs pediram tanto e eu fiquei emotiva
    3 meses ago by fabibertotti Ateeeeee que enfim!!! Vocês pediram tanto e eu fiquei emotiva em dezembro, né? Regras: seguir o perfil e marcar 4 amigos (não vale famosos, né?!). O sorteio será dia 20 e neste dia seu perfil tem que estar aberto, tá?? Ah, e é a coleção TODA dos meus livros!! Solta o dedo que foi dada a largada!!
Tweets de @FabiBertotti
Direitos reservados à Fabiana Bertotti
loading Cancelar
Post não foi enviado - verifique os seus endereços de e-mail!
Verificação de e-mail falhou, tente novamente
Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por e-mail.