
Solenidade de apresentação da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, e dos secretários da Pasta.
Na semana que passou a ministra Damares Alves foi assunto nas rodinhas, motivo de memes, críticas, entrevistas e só se falou dela. O motivo: meninos de azul e meninas de rosa, além da frase enfática ao tomar posse: “O Estado é laico, mas esta ministra é terrivelmente cristã”. Cheguei a postar uma enquete a respeito no meu Instagram e vi como as opiniões se polarizavam entre defesa cega e inconteste e ataques vis e descabidos. É assim, em tempos de rede social e público cada vez mais raso e raivoso, as coisas tomam proporções dantescas. Orei muito por ela nos últimos dias e o fiz por um motivo especial: conheço o ministério dela há anos, acompanhei muitos de seus sermões, palestras e admiro demais sua história de vida de como fez para transformar uma tragédia pessoal em trampolim para ajudar milhares de crianças. Você, caro leitor, pode até não gostar dela, não concordar com o que ela diz ou a forma como fala, mas se conhecer minimamente o seu trabalho, vai ter que se curvar à grandiosidade de seu comprometimento.
E porque esperei para falar dela? Porque desde o dia da sua nomeação um verso bíblico não me sai da memória: “Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas”, é o que diz em Mateus 10:16. Jesus aqui está enviando os discípulos para sua missão de anunciar o reino dEle e já avisa que vai ser duro lá fora, com os que odeiam a causa, com aqueles que vão caçoar, difamar, desencorajar. Ele segue dizendo que os seus serão chamados diante das autoridades, de gente importante e também serão julgados por todos. Contudo, sabe o que me intriga nesta orientação de Cristo? A combinação prudência das serpentes e simplicidade das pombas. Parecem opostos… mas são complementares.
A serpente precisa se esquivar, estar atenta, ter destreza e o que nossa sociedade chama de “malícia”, no sentido positivo de pensar um pouco no que “os maus poderiam pensar”. Só assim ela sobrevive na selva, fugindo dos predadores e conseguindo seu alimento. Por outro lado alguém só com esta prudência, cautela e juízo pode se tornar fria, insensível e até bastante pessimista quanto a tudo ao seu redor. É inviável! Pensar só no que tem potencial de perigo pode deixar você sempre de retaguarda, sem ação, sem o correto discernimento da missão. Ao mesmo tempo ele adiciona: simples como pombas. No original esta palavra está associada à pureza, inocência, singeleza. É assim que enxergamos o cristão cheio do amor de Deus e vivendo a missão, certo? Fazendo sua obra com até certa ingenuidade. Pregando livremente com sinceridade, aproveitando todo e qualquer ouvido pra testemunhar.
Agora imagine alguém com todo este amor e simplicidade jogado aos lobos, como Ele disse que seria o mundo que encontraríamos na missão? Presa certa, vítima fácil, acabada em poucos minutos. Daí a suprema advertência de combinar esta pureza à sagacidade da serpente, para que sobrevivêssemos no mundo adverso e mal, onde teríamos que semear. Sou cristã há 3 décadas, cristã de igreja mesmo, sabe? Fico imaginando a alegria da nossa ministra e de sua comunidade em chegar a este alto posto na Nação. O vislumbre de todo o bem que se pode fazer com o poder que ela agora tem. É muita euforia, alegria, gratidão a Deus pela oportunidade. Agora imagine alguém com o passado duro, de estupros, depressão e desejos suicidas vendo diante de si uma nação a alcançar com o amor de Deus guiando cada ação? Deve ser de amortizar o juízo. Eu estaria completamente embebedada de alegria.
Daí no menor segundo de descontração, entre os seus (e transmitida o tempo todo, como nos é próprio do tempo atual) ela se vê centro de polêmicas, vê seu sofrimento virando chacota, descobre que esta história de empatia entre mulheres não é assim tão imparcial e a festa se torna taciturna, pois é hora de lembrar: lobos!
Foi por isto que orei por ela e continuarei a fazê-lo. Não concordo com toda a postura pública, o que é normal já que não somos iguais, mas admiro e quero ver sua luta (que também é minha e deveria ser sua) se concretizar: a proteção da infância! Daí que queria ter ela ao lado só pra dar um beijo, um abraço e lembrar da orientação do nosso real Capitão: seja pomba, mas também serpente, pois quero você viva por muito tempo nesta selva!!
Quer saber como dar um verdadeiro presente para a vida da sua menina? Clique aqui e saiba mais sobre o meu curso on-line Menina dos Sonhos! Um divisor de águas na adolescência. As inscrições começam semana que vem!!
Concordo Fabi, penso exatamente igual a você sobre a Ministra
Que vergonha. O que ela tem falado seguramente não sairia da boca de Jesús.
Acho que serei um pouco massacrada aqui visto que o tribunal da internet não perdoa ninguém, mas discordo um pouco da tua opinião. Também sou cristã e entendo que a história da ministra é uma história sofrida, mas de superação. Também não achei correto as zoações com o testemunho dela sobre “Jesus e o pé de goiaba”, contudo não podemos ignorar que a ministra está em uma posição importante no governo, governo esse que representa uma Nação, Nação essa que não possui apenas cristãos, mas sim uma infinidade de religiões (ainda bem por isso!). O Estado é Laico – ou deveria ser – justamente para proteger todas as religiões igualmente e quando uma ministra se diz “terrivelmente cristã” ela está passando por cima de um direito. Religião e política não devem se misturar em momento algum, muito menos num cargo tão importante como o dela. A ministra deve pensar muito bem antes de falar, pois querendo ou não ela se tornou mais uma imagem do cristianismo e infelizmente a imagem que afasta as pessoas e não a que aproxima. Quero deixar claro que não estou falando do cristianismo sem regras em que “pode tudo” desde que aceite a Jesus. Estou falando que como representante do Governo ela deveria ter um discurso que não envolva fé nenhuma, mas sim um discurso voltado para o que ela precisa fazer dirigindo um ministério. A fé é algo pessoal e não deve ser imposto, muito menos pelo Governo. O discurso do “menino de azul e menina de rosa”, em minha opinião pessoal, não é nem o mais grave do que ela falou. O mais grave para mim foi o discurso do “terrivelmente cristã” e a bandeira do Estado de Israel ao fundo enquanto ela discursava. A História nos mostra que religião e política quando juntas causam mais mal do que bem. Damares deixou de ser uma missionária e agora é representante do Governo de um país que deve garantir os direitos de um povo heterogêneo em tudo, principamente na religião.
Fabi, achei pertinente seu posicionamento. Eu mesma não sou evangélica e não concordo com algumas coisas do texto, mas me trouxe à reflexão para conhecer mais quem é a ministra, como seu trabalho, por exemplo. Sair do mar de superficialidade das redes sociais e suas notícias de minuto. Quem sabe posso encontrar algo de bom na composição desse governo.
Perfeito Fabi…a partir de hoje depois deste texto quero me comprometer de orar por ela também…os nossos governantes precisam de muita oração!
Parabéns pelo seu texto maravilhoso!
Excelente texto. Perfeita aplicação do conselho de Jesus para nós, cristãos. Parabéns Fabi! ❤
Olá querida! Graça e Paz!
Tenho acompanhado você, que bom que temos muitas pessoas profundas e preocupadas com o povo e com o Reino de Deus na terra.
Gostei muito do texto, penso assim também. E que chegue até ela.
Linda reflexão, Fabi. Parabéns!!! 👏🏽👏🏽👏🏽
Obrigada, Fabi.
Em meio a tantas vozes ensurdecedoras, a sua foi como um bálsamo e um ensinamento. Permaneça firme! Estamos juntos nessa luta.
Fabi, que lindo texto, admiro sua sabedoria e suas sábias ponderações, que o Senhor continue abençoando e te guardando em seu ministério.
Concordo em parte com o que você diz, porém se ganha as pessoas para Cristo com amor e não é pela força. O estado é sim laico, ela não pode simplesmente ignorar quem não é cristão, ela tem que trabalhar para nação como todo, quer ganhar pessoas para o reino com seu alto posto? Dê testemunho com ações, do jeito que está só está transformando o evangelho em chacota.
Obrigada, havia me esquecido disso. São tantos os lobos, que as vezes mergulhamos profundamente papel de serpentes.
E por isso que eu te amo cada dia mas!!!!
Parabéns Fabi, que texto esclarecedor até mesmo para cristãos que julgaram a postura da ministra, também estou em oração por esta mulher guerreira que Deus a livre dos lobos😙
Sempre ponderada e correta você, parabéns.
Nossa, suas palavras me fizeram ver esta passagem bíblica sob uma ótica diferente, parabéns, você é muito inteligente e abençoadora
Ótima reflexão Fabi, talvez ela tenha se colocado equivocadamente em alguns aspectos, porém sua história e seu trabalho são indiscutíveis. Que o Senhor continue guiando as ações da ministra.
Maravilhoso!!! Até me emocionei 😥
Você escreveu exatamente o que eu penso, e outros mais não tem coragem de se posicionar.
Perfeito! Vc tem o dom de tocar os corações através da palavra falada e escrita, vc é admirável!
Eu pensava dessa forma mas jamais conseguiria expressar com tamanha sabedoria! Obrigada, obrigada!
Sigamos orando….
Fabi, sempre coerente … Como sempre!
Concordo com seu pensamento, Fabi! Amei a explicação do texto de Mateus. Fico feliz que pessoas que lutam pela infância tenha chegado ao poder. Defendi Damares quando atacaram seu testemunho de Jesus e o pé de goiaba. Mas acredito que os cristãos que estão no poder deveriam saber que estão lidando com uma nação de muitas pluralidades e deveriam ser mais atentos para serem mais cautelosos na fala, lado serpente. Estamos vivendo um momento crítico socialmente. Muita confusão e “liberdade”. Vai ser muito difícil confrontar certas ideologias. Mas acredito que os cristãos podem e devem criticar outros cristãos que estão no poder quando fazem algo não legal. Mesmo que eu esteja apoiando sua luta. O que eu vejo acontecer é que cobram muito apenas de um lado. Eu estava na igreja e falaram que tem que ter cuidado para não emprestar a boca para o diabo, e eu concordo com isso, o problema é que o puxão de orelha foi só para as pessoas que criticaram a postura de Damares, mas a galera que a estava defendendo usando até palavras como “só não entendeu quem é muito imbecil” “burro” não foi incluída. Nao concordo com isso, temos que ter muito cuidado com extremismo. Ambos os lados. Ser sábios quando criticarmos, é saber a hora de se calar mas também de falar e como falar. Vejo uma confusão muito grande no povo de Deus em relação a isso. Ou é 8 ou 80 a postura da galera.
Descordo. Ela não está separando a igreja do estado e sim colocando tudo no mesmo cesto, suas falas são ofensivas e desrespeitosas para com grupos aos quais suas lutas vão em desencontro com a ideologia de vida e bem estar da excelentíssima ministra.
Paz, Fabiana!
Concordo com seu post, em parte!
Por que, em parte?
Quem foi mais simples e mais prudente do que o nosso Salvador Jesus Cristo? No entanto, quem foi mais atacado em suas palavras e postura do que Ele?
Portanto, devemos sim, continuar intercedendo por ela e pelos demais que têm o objetivo de lutar pelo bem de nossa nação, para que enfrentem de cabeça erguida, os inimigos do bem, mas é quase impossível não se pronunciar algumas palavras e até pequenos equívocos (e ou pequenos deslizes), os quais serão utilizados para se criar um grande escarcéu, como foi essa situação, por pura hipocrisia dos hipócritas.
Concordo plenamente com o comentário da Sarah, ela tem q ser mais cautelosa, afinal n está falando pra comunidade dela.
Ela está falando pra todos os brasileiros.
Excelente Fabi. Eu acho que, em sua quem sabe inocência, ela ainda não tenha a malícia de medir um pouco mais suas declarações. Estamos em um país repletos de lobos polarizados por um jogo político sujo que tornou a nação num campo de guerra ideológica. Uma palavra mal colocada, ou mesmo a exposição de algumas ideias, cria todo um excesso. Eu não conheço muito do trabalho dela, mas conheço o seu, então sua visão sobre ela me tranquiliza. Estarei orando para que Deus dê a ela discernimento em meio à loucura polarizada de nosso país é que ela faça um excelente trabalho!
Ótimo texto Fabi, concordo com tudo!
Amei o texto Fabi e concordo plenamente com você!
Nossa. Que palavras sabias . Parabéns Fabi.
Amei o texto. A nossa Ministra não precisa de pessoas orientando o que ela deve ou não fazer. Mas precisa da nossa oração para que o Santo Espírito de Deus a guie…
Amei Fabi e fiquei emocionada ❤➕
Deus no comando de todas as coisas e sustentando a nossa irmã, amiga e ninistra Damares.
Amei Fabi e fiquei emocionada ❤➕
Deus no comando de todas as coisas e sustentando a nossa irmã, amiga e ninistra Damares.
Fantástico Fabi!
Penso exatamente assim. Uma pena quer nem todos estão dispostos a analisar com estes olhos…
Descordo das chacotas feitas a ela, porém, ela precisa ter mais cuidado nos discursos. Em uma entrevista pra Globo News ela disse que pro “povo” dela ela fala mesmo, só que agora ela não discursa apenas pra quem concorda com ela e acaba passando uma imagem errada dos cristãos. Espero que ela melhore nisso e veja o quão importa é começar a combater o abuso infantil e homofobia dentro das escolas.
Abraços Fabi
Excelente! É isso daí mesmo!
Fabi, obrigada por mais este post. Imagino que ele seja o eco de muitas vozes que silentes se calam, como a minha. Também oro pela Ministra, me identifico com sua causa e realmente desejo que Deus dê-lhe sabedoria para levar a cabo tudo que Ele planejou para vida dela, e Ele o fará porque é Bom!
Lamento profundamente pelo tratamento desumano que muitos tem dado à história de vida dela. Por outro lado entendo que os lábios deles apenas falam daquilo que lhes enche o coração. Infelizmente não se pode dar aquilo que não se tem: Amor, empatia, compaixão… só quem tem pode dar.
Se possível, inclua minha família em suas orações. Estamos indo, meu esposo e eu mais uma vez para o campo missionário, dessa vez Costa do Marfim. Deixaremos nosso filho Pedro de 17 anos, motivo de minhas orações e preocupações normais de mãe.
Um grande abraço, desejando feliz e abençoado sábado pra vocês.
Eu assisti uma pregação dela na Batista Lagoinha e fiquei com vergonha alheia, no vídeo ela falava sobre os livros que sobre a cultura africana e tal e senti que ela é bem despreparada.
Depois tem a polêmica sobre território dos indígenas e suspeita de ela estar envolvida em tráfico de crianças indígenas… Eu tenho medo de defender com todo esse histórico.
Sobre sororidade, eu tive com a história da goiabeira, é uma história muito triste e eu realmente creio que ela viu Jesus e foi salva naquele momento. Estupro não é piada, nunca será. E sobre política, bom, de tudo o que ela falou até agora, de tudo o que eu conheço sobre ela, eu discordo. E como oposição não acho errado criticar (o que é diferente de ataques descabidos sobre a pessoa dele em si).
Eu amo essa passagem, sobre a cobra e a pomba… Acho que Jesus foi o primeiro psicanalista, pq é cada conselho…
Razooo Fabiii ameiiii seu post, sensata e equilibrada como sempre 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito bom, Fabi!!!
Exatamente o que penso!❤
Muito bom, Fabi!!!
Exatamente o que penso!❤