Tatuagem é pecado?

Tatuagem é pecado?

Este assunto é um dos mais pedidos no canal e aqui no blog, então resolvi gravar o que eu acho do assunto, baseada no que já li e estudei do tema. Assista sem preconceitos ou julgamentos, ok?! rsrs

67 comments

  • Tenho duas tatuagens e nao me arrependo pq as duas tem significado pra mim. E outra o fato de eu ter tatuagens nao implica de forma nenhuma no amor e fe que tenho por Deus, e eu acho assim que deus olha o coraçao e alma das pessoas nao o seu corpo pra mim o templo de deus e o coracao o corpo e so uma capa que a terra a de comer, tenho um amigo qe o corpo dele e cheio de tatto quer dizer qe se ele quizer seguir jesus, jesus abandonar ele por causa do corpo? Claro qe nao deus escolhe pelo corocao, pela alma, pela bondade e nao pela aparencia e tambem tem muita gente tatuada ña rua que segue melhor a deus doque gente nao tatuada que esta dentro da igreja. Minha opiniao.

    Reply
  • Oi lindona. Eu tenho algumas tatuagens, fiz todas de uma só vez. São pequenas flores e algumas borboletas. Se acho que vou para inferno por causa delas? Não, não irei! Concordo em tudo que você falou. Se me arrenpedi? Sim, me arrenpedi. Mais uma vez, foi o que você falou, fiz por impulso, me arrependi. Hoje não faria novamente, não porque me acho mais ou menos “santa” mas sim porque hoje sou mais madura, menos impulsiva, mais controlada e consciente. Definitivamente, não aconselho ninguém fazer. Mto bom seu vídeo. Deus continue te abençoando e te usando.

    Reply
  • Sempre fui avessa a tatuagem. Mas de uns dias pra cá está me dando uma vontade louca de fazer no pulso escrito yeshua… Não sei pq. Agora nos meus 35 anos kkk

    Reply
  • Olá Fabi curto demais seus vídeos!!
    Mas ainda tenho uma dúvida!! Sobrancelha definitiva ou fio a fio é considerado tatuagem? Lembrando que esse tipo de procedimento sai com o tempo!!!
    Beijos!!!!

    Reply
  • Marca no corpo nunca foi uma coisa apropriada , convenhamos. Não condeno ninguém que tem , que quer fazer ou que gosta . Porém , eu vivo no mundo , mas não faço parte dele , se isso é uma prática considerada mundana , por que eu vou praticar ? Não sou separada do mundo , sou separada no mundo , e pretendo fazer a diferença !

    Reply
  • Olá Fabi, vi seu vídeo sobre tatuagens.
    Eu e meu esposo somos tatuados. Nós as fizemos quando estávamos afastados da casa do Pai.
    Não nos arrependemos de termos feito, porém a algum tempo aconteceu algo em nossa igreja que nos afastou mais uma vez dos caminhos que temos consciência que é muito dificil trilhar. Em um culto de Missões um evangelista que não tinha preparado nenhuma mensagem sobre o tema fez uma pregação para toda a igreja dizendo que tatuagens e piercings nos mandariam para o inferno. SIMPLES ASSIM!! Ficamos realmente muito frustrados, pois cremos que Deus não olha para nós como um ser descartável já que temos tatuagens, Ele sabe do nosso coração e das nossas dores, só que o ser humano é tão cruel que não se importa com o próximo se este for diferente dele.
    Sentimos muita tristeza e até hoje meu marido não quis mais voltar a igreja, prefere frequentar outra denominação porque assim, como eu e ele falamos “teremos uma chance de sermos salvos”.
    Acredito que tatuagem não seja pecado, pecado mesmo que leva ao inferno é a pessoa que mata a alma e a fé dos outros com palavras e depois se passa de santa, se faz de crentão.

    Reply
    • Ai, Jully! Que triste saber que existem “evangelistas” assim, que não representam o Evangelho, julgam, condenam e afastam… mas flor, não se deixe abater, pois o nosso Deus disse que “todo o que vier a mim, de maneira nenhuma o jogarei fora”. Isto é verdade, o resto é resto. Se apegue com Deus, mesmo que tenha tantos homens como obstáculos vivos…. orando por vocês!

      Reply
  • jà ouvi em pastor sizendo que existe um demônio com nome de tatuagem. em relação a isso acredito que qualquer coisa pode ser consagrada tanto a Deus quanto ao diabo, por isso uma tatoo ou um carro ou um relacionamento podem ser consagrados a Deus ou ao diabo..
    a minha tatoo foi feita com o consentimento e com a benção de Deus,e eu ainda senti pz enquanto fazia (mesmo doendo um pouco)

    Reply
    • Levitico 19, 28. simples assim.
      Sou católica, tenho tatuagem. Me arrependo de ter feito. Desculpe a franqueza, mas Deus não contradiz sua palavra.

      Reply
  • olà Fabi
    minha experiencia nesse assunto é o seginte, eu era nova convertida e tive muita vontade de fazer uma tatoo, daí eu orei e decidi esperar a resposta de Deus, ( porque eu decidi que não iria passar por cima da vontade dele)jà que eu não compriendia o que as pessoas me explicavam sobre o asunto e tambem porque nos sabemos que nem tudo que esta no velho testamento é pra ser vivido hoje em dia.
    entao pedi a Deus em oraçao ( em pensamendo) e pedi pra que se a resposta dele fose sim que ele me fisesse uma coisa que não quero comentar porque é muito pessoal, pra minha surpresa o espirito santo respondei positivamente

    Reply
  • Fabi, se você diz que existe menção na Bíblia sobre cortar cabelo e barba, pq com a tatoo eh diferente? Pelo que entendo não existe pecado pequeno e grande.. Se não está certo fazer a tatoo tbm não deveria ser certo cortar o cabelo?

    Eu tenho é acho que isso não influencia na minha fé e no amor de Deus por mim.

    Reply
  • Você está maquiada, e se maqueia porque? Vaidade! Faz o cabelo porque? Vaidade! Então porque fazer tatuagem se for por vaidade é errado? Por favor…

    Reply
      • Ela criticou a intenção da vaidade, não a tattoo. Se for assim, qualquer atitude por vaidade é válida, contanto que dê para lavar? Estranho isso aí hein…
        Acho que tem coisas mais importantes e que sujam a alma para sempre do que uma tatuagem propriamente dita.

        Reply
  • A minha dica para quem pensa em fazer tatuagem é que se vc tem dúvida sobre se é certo ou errado é melhor não fazer, pois essa dúvida mostra o quanto vc não esta entendido com Deus. A minha primeira tatuagem foi algo feito no calor do momento, em uma época em que eu não entendia nada sobre Deus. Depois fiz outras, mas só fiz depois de perceber o quanto isso é insignificante para Deus, contanto que ela não se torne algo mais importante do que Deus em minha vida. Eu ainda me tatuo mas apenas por achar algo bonito, apenas pelo gostar, eu não busco mais significados para elas, percebi que se eu fizer isso estarei dando uma importância para elas que não as compete ter.

    Obs.: Adorei o vídeo, muito esclarecedor para quem pensa em fazer uma.

    Reply
  • Concordo e descordo , esse é um assunto muito relativo , pq em muitos caso , a tatuagem é feita por vaidade , mas em outros é feita por amor , mas amor a que ou a quem ? Deus amou a nós tanto ,que sacrificou a si mesmo , a sofrer por nos .. Muitas pessoas a fazem por vaidade , mas quem não é vaidoso em algum aspecto de sim mesmo ? Gente , oque é imutável é que somos pecadores , o pecado , infelizmente , faz parte da nossa condição humana , evidente que alguns pecados em escala maior e outros em menos , mas em todos nos , habita o pecado .. Nos como seguidores de CRISTO , devemos antes de tudo , ter amor em nosso coração , e nao olhar , muitas das vezes o erro do nosso próximo com condenação , devemos olhar pra ele e ver nós mesmos , que somos como ele , mas oque nos faz diferente , é ser consciente de nossos erros, nós somos donos de nos mesmos , isso que nos foi dado junto ao livre arbítrio , isso que nos foi invejado pelos anjos , nossa capacidade de escolher nosso próprio caminho , oque nos é licito é muito mais uma questão de cultura , do que religião.. Quando aprendermos a olhar pro nosso próximo com amor , ao invés de condenação , não sera mais o pecado a separação do homem e de DEUS ..

    Reply
  • Hj msm tava lendo sobre esse assunto .. e pra ser bem sincero msm com o video / não sei se de fato vejo um grande problema … mais slá … acho que D-S não vai deixar de ser D-S em minha vida por isso , e muito menos que eu vou deixar de ser seu FilhoAmado … gosto da maneira q tú fla #Fabi … que D-S continue a usa-la assim ,desse jeitin , e quem sabe ainda mais ! ..Bjus

    Reply
  • Ola Fabi, primeiramente quero lhe parabenizar pelo seu trabalho. Bom, eu tenho uma tatuagem, fiz a alguns anos atras, ela é discreta. Fiz ela em um período que eu estava distante de Deus, e realmente hoje ja não tenho orgulho de ter feito ela, mais fazer oque, agora é tarde. A unica marca que quero ter é a de Jesus em meu coração. A ele toda honra e gloria. Beijo Faaabi

    Reply
    • Acontece muito né Ro, de fazer numa fase e se arrepender depois. Por isto acho melhor não, pois nossa cabeça muda tanto ao longo da vida… beijocas e obrigada por comentar!

      Reply
  • Fabi, vc crê em Ellen White?? Eu pesquisei sobre ela, e vi que vcs adventistas acreditam que ela é uma profetisa. Eu li os livros dela, e confesso que participei um pouco dessa fé, mas esclareça para mim essa questão, é difícil crê em alguem que diz ter visões! Apesar disso, gosto muito dos livros dela, quais vc já leu, e quais vc prefere?

    Reply
    • Oi, William, pois é. Nós acreditamos no Espírito de Profecia que é algo previsto na Bíblia e acho reconfortante ter escritos tão inspirados, mais próximos da nossa realidade moderna (ela morreu em 1915). Sem falar nos que “explicam” contextos e passagens bíblicas. Quanto aos livros, bem, difícil ter um preferido. Eu já li todos e trabalhei no Centro de Pesquisa Ellen White (que fica no Unasp-EC). Mas acho que a série Conflito e o livro Educação estão entre os preferidos. beijocas!

      Reply
  • Não é legal ter uma tatuagem. ..eu tenho hoje não a faria. ..
    mais não condeno quem faz.
    Deus assim disse não faça.

    Reply
  • Eu não curto tatuagem mas, nunca associei a mesma a pecado.Acredito que a tatuagem é só mais um gosto pessoal e opção de quem gosta. Eu não associo tatuagem a rebeldia, pessoas más ou demoníacas acho essa visão muito arcaica e preconceituosa.Certa vez vi uma matéria onde a mãe havia perdido um filho bebê zinco e fez a tatuagem dos pés da criança em sua costa e ela disse que tatuar os pezinhos da criança nas costas era uma maneira de ter o filho sempre presente com ela. Eu não associo a pecado, porque li um versículo dizendo que Deus nos marcou na palma da mão. Eu vejo a tatuagem como decoração, da mesma forma que eu vejo alguém gostar de se maquear, da mesma forma que eu vejo alguém gostar de usar brincos, pintar os cabelos, usar roupas bonitas, fazer cirurgias para mim fazer ou não fazer tatuagem é pura opção, gosto pessoal e vaidade .

    Reply
  • AMEI A FORMA QUE ABORDOU , NAO GOSTO DE TATUAGEM ,, FARIA ,,NAO DEIXO MEUS FILHOS FAZEREM,,NEM AGORA DEPOIS DE ADULTOS , NAO ME SINTO BEM ,SO DE PENSAR EM TER UMA .. QUEM TEM,,,,OK…..PONTO. TB ACHO Q DEUS PEDIU PARA NAO MARCAR O CORPO PARA FICAR DIFERENTE ,,, E SOMOS DIFERENTES,,, SE TATUARMOS O NOSSO CORPO ,,NAO SEREMOS DIFERENTES,,,,, ENTAO,,,, PRA QUE NE???????// BJS

    Reply
  • Gostei muito da maneira que abordou o assunto.
    Estava realmente pensando em fazer e acabei desistindo depois de ver essa publicação..
    As vezes por tanto ficarem falando que é pecado acaba dentro de nós dizendo que não é pecado, e nos afronta por isso nos da vontade de fazer..
    Abraços

    Reply
  • FAZER TATUAGEM NÃO É PECADO.

    Sobre tatuagem ser ou não pecado, o vídeo do pastor Ariovaldo Jr. foi o mais honesto e sem enrolação que já assisti até hoje. Até agora ninguém bateu a exegese dele. Acho difícil. Por enquanto eu estou com ele e não abro. Se algum dia isso mudar eu aviso e explico o porquê.

    Confere aqui: http://youtu.be/Tnqfzwv_vCM

    O cara fez as devidas considerações sobre o assunto considerando o contexto cultural e etc, mas não forçou a barra pra fazer parecer que a Bíblia tá dizendo uma coisa que na real ela não tá. Foi honesto com o texto bíblico deixando-o falar por si mesmo. Simples, mas até hoje não vi essa transparência. E coragem.

    O Ariovaldo deixou claro, pela palavra de Deus, sem enrolações, sem blá blá blá que FAZER TATUAGEM NÃO É PECADO. E não se baseou em seu gosto pessoal pra afirmar isso.
    Duvido muito alguém baseado exclusivamente neste livro dizer de forma honesta o contrário. Estou aguardando, mas realmente acho difícil.

    Lembrando que NÃO PODEMOS CRIAR DOGMAS EM CIMA DE COISAS QUE A BÍBLIA NÃO CONDENA OU PROÍBE.

    Fiquemos espertos.

    Reply
  • Parabéns pelo assunto, e sua maneira clara, magnifica de ser simples e objetiva, que as pessoas possam abrir os olhos para o que realmente cuidem de seu precioso e perfeito corpo, pois não somos a imagem e semelhança de DEUS???

    Reply
  • Amei a forma como tratou o assunto Fabi*-*
    A pouco mais de 2 anos, me tornei uma “afastada” da IASD por motivos de pedofilia (exposição de fotos minhas circularam pela internet, entrei em depressão e isso me fez afastar);
    Como sempre achei lindo ter tatuagem, mas a igreja me “proibia”, na primeira oportunidade que tive fechei meu peito com um diamante que particularmente gosto e não a vejo como escândalo, e uma bailarina na canela. Como desde que aconteceu o caso acima mencionado ninguém da IASD que frequentava me visitou ou me deu apoio, resolvi me jogar no mundão sem pensar nas consequências.
    No começo deste ano resolvi colocar fim na bagunça da minha vida, e entrei novamente em um clube de desbravadores (frequentei desde meus 9 anos e agora com 19, achei que seria a forma mais fácil de voltar a Jesus); Fui empurrada como Diretora Associada por conta da experiência, porém a tatuagem era minha pedra na tumba, e não queria parar de fazer por nada e por nenhuma explicação.
    Sempre vi seus vídeos, e vc me ensinou muita coisa, até evangelizo no horário de almoço mostrando seus vídeos para todos rs !!!
    Até que resolvi comprar os livros da BONITA ADVENTISTA, e o ESPELHO, ESPELHO MEU, AGORA MEU ESPELHO É DEUS abriu meus olhos de uma maneira que jamais imaginei.
    Hoje sei claramente de que não tenho necessidade de fazer mais tatuagens, pois o amor de Deus me constrange e a Ele que meu corpo deve glorificar.
    Seu vídeo me ajudou mais ainda na concretização de que as tatuagens que tenho ficaram aqui, e serviram para alertar outras pessoas que o amor de Deus é maior que qualquer desenho na pele.

    Gosto dos desenhos que fiz, não me arrependo porque era leiga do assunto. Não farei mais desenhos pelo corpo!
    Fabi, o mais triste é que quando vou na igreja, ainda existem irmãos que me excluem e diz que vou para o inferno. Me entristece o coração saber que sou julgada por isso, porém o amor que Cristo me revelou naquele livro e no seu vídeo é maior que os julgamentos sem fundamento dos meus companheiros de fé.

    Agora Diretora Associada,me preparando para o Campori USB õ/, pensando em rebatismo, e levando a mensagem a crianças e adolescentes.

    Fabi Deus te abençoe muito por suas mensagens e te guie pelos melhores caminhos.
    Espero que venha pra Curitiba e marque um café viu! rsrsr
    Beijos!

    Reply
    • É, Tata, é triste se deparar com o julgamento alheio, mas quando estamos pertinho de Cristo ele consegue diminuir este incômodo e nos dá uma calma. Uma paz, sabe?! e quando se rebatizar, manda pra mim a foto e vai lá no Campori e arrasa!!

      Reply
  • Oi Fabi,

    Adoro seu site, edificação pura, continue assim!!!
    Tenho três tatuagens, sendo que uma no pulso me incomoda muito, pois é o nome do meu marido e muita gente me critica dizendo, ahhh e se um dia vcs se separarem, como já quase aconteceu.
    Não tenho recursos financeiros para tirar via laser e a solução seria fazer outra por cima, neste caso o que me aconselha? E se lá na frente me casar de novo?
    Complicado.
    Queria muito que fizesse um vídeo sobre excesso de vaidade, pois tenho visto muita blogueira “evangélica” denominando como tal e ate intitulando seus blogs assim mais assuntos voltados pra isso nada, edificação nada, falar de Jesus menos ainda, algumas por estarem começando colher os frutos da fama já até apagarem em seus perfis que são evangélicas como se isso fosse “atrapalhar” o novo trabalho rentável delas… Sinto falta de mas blogs como o seu, é o que estamos precisando hoje. Bjs e fique com Deus…

    Reply
  • Amei o vídeo, ele esclareceu muita coisa pra mim, que ainda tinha dúvidas. Já tive vontade de fazer uma tatoo, mas logo passou essa tal de vontafe (rsrs) mas já tive piercing, só que também não durou muito. Acho que foi meio tipo, uma fase de rebeldia com meu pai. Mas graças a Deus, estou nos caminhos do Senhor, e assim como está escrito na Palavra, não preciso marcar meu corpo e sim mudar minhas atitudes e comportamento para deixar Deus contente comigo… Obrigada!

    Reply
  • eu tenho duas.. uma que fiz com 18 anos (uma rosa bem pequena no pescoço) e não conhecia Deus ainda.. e uma que fiz há dois anos atrás, escrevi no meu pulso “tenha fé”… isso foi pra mim mesma.. pq passei por alguns problemas e perdi minha fé.. mas Deus mais uma vez me resgatou e eu tatuei pra toda vez que eu tivesse dúvida, erguia o braço e lia… mas de fato, me arrependi, pq ficou feia.. acho que a tinta espalhou e o traço ficou largo.. e pq eu posso renovar minha fé em Jesus.. mas agora já era… quero tentar tirar.. ou arrumar.. vamos ver o que Deus permite … bjo Fabi.. muito bom seu vídeo como sempre..

    Reply
  • Legal você falar sobre isso, eu sou adventista hoje, e fiz minha primeira tatuagem muito nova, não era cristã… quando fiz a segunda tatuagem aí já complicou (ops!!)… eu já tinha passado pela igreja e estava afastada (2007-2012), não era mais “tão novinha” e nem tão inocente quanto a Palavra… retornei para igreja Graças a Deus e sua Misericórdia em 2013… pedi perdão a Deus mais me sentia meio que com uma culpa infernal me rodeando o juízo…. foi difícil mais estou tranquila … louvo a Deus que não me vê pelo que fui mas, em quem posso me tornar por meio dEle, isso é maravilhoso, é redenção e Jesus!!
    Se tiver alguém que como eu caiu e Jesus levantou, e ainda assim se sente pesado, busque ao Senhor com todo seu coração e toda sua alma e aceite o perdão e super maravilhosa e regeneradora GRAÇA DE JESUS!!!!
    Muito boa sua colocação, Deus continue te abençoando e iluminando, para que aborde temas como este que, muitas vezes podem deixar uma pessoa longe de Deus por medo e vergonha do que fez ou das tatuagens que possuem.
    Bjs!!

    Reply
  • Olá meninas, olá Fabi curti o vídeo… Eu sou adventista mais andei uns tempos longe dos Caminhoá do senhor tenho algumas tatuagens porém na volta pra igreja não sofri nenhum tipo de preconceito tudo vai de como você demonstra atitude quanto ao assunto, fato É ERRADO seu corpo é o templo do espirito santo. Hoje não faria nenhuma delas, então pensem bem meninas hoje tudo é muito cool como a Fabi disse mais amanha tudo pode mudar. Beijinhos

    Reply
  • Olá Fabiana!
    Só estou passando para parabenizar pelo vídeo, é o segundo que assisto (aquele sobre maquiagem foi top).
    Primeiro, eu tenho tatuagem (quatro por enquanto) mas todas foram muito bem pensadas e representam coisas importantes na minha vida e que jamais deixarão de ser importantes. Claro que não precisaria ter feito mas acho bonito de verdade. Mas acho importante seu toque para as pessoas que fazem por moda, já vi cada coisa tatuada nas pessoas por ai…
    EU NÃO SOU CRISTÃ (sou neo-pagã desde os 11 anos de idade e sou muito feliz com minha crença), cresci em uma família cristã, minha mãe é evangélica e meu pai católico e sempre aprendi a ser uma pessoa boa e principalmente a respeitar a opinião dos outros e a crença.
    E o que estou fazendo aqui se não sou cristã? rsrs. Gosto de pesquisar, ler e principalmente saber como as outras religiões se posicionam com relação ao diferente e polêmico, até mesmo para saber como me preservar já que sigo uma religião que não é a da maioria, já sofri muita pedrada e preconceito irracional.
    Seu blog é um achado interessante. Claro que seu posicionamento é totalmente voltado para sua crença mas não é carregado de preconceito e ódio ao que é diferente do seu círculo.
    Em um mundo onde tudo é culpa do pecado e do diabo, as pessoas de isentam de sua responsabilidade de amar ao próximo e cuidar da pureza de sua própria alma.
    Enfim, você está de parabéns!
    Continue assim!
    Bjos!!!

    Reply
  • Achei esse vídeo interessante.

    Além de Levítico 19 e de I Co 6: 19-20 que a Lygia citou, o meu ver para essa questão se baseia em I Co 8 onde Paulo ensina aos cristãos de Corinto sobre até onde sua liberdade poderia ir (Toda a carta de Corintios fala sobre isso), mas neste ponto, eu vejo de forma clara que eu tenho liberdade para isso até o ponto onde não se torne escândalo para meu irmão, mas se eu sei que ele poderá se escandalizar se eu fizer uma tatuagem, então que eu não faça (I Co 8:9-13).
    Infelizmente, aqui no Brasil (como colocado muito bem no vídeo), tatuagens levam as pessoas a pensar que somos de um grupo fechado (muitas vezes mal visto e discriminado), então por este ponto, é melhor deixar de lado e seguir sabiamente a frase da autora do vídeo: “Deus não precisa disso em mim”.
    Outro ponto que achei bem legal é que Jesus levou todos os motivos de dores… logo, se eu for sentir dor para fazer algo, não seria legal eu passar por dor para deixar uma marca no meu corpo (já basta o que Cristo sofreu pelo meu corpo (1 Co 6:19-20)).
    Não estou, no meu comentário, dizendo que é pecado ou não (longe de mim essa ideia) mas que se quiser fazer, beleza, faça (mas que não cause escândalo em ninguém), mas se não fizer, beleza, viva assumindo o corpo da forma que o Criador te deu.!!!!

    Reply
  • parabéns, adorei o jeito que vc falou sobre o assunto, muito bom, trabalho com juniores na minha igreja e esse é um assunto muito discultido entre eles, me ajudou muito… obrigado.

    Reply
  • Oi, Fabi! Que bom que falou sobre esse assunto!
    Eu sempre escutei sobre tatuagens na igreja baseando-se em I Coríntios 6:19 e 20, mas gostei de saber dessa passagem de Levíticos também.
    Gostei do seu posicionamento e acho interessante como cristãos se preocupam tanto com uma marca no corpo como tatuagem, mas acham normais, brincos, por exemplo. Aliás, estão furando seu corpo com (sejamos sinceros) o único objetivo de vaidade, beleza (ou existe qualquer outro motivo para se colocar um brinco na orelha?). Aprovam brincos, mas desaprovam piercings. (Quer dizer que furar orelha pode. Furar a língua, não pode…. aham). E nem vou entrar no assunto das cirurgias plásticas, porque fugiria muito do assunto. Mas é impressionante como é condenável a tatuagem no meio evangélico. Mas eu duvido que Jesus está nos olhando e dizendo: “Ah, você tem tatuagem, vai pro inferno”, “Você não tem tatuagem! Servo justo e fiel. Pode entrar no paraíso”. Qual é… ir para o inferno por causa de tatuagem? Deus olha o coração. Tem gente (dentro da igreja inclusive) sem nenhuma tatuagem, mas fazendo tudo ao contrário do que Jesus ensinou, enquanto tem outros com muitas tatuagens, verdadeiramente convertidos fazendo a obra. Quem é que alegra o coração de Deus? Deus não é como nós que olha a aparência, ele vê o coração. E há alguns anos, fizemos em nossa igreja um “projeto” de evangelização de jovens. O interessante foi que muitos jovens e adolescentes se identificaram com o rapaz do nosso grupo que era coberto de tatuagens, talvez porque acharam que ele não iria julgá-los, condená-los (como muitos cristãos fazem), mas sim…. era um deles! “Olha esse maluco de tatuagem”.
    Eu nasci na igreja e aprendi que tatuagem é errado por pequenos trechos na bíblia. Mas se ela é pecado, outras coisas também devem ser…. por que só separar aquilo que nos é conveniente? Por que brincos, cirurgias plásticas, pintar cabelo, coisas que de alguma forma agridem nosso corpo podem? Só por que não está na bíblia? E o bom senso?
    rsrs Ainda não me decidi se estou sendo muito radical, mas é assim que penso, não por que alguém me contou ou a igreja me induziu, etc, mas é porque tive uma grande experiência com Deus há uns 2, 3 anos e vi que Deus não vai desistir de você só por causa de uma tatuagem. Ele te ama muito, demais pra te perder por isso. Ele só quer o seu coração.
    Talvez valha a pena dizer que não… não tenho piercings, tenho uma tatuagem de borboletas no pé. Doeu um pouco para fazer, eu já tinha uns 25 anos quando fiz. Por ser no pé, nunca perdi nenhuma oportunidade de emprego, as pessoas me acham descolada por eu ter uma, embora eu não seja rsrs Às vezes enjoa, às vezes amo. Às vezes quero tirar. E outras, quero exibi-las com um belo sapato. É como o cabelo: às vezes quero solto, outras preso. Outra hora liso, outra hora cacheado. Não penso em fazer mais, mas isso abriu a minha mente de certa forma, e tenho empatia por quem tem. Talvez por isso, meu preconceito com pessoas tatuadas tenha morrido e hoje me aproximo mais e falo do amor de Jesus para elas, e elas vêem de outra forma. Não sei, se identificam talvez.

    Reply
  • Fabi desisti da tatuagem quando vi um vídeo, não lembro de quem era mas a pessoa dizia: eu acho muito melhor quando chegar ao céu ouvir porque não fez? isso podia, do que chegar lá e ouvir porque fez? isso não podia.
    Sou apaixonada por você, obrigada por esse vídeo e tantos outros que já me ajudaram, beeeijos linda!

    Reply
  • Oi Fabi, gosto muito das suas postagens, acho vc super direta e sábia do que fala, parabéns pelo blog.
    Eu tenho tatuagem, uma gata egípcia a Bast, fiz quando não era evangélica, não me arrependo, pois fiz pq olhei e gostei, só depois soube que tinha um significado, que pra mim não importa , gosto de animais e gatos então, muitooooooooo, queria uma tatuagem de gato, mas não como achava os desenhos. Pra ser sincera tinha muita vontade de fazer outras , gosto , mas não por rebeldia, grupos sociais, mas por gostar msm, mas gostei muito do seu vídeo, e parei pra analisar, e não sei se irei fazer, bem antes pelo menos irei conversar e saber qual a opinião do meu Pastor, família não ha imposição. Obrigada pela explicação.

    Reply
  • Bom Dia Fabi, gosto muito de seus videos, vou deixar minha opinião sobre esse rs, eu não tenho tatuagem, não pq eu acho q é pecado, a Bíblia diz que todas as coisas me são licitas, mas nem todas me convém… mas pra mim o que mais pega é o escandalizar o próximo… se eu como uma Cristã tenho uma tatuagem, o que as pessoas de fora vão pensar? a palavra de Deus tbm diz que é inevitável que os escândalos existam, mas ai daquele que os provocar, então eu posso não estar pecando em fazer uma tatuagem, mas com certeza estarei se minha tatuagem escandalizar alguém, ou se isso me impedir de ganhar pessoas para o reino. Também achei muito interessante o que vc falou sobre a submissão, pq as vezes as pessoas pensam que podem fazer qualquer coisa pq ‘não é pecado’ mas sabe que os país ou pastores não aprovam, e ai? realmente é algo a se pensar muito. Bjos Fabii

    Reply
  • Muito interessante ! Ajudou a obter mais informações sobre o assunto, outro ponto de vista. Mas a forma que falou sobre o pecado, da linha imaginária que divide o que é pecado e o que não chega ser, foi muito bom, nunca pensei desta maneira e realmente agimos te tal forma em algumas situações querendo limitar, medir o que é pecado ou não.
    Deus abençoe,. e tenha um bom dia.. bjos

    Reply
  • Olá Fabi,
    Tenho 28 anos e desde meus 15 tenho o desejo de fazer tatuagem, mas nunca soube o que tatuar. Por que pra mim o desenho tem que ter um significado, e eu sempre pensei que, teria que ser algo que daqui 50 anos faria o mesmo sentido pra mim. A única coisa que não sairia de moda, seria algo relacionado com Deus. Hoje mesmo, eu tinha programado de ir a um estúdio fazer o orçamento da minha tattoo. Quero fazer um simbolo judaico e uma Cruz, cada um em um lugar diferente. Eu gosto de tatto grande, mas como não tenho coragem, faria algo pequeno e pouco visível, algo mais pra mim. Seria algo que eu sempre bateria o olho e me lembraria de Deus. Meus pais sempre me tiraram de cabeça, e então deixei pra fazer depois que me casasse. Meu marido tem tattoos e alargadores, ele é um homem sensasional e cristão, não é uma pessoa ruim só por que tem tatuagem. Ele quer fazer mais tattoos, mas como os meus pais, ele também não gostaria muito que eu fizesse. Ele não proibe nem nada, mas acha que posso sofrer discriminação e tal.. Agora eu estou super confusa. Por que eu ainda gostaria muito mesmo de fazer. Seu vídeo foi como meus pais e marido falando. Rs – Fazer ou não Fazer, eis a questão.!!!!! Rs Ouvir os outros ou minha vontade (enorme) ???? 🙁 obrigada Fabi, fica com Deus.

    Reply
  • Olá, Fabi. Admiro muito seu trabalho e não vim aqui propriamente para discutir rs mas no meu caso, também sou Cristão, amo desenhar, arte, artesanato… Pra ter ideia, sofro preconceito por usar acessórios masculino (relógio, pulseiras..) e nessa questão das tattoos, eu olho pelo lado da arte. Mesmo com esse vídeo, continuo confuso rs Entendi os pontos colocadas, mas sei lá, creio que a vontade está falando mais alto do que as questões postas à mesa.

    Deus lhe abençoe e continue nessa obra.

    Reply
  • Independente da opinião, seu estudo e explicação da Palavra me ajudaram muito!
    Mais um vídeo muito bom pra coleção 🙂
    Deus abençoe, Fabi! ❤

    Reply
  • oi fabi sua linda,amo seus videos!!!
    Fabi faz um video falando sobre cinema,pois tenho duvidas uns dizem que pode outro dizem que nao pode,mas e ai qual a sua opinião?
    beijooooooos

    Reply
  • Amei o vidio amei os textos citados
    concordo plenamente em quem não tem tatuagem.
    Bem Fabi tenho tattoos ao todo em 8, e isso não me faz uma pessoa ruim.
    E Fabi isso não me afastou de Deus, vou ser honesta com você, não me arrependo de nenhuma tattoo q fiz, e uma coisa q faço antes de pensar em tattoo, isso é pra mim? esse de desenho vai fazer diferença, vai assustar, vai chocar? Preciso pensar sim antes de fazer, o que fiz são desenhos q faz parte da minha vida, o que faz parte de mim, o que faz parte da minha personalidade.
    Foi como vc Falou Jesus não precisa de uma tattoo pra saber que você o ama. Jesus não precisa de nenhum fanatismo pra saber que vc o ama. Não precisa de Tattoos, Beatas, pessoas q julgam em seu nome, pois como também tem na bíblia, não julgais para não ser julgados.
    Enfim, Todas as minhas tattoos são parte do que sou na vida, estudante de Farmácia, Amor pelos meus pais, amor pelo meu noivo, amor a meus animais, etc.

    Reply
  • Ótimo seu vídeo Fabi! Infelizmente a alguns anos atrás eu não conhecia este capitulo de Levíticos, aliás eu não conhecia quase nada da bíblia. Tenho duas tatuagens, fiz porque trabalhava em um estúdio de tatuagem na época. Nunca sofri preconceito, nem mesmo na igreja, mas me arrependo de ter feito, e quando puder vou tentar retirar. Acho que você está certíssima quando diz o quanto é importante como demonstramos nossa fé através da nossa vida, e que os princípios bíblicos devem sim ser levados em conta. Como uma pessoa que tem tatuagem e conheceu a Cristo depois, sempre recomendo carinhosamente as pessoas que não façam.

    Reply
  • Olá Fabi! Muito bom seu vídeo, achei bem didático e explica bem o assunto.
    Eu possuo uma tattoo e não vejo como algo errado, consultei meus pais antes de fazer e procurei fazer algo pequeno pois sempre admirei muito a arte na pele e por querer ter, porém, sem escandalizar, escrevi no ante-braço bem pequeno o que eu queria rss.

    Não vejo como errado pois como você disse, é uma opinião nossa, geramos ao ler a bíblia e ao decifrá-la. Sempre que estudei e questionei esse assunto vi que não era algo decretado ou explicado, ou muito menos explícito.. Creio que parte de uma liberdade que Cristo nos da de agir e reagir conforme os mandamentos, sem escandalizar, transmitir a pureza e não somente ouvir a palavra como praticá-la. E vou te contar que doeu em mim mais tirar a sobrancelha do que fazer a tattoo rss

    Sabendo bem o que fazer (nada que vc va se arrepender), onde, quando (idade influência muito, concordo ctg!), nada vai te impedir de ser um vaso nas mãos do Senhor, a própria palavra nos diz que nada nos separa do amor de Deus. Algumas coisas partirão sempre do julgamento do homem, se não for tattoo é cabelo, se não é cabelo é maquiagem, e por ai vai… Sermos julgados e perseguidos, até mesmo descriminados faz parte kkk o importante é o amor partir de nós 🙂

    Reply
  • Tenha uma tatuagem uma orquídea com uma homenagem a minha mãe que faleceu a pouco tempo. Não me arrependo, pois nunhuma marca, tatuagem, podem te tirar o Espírito Santo de Deus, conheço muitos tatuados que são muito usados por Deus. Vim de uma familia tradicional, mas um pouco antes da minha mãe falecer ela permitiu ser feita a mesma. Tenho orgulho da minha tatoo. Mas acho que uma tatuagem é uma coisa pro resto da vida, por isso não vá saindo fazendo tattoo a torto e direita, pois a modinha passa.

    Reply
  • Há paz do Senhor Jesus , gosto muito dos seus vídeos e nesse eu achei muito boa a explicação só com um detalhe a verificarmos , Porque levar em consideração o que está escrito em levíticos
    ? afinal de contas vivemos do antigo ou consideramos á graça e o sacrifício de Jesus cristo por nós ( MENSSAGEM DA CRUZ )

    Reply
  • Oi fabi, eu sou a fabia. Eu tenho tatuagens sempre achei lindas, não me arrependo mas tbm não aconselho a ninguém fazer pq eu acho uma coisa muito pessoal. Sim as tatuagens tem suas consequencias como tudo na vida é pra fazer é bom que se tenha certeza de que é isso mesmo que se quer fazer! Adorei seu vídeo! Vejo sempre que posso seu canal. Bjos

    Reply
  • Amei seu vídeo Fabi! Tirou algumas dúvidas que eu tinha e irá me ajudar a esclarecer sobre o assunto quando alguém me perguntar!
    Bj no Coração 🙂

    Reply
  • Bom dia Fabi,

    Amo seus videos, me edificam sempre.
    Tenho uma tatuagem, fiz quando tinha 13 anos :S e minha mãe foi junto.
    Mas hoje com 24 me arrependo, e mesmo se não fosse cristã não faria novamente.
    Ela está falha e as cores não são mais atrativas aos olhos, e não tenho desejo nenhum em passar dor de novo para retocar, então fica assim.
    A minha sorte é que a tatuagem é nas costas e pequena, 3 borboletas, ufa rs
    Mas meu conselho também é que não façam, pois é algo mto de época mas que fica para sempre…

    Beijos

    Reply
  • Olá, Fabi!

    Gostei bastante do seu post sobre tatuagem, mas gostaria de saber sobre piercing também, principalmente os discretos, eu, por exemplo, tenho um no meu nariz e eu não considero um problema, visto que também utilizamos brinco em nossa orelha… o que você acha???
    Sua opinião é muito importante pra mim!

    Obrigada!!!
    Abração

    Reply
  • Oi Fabi! Eu tenho algumas tatuagens dessas fofinhas que vc falou… rs fiz quando estava fora da igreja, longe dos caminhos de Deus. Sinceramente, eu gosto delas, tenho vontade de fazer outras, mas quando fiz as minhas eu não sabia das orientações de Deus. Hoje acho que é errado fazer, e espero que Deus possa me perdoar por ter marcado o meu corpo. Beijo grande pra vc e que Deus possa continuar abençoando seu trabalho.

    Reply
  • Fabiana, em primeiro lugar, parabéns pelo seu trabalho, assistindo alguns dos seus videos eu percebi o quanto o contexto é importante e alguns princípios bíblicos são importantes para dar interpretação a certas questões. Ser pecado ou não vai muito alem do que a bíblia diz explicitamente o que é ou não é. E eu só percebi isso contigo RS.
    Que Deus que continue te abençoando para que você decontinuidade a esse trabalho maravilhoso.

    Reply
  • Concordo com tudo que você disse e diz!!! Tenho uma dúvida a respeito da sobrancelha definitiva, visto que o procedimento parece com o da tatuagem. Bjuu qie Deus abençoe sua vida.

    Reply
  • Muito inteligente suas opiniões, tenho tatuagem não me arrependo, tenho vontade de fazer outras mas a questão da submissão me impede.
    Gosto muito de seus videos são de muito bom gosto. beijos

    Reply
  • Luto contra a vaidade. Gosto de joias, maquiagem, tatuagem, essa parafernália toda. Não uso desde dos dezesseis anos quando entrei para igreja adventista. E agora, com quase 40 não dá pra regredir, né! Seria ridículo!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *