Usar calça é pecado?

Usar calça é pecado?

Uma das discussões mais frequentes em relação à vestimenta é quanto ao uso da calça pela mulher cristã. Tem quem ache uma discussão inútil, tem que condene veemente, tem quem fica no meio do fogo cruzado. Vamos conversar a respeito?

Como é na sua igreja ou comunidade e o que você pensa a respeito?

104 comments

  • Oi Fabi tudo bem???
    Gostei muito do vídeo e foi bem esclarecedor, mas fiquei com uma dúvida, se uma mulher usa calças em todo lugar menos na igreja, não seria hipocrisia??? Vejamos, se apenas na igreja é que eu uso saia não estou tentando agradar apenas os homens??? Claro que tem esta situação do bom senso, mas para mim se voce usa calça no trabalho (mesmo não sendo uniforme) também podes utilizar na igreja, seria como, por exemplo, se a igreja embora não proibisse o uso de bebidas alcoolicas não visse com bons olhos o seu consumo, e quando houvesse um convivio na igreja ou de irmãos eu não consumisse mas fora destas actividades, consumisse normalmente e seria de conhecimento.
    Eu uso calças em todo sítio, quase 87% do meu vestuario inferior, resume-se a isso, mas infelizmente na minha igreja algumas puritanas não veem com bons olhos, mas eu não ligo, porque sei que visto decentemente e apesar de sermos lidos pelo mundo (pelo exterior), Deus vê o mais importante – o interior.

    Reply
    • Entendo sua posição, mas daí vem a questão: pra que causar contenda à toa? Quem vai ganhar com isto? Se já usa calça na sua rotina, uma saia na sua igreja (se é o costume) não seria também uma forma de diferenciar a ocasião especial? Iria de calça num casamento ou numa festa importante? A questão aqui não é o pecado ou não, mas o motivo pelo qual vou brigar ou ceder! beijocas.

      Reply
  • Joel Cap 2:13 diz:
    “E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal.”
    Vejo claramente que Deus quer o nosso coração e não as nossas vestes.
    Vestidas decentemente e cada uma com seu coração arrependido e contrito na presença de Deus, é mais importante do que estar vestida com saia ou com calça. O que importa é o coração.

    Reply
  • A paz fabi,
    Eu nao sei onde seria o local mais apropriado para te escrever entao escreverei aqui mesmo espero q vc receba.
    Ultimamente venho tendo muitas duvidas a respeito da doutrina da minha igreja e alguns abitos dos irmaos,
    Pois estou sendo alvo de muitas criticas, de que nao posso fazer isso ou aquilo como maquiagem, saia, brincos e outras coisas, eu tenho em minha cabeça q nao tem nada a ver e sim o q esta em meu coraçao, tendo isso em mente decidi procurar uma outra doutrina q eu me encaixa se, porem meus pais falam q me batizei nesta igreja e q o problema esta em mim, eu nao me sinto bem na igreja nao por causa dos julgamentos do machismo e sim q eu nao estou em paz espiritualmente e q por isso estou começando a ver coisas q antes eu aceitei as regras ao me batizar e agora q nao estou em “paz ” q eu nao estou me sentindo mais bem nesta igreja. Eu estou com muita duvida se sera q eu estou começando a olhar com olhos mais abertos coisas q antes eu nao olhava. Ou se realmente por estar fazendo aogo errado eu tive meus olhos espirituais fechados e nao consigo ver q o problema sou eu e nao a igreja ou os irmaos. Sei q è muito difícil poder ajudar sem ver todos os lados da situaçao mas vendo alguns videos suas acho q vc è usada por Deus para falar aquilo q precisamos ouvir nao o q queremos espero q vc consiga me ajudar bjus. Seja abençoada por cristo

    Reply
    • Flor, realmente são muitas questões e não conhecendo a situação corro o risco de um julgamento precipitado. É bem verdade que nem tudo na doutrina da igreja nos agrada “sempre”, isto porque, ainda que concordemos, tem o fator vontade. Muitas vezes até o que está certo não queremos, pois nossa vontade carnal fala mais alto que queremos outra coisa. Tem também o “achismo” que é perigoso demais em se tratando de vida espiritual. Veja, não conheço você, nem sei sua igreja, mas argumentos do tipo “eu acho que Deus olha assim ou assado” são baseados na sua opinião e vontade ou num sincero estudo da Palavra? Entende o que quero dizer? Ore, se consagre… ninguém precisa morrer na igreja onde se batizou, pois sim, existem muitas igrejas equivocadas, mas romper com tudo também não resolve se o problema for de falta de estudo e comunhão com Deus. entende? beijocas!!

      Reply
  • Acho lastimável como somos tao pouco conhecedores do evangélho do reino de Deus! ( Efesios 5;;1 Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados ). Jesus, com toda certeza se vestia com prudência e modestía. Sei , apenas que a característica de um salvo e um novo nascimento , onde o mesmo se torna cheio do espirito santo de Deus! Ora, se Deus e santo e você se diz cheio do espirito santo , creio que procure ser santo (a). Tiago 3;12 Pode uma Figueira produzir azeitonas?

    Reply
  • Creio não ser pecado. Acredito que têm coisas muito piores do que uma roupa.AS vezes eu pergunto para DEUS, por que é tão difícil ser cristão, por que os crentes fazem tantas exigências e por que tudo o que é bom e diferente da bolha gospel é considerado pecado… uma pessoa acaba de aceitar a CRISTO de repente descobre que nasceu com o cabelo da cor errada, que a roupa é errada, que o estilo musical é errado, amigos errados… tudo errado.Reparei que tudo que foge da bolha gospel é considerado errado.Eu tenho a impressão que a mão de DEUS é mais leve e que ELE tolera mais os diversos estilos acho que o problema está na bolha…

    Reply
  • Vejam o que o ginecologista Dr. José Bento de Souza diz a respeito: – CORRIMENTO VAGINAL – Existem aqueles corrimentos vaginais normais, fisiológicos. Hoje a grande maioria das mulheres só usa calça comprida. Diria que 90% das meninas que chegam ao meu consultório têm corrimento vaginal por conta do uso constante de jeans justos, que aumentam a temperatura e, conseqüentemente, aumentam o problema. Isso não quer dizer que tenham alguma patologia, alguma infecção. Mas o organismo está respondendo a uma modificação nos hábitos. As mulheres precisam vestir mais saias porque elas não foram inventadas à toa. Também devem usar calcinhas de algodão. E nunca absorventes diários.

    Reply
  • Concordo, com vc fabi! Sou presbiteriano e graças a Deus não somos privados e aprisionados na vestimenta. Apesar que somos instruidos que piercings e tatuagens são pecados. A Palavra de Deus deve ser pregada na Igreja, e o que está acontecend é o contrario, as igrejas estão ensinando a religiosidade.

    Reply
  • Boa noite, Olha gostei do seu comentário sobre o assunto, mas acho que ficou muito vago sobre o aspecto de igrejas que mantém tradições dos usos e costumes, acho que você defendeu o uso da calça e isso gera força para pessoas que já querem usar e estão frequentando igrejas que proíbem o uso. Acho que todos são livres para vestir como querem, sou pastor de igreja que é contra o uso de calças para mulheres, mas nunca pregamos que isso leva pro inferno. Quando fazer uma comentário sobre assunto polêmico como esse coloque todos os pontos de vista

    Reply
  • Bom Fabi …amooo vc em Cristo Jesus, e sempre aprendo mto com seus videos e sempre indico p todas amigas q conheço , pois sei q seu ministério irá alcançar mtas almas , e esse é o nosso objetivo. Essa questão de saia e calça sempre foi mto confusa para mim até os meus 14 anos eu era da igreja quadrangular e depois meus pais mudaram de ministério e foram para uma igreja onde a dourina é usar saia , no primeiro momento sofri mto com essa mudança drástica, mas tbm n me sentia bem quando ia de calça na igreja e todas as moças estavam de saia, quis sair da igreja , meu pai com mto bom senso , me explicou q eu não era obrigada a nada , mas que se eu estivesse em uma igreja que houvesse doutrina deveria assim seguir a “regra”, e me deu a livre escolha de poder ir em uma outra igreja aonde poderia me sentir melhor e ter a liberdade q eu queria , e fui para a igreja presbiteriana , mas era como se n fosse mais a mesma coisa , meus pais iam p um lado e eu p outro , meu pai nunca reclamou de me deixar e buscar na igreja mas percebia q a vontade dele era q eu estivesse ao lado dele, então começei a orar e pedir uma direção do Espirito Santo,e ele me fez entender que não era uma roupa que me faria mais santa ou não , mas começou a por em meu coração um desejo imenso de usar saia e poder estar perto da minha familia, e percebi que Deus quer nosso coração desprendido dessas vaidades, afinal onde esta seu coração ali está seu tesouro , então acho que devemos em tudo pedir discernimento do Espirito Santo, estar atenta a voz do Senhor, e liberar nosso coração de coisas terrenas , hj em dia estou na mesma igreja , não corto meu cabelo , e uso saia me sinto bem assim , e acho que estou agindo certo , não condeno , nem mesmo meu pai que hj é o pastor da igreja não condena ninguém que vai na nossa igreja de calça nem os membros pois meu pai diz que temos q ter liberdade em Cristo e nos sentir bem , e liberdade não tem nada a ver com libertinagem q li em alguns comentários q diziam q vc estava sendo libertina, somos tão livres gente, Jesus morreu na cruz será q é mesmo tanto sacrifício assim usar uma saia ou ser mais descente pelo menos quando formos a igreja , claro que devemos ser descentes a todo tempo , mais isso quem trabalha á o Senhor, não podemos julgar e sim apenas orar , para q a pessoa possa ser abençoada com a graça de não precisar de uma calça para se sentir bem igualmente para a saia , pois não é a vestimenta q determina o que somos ela apenas reflete quem somos ….

    Reply
  • ..achu que cada um vai ser julgado por Deus se ta certo ou errado cada um vai saber naquele dia ….achu que a saia como a calça tem que ser usado moderadamente pois tanto uma quanto a outra tem que ser adequadas nao transparente,nao apertada , pra fica a cor da calçinha aparevende e retratando,,na biblia diz que nosso corpo e templo do expirito santo,nos temos que ter bom testemunho em tudo….ah o senhor requer de nos obediencia entao isso inclui a obediencia emposta pelo extatuto da igreja ao qual vc comgrega…se essa igreja ao qual vc excolheu pra congragar tem uma doutrina siga a ela , se nao va procura outra a qual nao tem …e peça a direçao de Deus…e ao inves de ficar causando polemica va hora. E jejua pra Deus abençoa vcs …e vc e conhecedora da palavra …,muitos pregarao e falarao em meu nome ma nao proverao de mim,nem todos que dizem senhor senhor entrara no reino Deus….ta na hora de parar lermos a biblia e fazer o certo…chega de homem falando o que e certo ou errado …vamos ler a palavra eter sabedoria que vem do espirito santo …, deixa Deus mostra o certo …eo errado e do ler a biblia la ta tudo escrito…muitos falan mas poucos conhecem as igrejas ao qual tem um rigor com a roupa…irmaos estamos no tempo de termos coisas mais importantes pra pensar …tipo sera que estou preparado pra encontra com cristo.? Ser QUE ESTOU AGRADANDO A DEUS COM MEUS ATOS …SERA QUE DEUS QUER APENAS MEU CORAÇAO…NA BIBLIA FALA DE CERMOS SANTOS COMO ELE FOI SANTO…SERA QUE JESUS ANDAVA DE QUALQUER JEITO ESCANDALIZANDO …O SENHOR NOS FALA QUE TEMOS QUE SER DIFERENTES DO MUNDO …COMEÇANDO POR NOSSA VESTES PARA QUE DEUS CONTRUA EM NOS O TEMPLO.DO SEU ESPIRITO SANTO …VAMOS REFLETIR NA PALAVRA VAMOS PEDIR SABEDORIA DO SENHOR PRA ENTENDER SUA MENSAGEM …DEUS ABENÇOE …A PAZ

    Reply
  • Nunca ouvi dizer que usar calça é pecado….a doutrina de algumas igrejas são voltadas para o uso de saias, pois algum tempo atrás as saias eram mais decentes ( hj em dia mudou muito)…Porem impossível uma calça não marcar o corpo…o que a bíblia fala é sobre vaidade…do sensualismo..tem pessoas q tem vergonha de serem diferentes e preferem se vestir como todos da moda …hj em dia está um pouco difícil, pois as saias tbm estão marcando o corpo…

    Reply
  • Oiii Fabii…. corajosa como sempre..continue assim deixando Deus te usar, o mais importante não é a roupa, Deus quer o nosso coração, mas, como cristãos o que vale é nosso testemunho seja de calça ou saia…concordo completamente com você, e lembre as criticas servem para nosso crescimento e seus admiradores sabem do compromisso que você tem com a palavra de Deus.. continue sempre firme compartilhando do seu conhecimento conosco, o mundo precisa cada vez mais de pessoas corajosas como você ♥ beijos

    Reply
  • Cara Fabiana, vc é adventista convido a ler mensagem escolhidas volume 2 ultimo capitulo….Deus te abençoe

    Há ainda outra moda de vestido que é adotado por uma classe de pessoas chamadas reformadoras do vestuário. Imitam o sexo oposto, o mais possível. Usam casquete, “calças, colete, casaco e botas, sendo esta a peça mais sensata do traje. Os que adotam e defendem esta moda, estão levando a chamada reforma do vestuário a extremos muito objetáveis. Confusão será o resultado. Alguns dos que adotam este traje podem estar corretos em seus pontos de vista gerais quanto à questão da saúde, e poderiam ser instrumentos na realização de muito maior soma de bem se não levassem a tais extremos a questão do vestuário.

    Os filhos de Israel, depois de terem sido tirados do Egito, foram ordenados a usar um simples cordão azul nos cantos de suas vestes (Números 15:38), para distingui-los, das nações em volta, e significar que eram o povo peculiar de Deus. Não se requer hoje do povo de Deus que tragam nas vestes um sinal distintivo. Mas no Novo Testamento muitas vezes nos é indicado o Israel antigo como exemplo. Se Deus deu direções assim definidas ao Seu povo da antiguidade, acerca de seu vestuário, não tomará Ele conhecimento do vestuário de Seu povo na atualidade? Não deveria haver em seu vestuário uma diferenciação do vestuário do mundo? Não deveria o povo de Deus, que é Seu tesouro peculiar, procurar mesmo no vestuário glorificar a Deus? E não deveriam eles ser exemplo na questão do vestuário, e por seu estilo simples reprovar o orgulho, a vaidade e extravagância dos que professam a verdade mas são mundanos e amantes de prazeres? Deus isto requer do Seu povo. O orgulho é reprovado em Sua Palavra.

    Reply
    • Olá, Carol! Li não só este trecho, mais muitos outros no original em que ela fala sobre o traje americano e pesquisei jornais e revistas da época para entender não só o texto, mas o contexto no qual ela escreveu isto. Imagino que também já o tenha feito e não só recortado um pedaço do livro e usado como norma inquestionável. Um abraço.

      Reply
  • Faaabi, sempre acompanho seus vídeos, mas nunca comentei, e lendo um comentário aqui decidi escrever.

    Sou cristã e onde vou, não temos o costume de usar saia para ir ao culto.
    Vi um vídeo seu falando sobre colportagem e eu também já fiz, e enquanto fazia, uma pessoa me julgou e me xingou pelo fato de no momento, eu estar usando calça, ter cabelos curtos e vermelhos. Enfim, Deus não te acha mais santo pelo fato de usar uma saia.
    É claro, como você mesma disse, se na igreja onde vamos os irmãos tem esse costume. O melhor é não discutir e obedecer.

    Mas o que me deixa triste é o fato de muitas vezes as pessoas julgarem as outras irmãs que usam saias como :”pecadoras ou menos santas” .
    Pecadores, todos nós somos e SEMPRE vamos carecer da graça de Deus.
    E santidade não se ganha pela roupa que usa.
    Porque se formos ver porque realmente usamos roupas vamos ter que voltar lá em Adão quando pecou e usou folhas para se cobrir. E depois Deus os deu roupa de animais para eles se cobrirem. E Deus fez uma calça e uma saia?

    Penso que todos devem seguir aquelo que trás ao coração.

    Parabéns Fabi!
    Deus a abençoe muito!!

    Reply
  • Realmente calça não é pecado, mas sim ensinamentos, pois doutrina é o que Moisés nos deixou nos 10 mandamentos, e ensinamentos é o que nos faz andar em retidão.
    Primeiramente os homens usavam túnica, e as mulheres se vestiam de vestido.
    É bom lembrar que tudo o que os apóstolos escreviam, eram guiado pelo espírito Santo de Deus, que já sabia dos tempos futuros, tanto é que realmente foi criado a calça para o homem e o vestido para mulher, mas o homem modernizou tudo isso.
    Agora uma incógnita!
    Se a mulher pode usar calça que é um traje masculino, então porque o homem não usa uma saia que é um traje feminino?
    Você pode me dizer que existe calça feminina, mas não existe saia masculina!
    Por isso que Deus já sabia de tudo!
    Não vamos nos prender na idéia de que os escocês usam saia, isto é uma cultura deles e não tem nada a ver com a Bíblia.
    Então vamos enfatizar que homem, não pode usar roupas de mulher e mulher,não pode usar roupas de homens, sendo assim, calça, é roupa masculina e saia é roupa feminina.
    Agora se você ainda acha que calça é roupa feminina, então me compre uma saia masculina!

    Reply
  • MT bom seu comentário! Gostei! Sou da igreja Assembléia de Deus do Belém, eu uso calça no meu dia-a-dia mas para ir para a igreja uso saia pois temos que ter bom senso.

    Reply
  • Independente de discurso Bíblico ou não, a Bíblia impõe limites e regras, assim como o código cívil. É um livro em constante transformação. Deus é bondoso e gentil, você pode andar pelada mas que tenha um coração honroso, amando e respeitando o próximo e a diferença dos mesmos. Impor preconceito e levar tudo ao pé da letra não leva nada a nenhum lugar, se uma pessoa se veste com roupas curtas é digna SIM de respeito. Esse discurso de ódio e intolerância não leva a nada em lugar nenhum. Deus é amor, então ame e não julgue. Você é livre, homens e mulheres são semelhantes, não ha porque ter distinções. Rompa com essa cultura.

    Reply
    • Veja o que a mocinha escreveu “Deus é bondoso e gentil, você pode andar pelada mas que tenha um coração honroso”….
      Ta brincando com Deus mesmo hein, é muito contraditório, de que lado vc esta…
      Como é bonito ver uma mulher com uma vestimenta sóbria, bonita, elegante, independente de qualquer religião toda mulher sabe sua intenção quando se veste e sai para o trabalho etc…

      Reply
  • Bom eu estudo em um colégio de freiras, e as próprias freiras usam calça claro q a maioria prefere usar saia mas a nossa diretora q também é freira usa calça então essa discussão hoje em dia é tão sem sentido e ridícula que pelo amor neh ?

    Reply
  • Compartilho do mesmo ponto de vista da Fabi!
    Devemos nos apresentar com ordem e decência, independente da vestimenta.
    Devemos também respeitar os costumes alheios, se eu não concordo em usar saia, eu não vou, por exemplo, congregar em uma igreja em que as mulheres somente usam saia, pois a partir do momento que estou trabalhando ou congregando em uma determinada instituição devo respeitar e compartilhar de seus regimentos, se não o faço, estou em rebeldia e isso sim Deus condena.

    Reply
  • Acho ridicula esta discurssao, estou muito bem vestida com uma calca e saia nao e biblica, as vestes tem que serem compostas, e uma calca e muito mais composta que uma saia.

    Reply
  • Bom dia!!! Quero manifestar meu entendimento a respeito desta situação,de usar ou não usar,ser ou não ser,obedecer ou não obedecer,quem sabe?….Devo mencionar para acabar com as duvidas,que por de traz de palavras e manifestações de qualquer natureza,sem achismo ou qualquer ciência mirabolante que “calça é sim vestimenta de homem”,que não existe calça para mulher e para homem,a moda e o consumismo ditam as regras e quem cai nesta história são pessoas que tem em seu coração o desejo de ser,aparecer,chamar mais a atenção etc!!! o que é mais portante ser igual a todo o mundo? ou ser diferente? não ser diferente esta cada vez mais em descrença,manifestações de mudanças quais quer que sejam,devem sim ser analizadas,mas ha “luz da Palavra de Deus”…queridas irmãs,não mudem principios porque A mais B estão mudando ou dizendo!!! A Fabiana fez um videozinho até que legal e “parece” esclarecedor,mas deve ser analisado mediante a muita oração e estudo…quem criou a calça?porque?se era ou não era etc…mudar não é assim digo isso em todas as questões…tão facil como ela coloca em seu vídeo pior ainda…permanessam fiéis aos princípios a que foram chamadas e orem para que Cristo volte logo!!!! Um abraço!!!

    Reply
    • Se calça não é vestimenta de homem como explicar as roupas antigas se não existia calça?? Só “vestidos” no caso as túnicas???
      Cada absurdo q se lê!

      Reply
    • Eu não só concordo com o ponto de vista da Fabiana, como já tinha esse mesmo pensamento. O que é mais importante usar saia? ou amar ao próximo como a ti mesmo? Sei muito bem que o reino é de ordem e decência, mas uma coisa é fato roupa não faz carater de crente…. e sim o quando você vive em cristo, até porque ser Cristão é ser um pequeno cristo, ter o carater forjado nele, então saia, calça, vestido, tunica o que for não interessa eu encaro como “religiosidade” e não como ser cristão, até porque o carater de Jesus nos ensina a amar e amar e amar. O bom senso sempre será valido por que isso sim a biblia nos ensina, seja de calça seja de saia não importa. Falo isso por experiência cresci num prédio (igreja), onde era obrigada a se usar calça e caso contrario vc ja estaria vivendo em pecado, muitas vezes fui excluída por não estar usando e até mesmo porque meu cabelo não era comprido como essa era a aparência da menina crente, ai te pergunto cade o amor, cade… muitas moças se vestiam como de praxe mas não se portavam como verdadeiras princesas e isso denegriu muito a imagem do povo de Deus, conheci pessoas que por vestimenta não aparentava ser cristão e fui impactada, pelo amor o serviço uns aos outros, e mais importante nunca fui julgada por estar de calça ou tenis ou sei la shorts, sabe por que eles de fato vivem a essência, o que é mais importante o AMOR, e com esse mesmo amor aprendi a ter bom senso, saber que posso sim usar calça estar de brinco bonita e ser uma princesa do senhor, sem ser vulgar sem despertar pensamentos perversos nos “homens”, se é que me entende…
      OBS: não estou falando que saia ou calça está errado, porque ser cristão é passar do nivel de a errado ou não, ser cristão e saber que tudo posso mas nem tudo me é licito.
      Deus precisa de pessoas que pare de preocupar com aparencia e vivam o amor, até porque é o amor de cristo que transforma, ao inves de estarmos preocupados com a saia da irma ou o terno do irmao, vamos estar preocupados em orar e servir e principalmente levar jesus para aqueles que ainda não o conhece, isso é muitosss, serviço tem e muito basta pararmos de nos preocuparmos com que menos importa.
      ATT.

      Reply
    • Então quer dizer que só sou diferente do mundo quando estou com uma saia? serio? Sabe qual a maior diferença que podemos dar nos dias de hoje? AMOR! Porque se tem uma coisa nesse mundo que anda em falta, essa coisa se chama amor, aquele que Deus manda por acima de tudo, lembra? Sou crista, esperando a volta de Cristo, assembleiana. Amo usar saia mas uso calça quando preciso e creio que Deus se importa com algo muito mais valioso que isso, o meu coração!

      Reply
    • Ao Juliano e outros que não concordam! Vamos lá,pelo que eu entendi ser diferente pra você é apenas o seu jeito de se vestir, se for,estamos com um sério problema aqui,e me parece que você não prestou atenção no vídeo da Fabi e voltando a questão de quem inventou a calça…..é mesmo? Quem? Pq na época da bíblia era apenas vestidos e você deixou esse costume para usar calça?? O.o não entendo….Se quer levar tanto ao pé da letra deveria ainda continuar com os costumes da época,vejo que defende algo que nem você mesmo faz,e por que não questionar então,por que os homens cristãos não usam vestidos mais,ja que era a vestimenta da época que a blibia cita “homem vista roupa de homem e mulher de mulher”?????
      Não sei se tem televisão,acesso a Internet sei que tem,porque senão não estaria interagindo com esse blog,celular,terno…..olha quantas coisas inclusive essas que citei foram inventadas depois ou junto com a calça,e você utiliza,não é mesmo?
      Sou a favor de que não existe limitações para nós cristãos e sim BOM SENSO que é a parte que eu creio q não ouviu no vídeo.

      Reply
  • A calça (descente, não inclui essas coladas seja do tecido que for) é aceitavel quando de fato for a melhor opçao como vc falou (trabalho, frio etc). Mas nao sao estes os motivos que tem levado muitos a usa-la, e embora vc tenha explicado isso, seu video tem um “ar” de liberalismo que nao condiz muito com os escritos da irma White. Nao creio que seja o frio q faz as pessoas na Europa usar calça na igreja sendo que existe Sistemas de aquecimento muito eficiente aí, entao por que usam? Vaidade, e isso nao esta de acordo com as escrituras.

    Reply
    • Lembrando que a escritura válida para o cristão sempre foi e sempre vai ser unicamente a Bíblia Sagrada, e não escritura de irmã ou irmão tal, vaidade não está de acordo com as escrituras mesmo (isso para quem entende tudo o que contempla a palavra vaidade), mas julgar ao próximo também não está de acordo com as escrituras, tendo em vista o quão desnecessário foi o comentário julgando alguém que tem uma crença assim como todos nós por usar calça na Europa, um motivo um pouco pequeno para se preocupar comparando a tantos desastres que nos cercam a cada dia não? O que está de acordo com a escritura é o AMOR ao próximo, como maior mandamento que cristo nos deixou, ” O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. João 15:12 ” e quem ama, ao seu próximo assim como cristo nos amou, automaticamente está de acordo com qualquer mandamento BÍBLICO, pois quem ama, não julga, não adultera, não mata, não desrrespeita pai e mãe, não levanta falso testemunho, não rouba, não cobiça, e etc… Acredito que foi isso o que cristo nos deixou, todos os seus mandamentos resumidos em uma única palavra e é com isso que devemos realmente no preocupar e nos vigiar em obedecer.

      Reply
  • “Maldita é a mulher que se veste como homem”.

    Quando você vai ao banheiro de um shooping como sabe em qual entrar? Como sabe qual é o feminino e o masculino? Vendo as placas certo?

    Discordo na parte em que Deus quer apenas o nosso coração, afinal se for só o coração fica fácil, Deus quer obediência, esforço em servir a Deus, agora se for estipular seus próprios quereres fica fácil ser crente. 🙂

    Reply
  • Fabi, na bíblia temos princípios. Nós adventistas acreditamos no Espírito de Profecia que e’ o testemunho de Jesus, lembra de apocalipse 19:10?Pois e’… Nos livros de E.G.W q e’ a luz menor fala especificamente sobre isso.Um conselho pra você, estude os assuntos, se aprofunde mais, para fazer um blog, porque muitos não estudam e o que você fala, eles acreditam porque você e’ uma grande influência. Saiba que o que você incentivar outros a fazer, Deus te pedirá conta um dia.Continue evangelizando, peça orientação de Deus e Ele te guiará. Bjus Paz!

    Reply
  • Huhuu gata arrasou! Infelizmente tem pessoas que ainda acha isso um absurdo (mulher usar calça), eu por exemplo, é impossível eu trabanhar de saia fico o dia inteiro fora de casa e trabalho com crianças então sem chances usar saia no dia a dia.

    Reply
  • Gostei muito deste vídeo, mais uma vez você esbanjou coerência e sabedoria cristã tratando de um tema tão mal esclarecido em algumas regiões do Brasil.
    Deus a abençoe!

    Reply
  • Você disse tudo que eu queria ouvir, pois fui criada numa igreja tradicionalista cheia de costumes que as vezes fico confusa com esse assunto e fico entristecida pois muitos Guando vê a gente de calça , irmão da igreja não comprimento e se estiver de saia ou vestidos cumprimenta sendo que não estou indecente beijos Fábio na, obrigado

    Reply
  • Gostei muito da palavra sobre a calça fui de uma igreja que tinha que usar saia 4 dedos abaixo do joelho coque no cabelo e blusa de manga 3/4 mesmo no calor e começamos a ler a biblia e entender que não era isso que Deus queria mas um coração sincero diante Dele e hj sou da igreja batista pentecostal e servimos a Deus com muita alegria

    Reply
  • concordo com o que vc disse…n creio q Deus deixou em sua palavra padrões de vestuario (tem q ser saia assim, e blusa assim, e tem q ser nesse tamanho, nessa cor)… O mundo é muito grande, e as culturas sao diversas… Deus, logo, seria injusto em colocar um padrao de vestuario para o mundo todo… ao inves disso, colocou principios q se encaixam em qualquer cultura!

    Reply
  • Primeiro calça feminina hj em dia ninguém usa calça folgada e folgada,agora calça feminina modela corpo mesmo, não venha dizer que estou procurando uma calça sem modelá o corpo. Na minha igreja estava com calça jeans cintura alta mesmo assim fui catada pelo Whatapp do menino que me reparou. Usou calça vai modela

    Reply
    • Usou saia, também modelou, não modelou coxa mas modelou quadril, agora, pobre o menino que dentro da igreja e durante o culto se preocupou com isso certo?

      Reply
  • Acho que roupa nao mostra seu amor a cristo.
    Oque importa para Deus eo seu coracao voltado para ele .
    porque e isso que Deus quer seu coracao sua alma voltada para eele.oque adianta sua roupa se voce nao é temente a Deus.

    Reply
  • Adorei o seu esclarecimento quanto ao uso da calça comprida, sou da igreja Congregação Cristã no Brasil, respeito sua doutrina mas não concordo, uso calça sim para ir a faculdade e sinto – me muito bem. Apesar de sempre ter os acusadores que deixam a gente um pouco combatida mas tudo bem desde que não sentimos acusada tá valendo…..bjs adorei seu post um grande abraço.

    Reply
  • Olá fabi , parabéns pelo seu entendimento . Mas usar calça não é pecado , só que cada igreja tem uma doutrina e se vc está na igreja e não obedece a doutrina ai sim vc está pecando

    Reply
  • Oi Fabi, gostaria de você comenta-se sobre o microchip que será inserido na pele, que tá causando um alvoroço danado aqui!

    Reply
  • Bom Fabiana, sou da igreja assembleia de Deus aqui do interior de Rondônia são poucas que usam calça. Aqui a doutrina ainda é bem rígida. Um grande abraço pra vc. Bju

    Reply
  • Oi Fabi, queria dizer que sou cristã como todas que estão por aqui, sou católica e achei sua explicação perfeita, clara e acho valida para todas as religiões, a palavra de Deus é bem clara e devemos nos vestir com modéstia e bom senso afinal estamos na casa de Deus, nosso corpo e templo de Deus nos somos a igreja!!!

    Reply
  • Oiie Fabii ! Bom essa caso de usar calça ou saia, é polêmica em qualquer igreja, no meu caso isso aconteceu cmg, eu tenho apenas moto pra ir a igreja, na qual eu ia era longe, porem quando comecei a congregar la eu conversei com meu pastor e ele entendeu o caso e me permitiu ir de calça, porem esse pastor foi para outra igreja e o novo pastor q entrou nao soube entender isso, no meio das suas pregações começou a falar que quem ia de calça nao tinha santidade, q Deus nao se agradava com isso, infelizmente eu sai daquela igreja e fui onde meu antigo pastor estava, e la sou muito bem recebida msm usando calça. Acho errado esse tipo de pregação afinal Deus nao olha para suas vestes e sim para seu coração, e é ele quem te transforma, se caso usar calça seja errado. Mais vale um jovem dentro da igreja com calça do que um fora da igreja.

    Reply
  • tambem penso como você se nossa salvação está dependendo disso então estou errada mas sei ao deus que eu sirvo e acho que ele quer um coração puro e de boas obras devemos ter sim bom senso pois a mulher cristã é muito bonita pois temos o brilho do espirito santo um grande beijo.

    Reply
  • Parabéns pelo vídeo, Fabi! Concordo 100% com sua mensagem, admiro muito você, pois vejo muita sabedoria vinda de Deus através das suas palavras.
    Bem, como você mencionou no vídeo (em relação à passagem de 1 Corintios) sobre a mulher poder falar na igreja ou não, isso só me fez ter mais curiosidade ainda em pesquisar a respeito . Vi diversos pastores falando sobre o assunto e fiquei com uma grande interrogação na minha mente, porque na minha igreja é permitido e eu já preguei (e sou mulher). Gostaria de saber seu posicionamento, mas estou muito ansiosa pra esperar pelo vídeo kkkk. Se você pudesse me responder, eu agradeceria muito!
    Beijo e que Deus te abençoe!

    Reply
  • Sinceramente, acho que a consciência vem de cada um. Sou ateu e respeito a religião, porém o que me incomoda é alguém querer falar que determinado ato é pecado ou não.

    Reply
  • Sabe esse assunto me deixa bem nervosa com as pessoas, tanto homens como mulheres tenham dúvidas sobre isso. Gente, quem prega que mulher só pode usar saia, para mim é um hipocrita e machista. Justamente o que a Fabi falou, quem disse que saia é mais descente que uma calça ?! Saia para que, para ficar mais facil de tirar ? Que horror.
    Quando eu quero nova minha familia tinha esse costume, de mulher de saia, sem brinco e corte de cabelo, e desde pequena NUNCA ACEITEI ISSO, minha mãe parecia que tinha 20 anos a mais que ela realemnte tinha, e eu parecia um menininhu sem brinco e cabelo cumprido. Novamente QUE HORROR. Sempre perguntei, mas ué pai mas a mulheres na rua Bem vestida de CALÇA E unha pintada e cabelo bonito, voces olham mais, que que vcs tão molhando então o pecado ?

    Colocar uma saia em uma criança para fazer educação fisica, ou ir de saia em uma academia com um shorts por baixo, como eu posso chamar isso ?

    Aff …. Deus toma posse, me leva porque o que o Senhor deixou de legado e ensinamentos na bíblia eu entendo de outra forma, com certeza com muita sabedoria eu creio nos seus ensinamentos, e não no que HOMENS sem conhecimento descrevem um Deus que martiriza as mulheres, e só condenam as mulheres.

    Reply
  • Fabi, eu amo o trabalho que faz e sua atenção com o contexto bíblico! Realmente muito bom! Espero ser inteligente e estudiosa como você, rsrs! Afinal, tenho dado muitas palestras aqui no Brasil e escrito textos para o blog, tenho que ser para não falar besteira! Só pela graça 😉

    Que Deus continue te abençoando e usando!

    Beijos!

    Reply
  • Aqui a discussão sobre calça já passou pq o problema agora são os shorts ou melhor micro shorts. Usam o tal do shortinho para ir a vários lugares da universidade ao shop. Eu estou na fase de ñ criticar quem usa cada um deve ouvir a voz do Espirito Santo. Pois todas as mulheres da igreja sabem o que é decência mas algumas se fazem de desentendida. Sempre quando compro um roupa pergunto para JESUS ” Senhor essa roupa te agrada, esta tando um bom testemunho? ou ao usar estarei profanando seu nome” seja a roupa q for (uma calça ou saia). as vezes a saia é curta ou apertada demais q se a mulher estivesse cm uma calça estaria bem mais vestida.

    Reply
  • Olá Fabi, paz do Senhor! Quero aqui dizer que te amo em Cristo Jesus e gosto muito de seus vídeos e admiro muito o su equilíbrio e sabedoria. Faço parte de uma denominação que conserva os usos e costumes e sempre bato na tecla da decência e bom senso! Gostei muito desse vídeo, que Deus te abençoe!

    Reply
  • Quando se fala na vestimenta na época de Jesus que homem não pode vestir roupa de mulher ele falava da peça de baixo (a roupa intima) pq todas eram iguais.

    Reply
  • Sou super adepta da calça desde pequena. Eu era revoltada com essa ditadura de usar saia.
    Até hj eu só tenho 2 saias, e não lembro quando vesti.
    Sou batista, meu pai é pastor, e graças a Deus nunca tive problema com essa questão de roupas, porquê sei que não é pecado o que visto e que sempre usei roupas decentes aos olhos de Deus.

    Reply
  • gostei muito da sua explicação !!! sempre pensei igual a ti !! outra coisa q tambem poderia dizer >> pq as mulheres usa terninho ?? tipo blazer sabe?? não seria uma cópia do terno dos homens ???

    Reply
  • Na igreja em q faço parte o uso de calça, para as mulheres, é comum, mas houve alguns casos em q certas mulheres quando iam fazer algum tipo de apresentação na igreja (seja ela cantar, dançar ou dirigir o culto) elas foram com uma calça bem indecente, então o pastor estipulou q todas as mulheres q forem apresentar algo na igreja usasse saia ou vestido e q a blusa fosse de manga, elas podem ir à igreja de calça, mas quando forem apresentar algo tera q usar saia, eu achei uma decisão sábia, pq o meu pastor n é o primeiro pastor da igreja, ja passaram 4 pastores por la (a igreja completara no próximo mês 50 anos) então as irmãs ja tem o costume de ir de calça, então para n confrontar esse costume e manter a decência na casa do Senhor p pastor fez isso.

    Reply
  • Fabi amo os seus vídeos e vejo que sempre trata destes assuntos polêmicos com muita cautela! Mas você citou a parte que fala sobre adornos como jóias. Sei que na sua denominação não é permitido o uso de jóias e alguns acessórios. É por esse motivo que você não usa ou é por escolha própria?

    Reply
  • Oi Fabi. Muito bacana ! Gosto muito de teus vídeos .E esse então. Só um pergunta.Na sua opinião ,usar na igreja? existe problema? pra ir a igreja? onde moro é bem frio .As vezes tenho muita vontade de usar pra ir na igreja,já tive vontade de nem ir ao culto ,por causa do frio. Mais tipo,manual da igreja,será que dá ok pra isso? essas exessões . Sou meio tradição kkkkk. Morro de medo de estar influenciando outros ao erro,ou escandalizando. Bjs Valeu

    Reply
  • FABiiii eu adoreiiiiiii esse vídeo sempre tive muitas dúvidas sobre isso!! clareou geral akiii Vc é fofa demais….Continue sempre assim lindona

    Reply
  • Muito bom o vídeo Fabi,na minha congregação é assim como vc falou a norma é que dentro da igreja use saia,mas no trabalho,escola,lazer enfim pode se usar calça,porém quando algum membro da minha congregação que não use calça em ipo tese alguma passa por mim ou por alguma jovem que está de calça,nem cumprimentam e ainda nos chamam a atenção como se estivéssemos cometendo algo que desagradasse a Deus,compartilhei o vídeo em meu facebook pq as vezes me sinto mal e não sabia explicar
    da forma clara como vc explicou ..e o melhor não foi por suas palavras,mas sim pela bíblia..bj

    Reply
  • Fabi, Obrigada por esse vídeo esclareceu algumas dúvidas que tinha, um dia especial para se usar saia é no Sábado, Mas o que você acha quando tem programação todos os dias na igreja, todos os dias deveria se usar saia? é errado eu não usar saia durante essas programações e somente no sábado?
    Um Grande Beijo, e Que Deus continue te conduzindo..

    Reply
  • Moro no Rio de Janeiro.. Cidade quente pra caramba… uso roupas confortáveis no meu dia dia.. Minha denominação é muito tranquila quanto a isso, enfim eu uso calça, saía e short.. Claro, não vou de short pra igreja.. porém no meu dia dia eu uso inclusive legging.. Essa parada de roupa me deixa mt confusa quando paro pra pensar.. Por exemplo eu tenho mt busto.. então msm usando uma blusa até o pescoço chama atenção.. kkkkk
    Mas sempre uso o bom censo, quando uso alg inapropriado eu sinto desconforto e tiro.. é meu.. porém nem tudo que é apropriado pra alguns é inapropriado pra outros..

    Reply
  • Muito bom!!! Amei o video, sou da Assembléia de Deus Belém, esposa de Pastor, e acredito dessa forma também. Obrigada. Deus continue te abençoando muito.

    Reply
  • Fabiana, gostaria de sua indicação de filmes que poderiam ser usados numa programação do dia dos namorados na igreja. Pode ser? Obrigada!

    Reply
  • Oi Fabi, sou cristã e designer de moda. E minha opinião sobre se vestir com modesta e descensia se aplicata a todas as mulheres, independentes da sua religião ou cultura. Amei o seu video. Bjao

    Reply
  • Fabi,sua linda! Amei o seu vídeo, concordo com tdo em gênero e grau,sou da assembléia de Deus, e amei a parte q VC diz q a gente não deve afrontar a nossa comunidade, uso calça no dia a dia, amo seus videos, q Deus continue te dando graça e sabedoria. Bjus

    Reply
  • Minha opinião é:se vc conhece realmente a Jesus essas coisas não vão te abrir os olhos ,pra maquiagem ou calça ou qualquer outra coisa,eu era do mundao gostava de usar de tudo e fazer tudo,hoje tomei uma direção a do mundo e acho que não e apropriado usar calça na igreja,pois vc esta igual a todos la fora,quando há um reavivamento e reforma na sua vida ,isso não te afetará e vc não se preocupará em usar ou não calça ou maquiagem!!!

    Reply
  • Gostei muito do seu vídeo, penso assim também temos q saber nos vestir com desencia.. A respeito da igreja a minha nos permite usar calças no dia a dia mais pra ir a igreja nos mulheres não usamos a calça. Não q seja proibido ir de calça

    Reply
  • Ola Fabi, ficou otimo o video o assunto em si. Eu nasci e cresci na assembleia de Deus, e tinha uma raiva enorme em questao de nao poder usar calça quando ia a escola, eu sò poderia usar, na educaçao fisica que fazia sem pedir permissao ao pastor… Hoje me casei e meu marido, tem o mesmo entedimento seu a respeito a isso… Hoje prefiro vestidos do que saias, e saio sempre que posso de calça. Eu moro na italia, e me sinto mais livre a respeito de amor a cristo, amor ao proximo, eu praticamente me sinto como se eu fosse uma nova convertida, porque estou aprendendo muito sobre o verdadeiro evangelio que Cristo Jesus veio nos ensinar… Amo ver os seus videos, aprendo sempre um pouco mais. Que Voce continue firme e forte na presença e no amor de Cristo Abraçao. Graça e Paz

    Reply
  • OLÁ FABY,
    Assistir esse vídeo me fez lembrar do qt eu sofri por só usar saia. Sempre pensei q isso não influênciaria na minha vida espiritual, porém meus país são totalmente tradicionais e não pensam assim. Pensa q eu era a única a usar saia na escola toda as pessoas não me chamavam pelo nome e sim de “a crente”. Sofri muito, hj estou casada e graças ao meu bom Deus meu marido não e tradicional. Vivo melhor usando minhas calças. Sem culpa e medo. Um grande BJ.

    Reply
  • Oi Fabi! Sem medo de polêmica nê neguinha, então aceitei Jesus em uma denominação que têm como padrão o uso de saia e confesso que me incomoda que a geração mais jovem – não sou velha tá- digo as adolescentes cheguem a usar calça legging, é o fim dá pra ver até a alma pra não dizer outra coisa. Como sou casada levo em conta a opinião do meu esposo e a real o problema não é a calça em si, mas a fata de DECÊNCIA por favor se não quer ser usada por Deus beleza agora ferramenta do cão pra tentar o marido das outras dentro da igreja éprakaba!!!!

    Reply
    • Nao condeno quem usa calça ou saia. Acho errado quem usada calça mto colada marcando as formas do corpo como a legging. Ou calça entalada mostando que obviamente estando uma calcinha minuscula por baixo. Mas tbn nao gosto e acho bem deselegante aquelas que defendem veemente o uso da saia dizendo q e pecado usar calça mas que usam uma saia “embalada a vacuo” so porque e saia.. Abusam de umas modelagens bem insinuosas. A propria moda evagelica oferece esse tipo de roupa a venda..

      Reply
    • amei seu comentário Fabiane. concordo com vc, tambem sou casada e sei com os homens são rsrs. Antes de sai de casa sempre pergunto ao maridão se a roupa tá legal, se ñ está transparente ou curta.

      Reply
      • Fabi minha shara obrigada por responder meu comentário isso nos faz sentir assim … Um pouquinho especial e com vontade e participar mais um grade bjo e quando vier a Floripa não deixe de avisar ficaria muito feliz em te conhecer pessoalmente que o grande amor de Cristo esteja sempre com VC bjs

        Reply
  • Oi Fabi, eu nasci na Assembléia de Deus Ministério Belém, sou de São Paulo.
    Bom, a doutrina da igreja é clara e todas as irmãs tem que usar saia, na época com 15 pra 16 anos eu não gostava de saia pq sempre fui gordinha e por ter coxas grandes era muito ruim essa peça de roupa para mim, eu tinha que usar a saia e mais um shorts por baixo, conclusão: usava saia só para ir pra igreja e calça na escola, pra sair, 99% do tempo eu usava calça.
    Hoje com 25 anos casada freqüento a igreja batista, mudei de igreja logo que me casei, primeiro pq sentia que em alguns momentos essas “doutrinas” da assembléia pareciam estar tão a frente de outras coisas mais importantes, que me imcomodava muito, sem contar as outras regras, não usar blusa de alça, não usar brinco…. Bom, mudei mesmo por diversos fatores, e outra, eu não usava nada disso dentro da igreja, mas fora eu era outra pessoa na forma de me vestir, uma pessoa cristã porém com um pensamento diferente da igreja que frequentava, isso pra mim não valia pq ou eu estou dentro ou não estou. Também acredito que ser cristão vai muito além das vestimentas, já que uma mulher de calça pode estar muito mais bem vestida e comportada que uma de saia em algumas situações.
    Então encontrei um lugar onde as roupas são o que mesnos importa (claro tudo com bom senso!), mas ali o q vale é sua adoração em primeiro lugar!
    Amo a Assembleia pq foi a igreja que cresci, mas acredito que muita coisa ainda tem que mudar nos pensamentos e “regras” de lá. Minha mãe e pai ainda frequentam a Assembléia e são super rigorosos com as doutrinas, e no fundo tem um leve preconceito com igrejas como a minha, mas me respeitam!
    Já ouvi irmãos da Assembleia dizer que “crente” da batista não é crente de verdade! Bom dai VC pode entender o meus pensamento, e isso vai muito além de doutrinas, tem o fato deles acreditarem que só podemos adorar a Deus fazendo muito barulho, com o pregador gritando no púlpito e que não pode bater palmas pra Jesus, pq fazemos desse costumo com os artista da terra…. Bom mais ai vai muito além do assunto né! Então é isso Fabi bjs!

    Reply
  • Eu amei o vídeo. Aliás, todos os seus vídeos são fantásticos. Essa questão de vestimenta e também maquiagem é muito polêmica e eu tenho muitas discussões com pessoas da minha igreja por causa disso. Eu também sou adventista, mas penso que muitas pessoas pregam legalismo demais e amor de menos… Principalmente quando o assunto é algum dos citados acima. Beijos Fabi!!!

    Reply
  • Falou e disse Fabi…. concordo plenamente com a sua opinião, lembrando que precisamos nos preocupar em não ser escândalo ou pedra de tropeço para ninguém, Que Deus continue te dando sabedoria e abençoe cada dia mais seu lar. Beijos Ro

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *