Segredo dos cachos saudáveis

Segredo dos cachos saudáveis

Amamos as chapinhas, secadores e os lisos deslumbrantes. Mas já é uma certa tendência de beleza, os cabelos mais naturais, mais ondulados e cacheados. Blogueiras e it girls vêm ostentando madeixas cacheadas e puxando um mercado de produtos, babylis, miracurls e outras maquininhas para proporcionar os tão sonhados anéis a quem não tem. Mas quem tem o cabelo naturalmente cacheado está sempre brigando com ele, uma injustiça!

Brincadeiras como chamá-lo de bandido (ou está preso ou armado) é só uma das maneiras de negligenciar a beleza das madeixas enroladas, que aliás, é maioria entre as brasileiras segundo pesquisa da Universidade Nacional de Brasília em parceria com o Instituto Beleza Natural. Segundo os estudiosos, 70% das mulheres em nosso País tem cabelos cacheados e nesta categoria se subdividem em ondulados (28%), crespos (21%), cacheados (17%) e muito crespos (4%).

blog_cachos3Mas para ser bonito tem que ser bem cuidado, hidratado, e respeitado. O cabelo crespo e cacheado é mais frágil, naturalmente mais ressecado e tem a estrutura diferente do cabelo liso. Imagine um spaghetti como um fio liso e um tagliarini como o cacheado, mais achatado. O que dificulta a oleosidade do couro cabeludo descer pela estrutura das madeixas. Todavia, com o tratamento correto você pode aposentar chapinha por um tempo e desfilar ondas e cachos saudáveis e bonitos.
Pra começar, esqueça as escovas e faça do pente de madeira com dentes largos o seu melhor amigo. Ele desembaraça sem puxar ou arrebentar os fios, além de controlar o frizz.
Cuidado com a quantidade de produto, sobretudo os sem enxágue. Cabelo ensebado de creme e constantemente molhado, marcando a blusa, não é cabelo bonito, nem saudável. Se seu cabelo é curto, aplique a quantidade equivalente à uma moeda de um real, espalhando bem, mecha por mecha. Se for maior, garanta duas moedas, mas aos poucos, espalhando bem pra não ficar grudado.
Troque a toalha de banho por uma camiseta de algodão na hora de secar. Ela é mais delicada e absorve melhor a água sem danificar o fio. E torcer para secar, jamais!

Se não está acertando o corte, uma solução pode ser pedir para o seu cabeleireiro cortar a seco, para poder visualizar melhor a forma e o tamanho. Um bom corte, valoriza o cabelo crespo.
Hidratação é a arma secreta óbvia. Se ele é muito seco, não use shampoo em todas as lavagens e em vez de aplicar o produto direto no topo da cabeça, dilua a quantidade de sempre num potinho, no chuveiro mesmo. Assim não acumula produto, distribui melhor e garante fios menos grudados na cabeça. Cremes, máscaras e condicionadores são todos muito bem vindos, mas longe da raiz.

Se o seu cabelo é muito ressecado, uma dica para ativar os cachos ao longo do dia é carregar na bolsa um ativador de cacho e borrifar durante o dia. Óleos naturais também dão aquela forma para garantir a umidade natural.

Use uma touca plástica para proteger os fios no banho, quando não for lavá-los e faça do difusor um aliado, ao invés do secador direto sobre os cachos. Se quiser investir mesmo contra os atritos que acabam danificando o fio, compre uma fronha de cetim, o tecido é mais liso e garante deslizamento sem fricção.

Dicas anotadas? Agora é só desfilar a bela juba por aí!

blog_cachos1

Este artigo é da minha coluna de agosto na revista Vida e Saúde!

3 comments

  • Fabi, excelente matéria, adorei! Mas só queria expor um detalhe, se quando vc falou da Universidade Nacional de Brasília vc se referia a UnB o certo é apenas Universidade de Brasília, não tem esse Nacional! Um beijo ?

    Reply
  • Não colocar creme na raiz no cabelo é impossível pra mim, principalmente perto da testa.
    Eis algo que nunca vou fazer. Meu cabelo é mais seco justamente aí!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *