Tenho medo de filhos

Tenho medo de ter filhos. Ok, vou confessar: fico apavorada com a ideia de criar e educar uma criança. Você não? Eu sim. Mais de educar do que criar, claro, pois já criei plantas e animais e nem é assim tão difícil. Eles vão por si próprios. Mas educar, e uma criança, ainda… ah, isto é pavoroso. Talvez por isto venho adiando a maternidade, apesar de almejada pelo meu lindo e adorável marido. Sim, quero filhos com ele. Eu queria quatro, mas ele disse que vamos à falência assim. Então acho que me contento com três, igual lá em casa. Ele quer dois, como na casa dele.

Todavia, o número de rebentos é o menor de nossos problemas. O meu problema – em particular – é que assisto e leio jornais. Não entendeu? Simples, vou explicar, tá?! Vejo filhos “bem-criados” combinando a morte dos pais à pauladas, outro dando tiro à queima-roupa e algumas se drogando e infernizando a família toda. De longe a família parece tão normal e adequada… mas de perto ninguém é mesmo normal, vivo dizendo.

Sei absolutamente tudo o que fazer e dizer a uma criança. Li muito à respeito. Verdade! Sei que não se deve nanar para dormir, que umas palmadas ajustam o caminho – sem violência, claro! – e sei também que deve-se sempre inculcar pensamentos positivos e otimistas para encorajá-lo sem sobrecarregar de pressões. Sou a mãe perfeita, não fosse um detalhe: filho aprende o que vê, não o que ouve. Aí começam meus dilemas. Eu aprendi imitando meus pais. Até o que não devia, convenhamos. Você também! Pare e lembre.

Às vezes o discurso era um e o exemplo, bem o exemplo era um tanto menos nobre e eu imitava o que mesmo? Não, não era o bonito falatório. Daí me dou conta de que é preciso me educar, antes de educar um bebê. É preciso ser uma pessoa melhor para querer um filho bom. Necessito me abdicar de coisas que penso em proibir para os moleques – e meninas – e nem penso e fazer isto agora, já que não os tenho. Contudo, quando os tiver, farei assim, fácil, sem pestanejar? Claro que não, oras. Sou humana, como imagino que você também seja. Corrija-me se eu estiver errada, por favor.

Aí, como é difícil me educar, me moldar e acertar o ponto do meu caráter, difícil é fazer o mesmo com o meu filho. Por isto tenho um certo medo deles, pois evidenciaria o que de pior há em mim.

13 comments

  • Oi fabi,amo ler tuas postagens, vc tem me trago muitos acrescimos positivos.Já que o assunto é filho,no meu caso,não quero ter mais nenhum,pelo menos nos proximos 7 anos.Que tal vc falar com metodos Contraceptivos,tenho muita curiosidade sobre o DIU.
    BJ Aguardo

    Reply
  • Oi, Fabi, sei q essa postagem já e´um pouco antiga,mas não posso mim omitir em te dizer uma coisa: a Maternidade é uma constante do Medo.
    1° vc vai ter medo de tê-los, depois de perdê-los. de adoecerem. de serem Mal educados, da adolescencia, e do adulto q eles tornarão… Mas os sentimentos q lhe envolverão quando vc ter um sorriso do seu filho te fará a mais feliz das criaturas… ter um abraço espontaneo, um beijo são sentimentos únicos, q valerá apena todos os medos, ânsias….
    Enfim bjooo pra vc, e sei q sábia como és vais tirar de letra,e já q não podemos dar um mundo bom pra eles vamos dar filhos bons para o mundo… e sei q isso com a ajuda de Deus farás.
    P.s: tenho uma pequena de 2 anos, e ela é tudo pra mim, meu pesar e minha alegria… Amo mais q tudo, e agradeço a deus todos os dias por ter ela.

    Reply
  • Tenha medo mesmo!! com filhos a gte conhece o ceu e o inferno! é mto, mto dificil mas Deus nos da forca cada dia pois os pequenininhos sao os filhos que Deus nos deu para cria-los e ama-los, mta oracao e poder, ate aqui os guiou o Senhor.

    Reply
  • Oi Fabi, eu tbm pensava como vc, que precisaria me educar primeiro. Pois bem, tive meu filho com 26 anos e aí então comecei a me educar, naturalmente. Acho que isso só vai acontecer quano vc for mãe. Acaba acontecendo naturalmente, sabe?! Vc se torna uma pessoa melhor, menos egoísta, com mais medos, e mais corajosa! Louco né? Isso é ser mãe! Bjo

    Reply
  • Entendo e compartilho seus medos. E não é só a questão de criar bem, ou de conseguir ser um exemplo de retidão… existem outras pessoas lá fora q com certeza não terão o mesmo cuidado com seus filhos, a mesma ateção… vemos atrocidades todos os dias acontecendo com pessoas corretas, de bem, inclusive cristãos. A única coisa q podemos fazer é entregar a nossa vida e a vida dos nossos filhos (futuros) nas mãos de Deus.

    Reply
  • Olá Fabi!!

    Realmente não é fácil criar filhos, tenho uma princesa de 3 anos. E confesso que quando soube que estava grávida tive diversos medos, porém desde o momento que eu senti o primeiro pulinho dela no meu ventre, eu comecei a mudar, não por mim mesma, mas porque Deus faz o pacote completo.
    Nasce um bebê e nasce também uma mãe…
    Aprendi muito e vou aprender ainda mais com a minha filha, eu e meu esposo, e é muito mais gostoso aprender na prática, tendo ela pra me ensinar, você não pode aprender algo somente na teoria, precisa praticar, só é mãe, quem realmente se dispõe a ser mãe.

    E Deus nos capacita, o amor Dele é transmitido por essas criaturinhas de uma forma tão intensa, que quando se dá conta, muita coisa mudou em você e você nem percebeu…

    Eu comentei numa postagem sua no Facebook hoje mesmo, questionando a submissão da mulher cristã à luz da bíblia, querendo saber sua opinião sobre a mulher moderna, que foca na carreira e não quer ter filhos, não quer depender do marido.

    Qual a vontade de Deus para nós mulheres? para nós esposas?

    No passado as mulheres eram apenas reprodutoras, seus pais escolhiam seus maridos, porém queimaram sutiãs e foram a luta, e hoje ocupam boa parte “o lugar do homem”, isso afetou a feminilidade da mulher de alguma forma. Você se sente afetada desta forma? Qual seu conselho para mulheres que assumem essa postura independente?

    Que Deus abençoe sua vida e usa você sempre 🙂

    Beijos!!

    Reply
  • Excelente post,

    Eu crista fiquei casada 10 anos sem ter filhos eu tinha esse medo,preocupação de como criar um filho,e que o mundo estava muito louco para ter filhos …ate que Deus falou no meu coração tambem e disse: se você que e crista,que tem a preocupacao de dar uma boa educacao para uma crianca nao quer ter filhos,entao voce vai deixar os ” ímpios” encherem a terra e ter filho de qualquer maneira,sem base nenhuma para uma boa educação e ate mesmo impedir que venha um servo bom e fiel a terra????? ai orei entreguei meus medos ao Senhor e e parei a cartela de anticoncepcional naquele dia,20 dias depois estava gravida e uma linda e preciosa adoradora do nosso Senhor Jesus se chama Rebecca e ja tem 8 anos…agora to louca para povoar a terra um pouco mais rsrsrsr…

    Ah vou deixar uma frase tipica de mae para voce,e voce so vai entender 100% quando tiver o seu filho: ” Ser mae e a melhor coisa do mundooooo e o amor maior que existe”

    bjs to amando conhecer seu blog,youtube e facebook

    Rosesharon

    USA.

    Reply
  • Eu estou amando o seu blog!!!! Estou tentando ler tudo! Me identifiquei muito com vc ao ler esse post. Somos gêmeas! KKKKKKKK!

    Reply
  • Olá!
    Faz um tempo, eu te adicionei no facebook, e desde então eu tenho lido as tuas postagens lá, e também aqui no teu blog. Admiro demais o teu trabalho na Novo Tempo. Você tem o dom da palavra e devo dizer que estou ansiosa para a publicação do teu livro, serei com certeza uma das primeiras a comprar.
    Essa publicação aqui, sobre filhos me chamou muito a atenção. Eu tenho 23 anos, estou casada há apenas 10 meses, e recentemente descobri um problema de útero que me obrigou a tomar a decisão de engravidar o mais rápido possível. Sabe, eu sempre tive um tanto de medo de pensar em ter filhos, muito embora eu sempre fui doente para ser mãe. Eu ainda não engravidei, mas eu já não sinto mais medo, e vou explicar por quê. Falei muito a respeito disso com Deus, e um dia creio que ele falou comigo através de um pensamento que eu tive. Eu estava pensando que este mundo esta cada dia mais cruel, e que seria até melhor não colocar mais uma criança no mundo. Imediatamente veio um pensamento antagônico a este na minha mente que me dizia: Se você não tiver filhos na terra, quem vc levará para a eternidade? Eu tenho tanto desejo de ser mãe, que eu começei a imaginar a eternidade sem um filho ao meu lado. Imediatamente o céu se tornou um lugar triste na minha mente. Pensei que a única razão possível para eu não ter um filho, seria se Deus achasse que seria melhor assim para mim, e então Ele me confortaria de alguma forma. Mas por minha razão, eu entendi que eu não preciso ter medo. Preciso ter responsabilidade e comunhão com Deus por que a convivência com este Deus maravilhoso, faz com que o nosso caráter se pareça com o dEle, e desta forma não há como errar na criação de um filho. Não além do humanamente aceitável.
    Um abraço e que Deus te abençoe!

    Reply
  • Vc disse a verdade. É assustador. Deus sabia que NUNCA seríamos bons
    o suficiente para criar filhos “bons”. Por isso Ele ofereceu Seu Filho para que
    por meio dEle, ensinemos “o menino no caminho em que deve andar…”
    Ah, só lebrando: ser mãe é MARAVILHOSO! Vc não sabe o que está perdendo!
    Bjs!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *