Vale a pena usar sal rosa?

Vale a pena usar sal rosa?

Eu sofro com retenção de líquidos e sempre ouvi minha mãe (depois meu marido) dizerem: quanto sal, menina! Não gosto de comida insossa e até descobrir como usar as ervas desidratadas para dar gosto aos legumes e outros pratos, carregava a mão no sal. Mas ele não é um vilão por si mesmo, mas pelo que fizeram com ele. Afinal, nós precisamos de sal no organismo e até a Bíblia faz menção a sermos o sal da terra, então por que a fama de bandido?

É que com a poluição e as demandas da indústria, o sal tem sido constantemente “purificado”. Coloco as aspas para deixar claro que este processo de suposta limpeza nada mais é que a refinação do sal através de produtos químicos fortes que ingerimos sem nem saber. Com os oceanos cada vez mais poluídos, como imagina que o sal marinho fica limpinho e branquinho para salpicarmos sobre os alimentos?

blog_saldohimalaia1Daí que vem a febre pelo tal sal rosa que – confesso – vi com desconfiança no início, achando que se tratava de mais uma modinha alimentar e cara. Cara de fato é. Mas os benefícios são incontestáveis. Preservado por milhares de anos nas montanhas geladas do Himalaia, este mineral não foi alterado pela poluição. Sem sofrer com o processamento químico, é considerado o sal mais puro do Planeta!

A ausência do sal no organismo é tão letal quanto o excesso dele, os médicos são unânimes quanto a isto. Embora a falta nem seja um problema, considerando que quase 80% da população mundial consome do dobro do sal necessário para o organismo, todos os dias. Deste jeito não há rim que aguente, né gente? Isto porque além de pesar a mão no sal, consumimos muito alimento industrializado que é cheio de sal, com força no sódio. E aí está mais uma vantagem do sal rosa: quase 60% menos sódio que o sal normal. Isto, no entanto, não é sinal verde pra se jogar no salgado. Que fique claro!

Vantagens?

O consumo moderado fortalece o sistema digestivo, prevenindo prisão de ventre, é um anti-histamínico natural, regula a pressão arterial e melhora o humor, ajuda na desintoxicação de metais pesados, purifica o sangue e equilibra a oleosidade da pele, além de prevenir câimbras e fortalecer os músculos, por sua alta concentração de magnésio.blog_saldohimalaia4

Pode ser usado no banho de imersão, para ajuda a eliminação de toxinas, mas com o preço, eu uso mesmo é pra cozinhar, tanto os cristais grandes, como moidinho sobre a salada. Às vezes trituro os cristais no liquidificador com manjericão seco e orégano, assim consumo menos sal na hora de temperar. E você, já usou o sal rosa, o que achou?

4 comments

  • Já havia tomado conhecimento sobre o sal rosa, mas confesso que ainda preciso por em pratica. Não tanto por mim, mas pelo meu esposo, pois gosta de uma coisa bem temperada e mesmo sabendo que ponho sal moderado durante o cozimento, ele vem e coloca mais sal durante as refeições. Quando eu dou umas moderadas nele, tudo bem, mas se deixar, já viu, ne!? Parabéns pela publicação! Super gostei!

    Reply
  • Fabi, eu e meu marido usamos o Sal rosa já fazem alguns meses, e estamos bem contentes com nossos resultados do uso, é ótimo o Sal rosa.. Boa dica para o pessoal que ainda não conhece.. além do sal rosa ter muito mais propriedades do que outros tipos de sal.. Fala sobre o Óleo de coco!! é ótimo tbm..

    Reply
  • Oi Fabi! Aqui em casa já usamos o sal rosa a quase 1 ano. Uso pra tudo mesmo!!!
    Na minha cidade está 51 reais o kg, então optamos por fazer uso do sal mais fino pra usar na
    comida, saladas, assados e etc.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *