Você gosta de barba?

Você gosta de barba?

barba1A tendência ficou forte em 2014, mas ao contrário do que previam os gurus de moda, se estendeu por 2015 e promete ficar mais um tempo. Estamos falando de barbas. Se você é homem, vai usufruir das dicas deste artigo, mas se é mulher talvez sinta-se tentada a clicar noutro link e pular este assunto. Pare já! Saber um pouco mais do assunto talvez ajude o seu namorado, marido, pai, irmão ou amigo que anda com a famosa “barba farta” – farta aqui, farta pêlo ali. Brincadeiras à parte, é preciso levar em conta que nem todo mundo pode usar barba livremente pois e muitos casos a alergia da companheira impede ou alergia do chefe mesmo, que não suporta nada que não seja cara pelada.

Ao contrário do que muita gente pensa, não é só deixar crescer e pronto, como quem esqueceu o barbeador ou é um lenhador sem muito ligar para isto. Aliás, daí vem o termo lumbersexual, que é a novidade entre os barbudos que sim, gostam de cuidar da aparência e outrora eram classificados na categoria metrossexual, aqueles que disputam creminhos com as esposas. Pois bem, um não anula o outro.

Considerada símbolo de anarquismo, socialismo, comunismo e outros tantos ismos, os pêlos do rosto passaram por mutação de significado e – ufa! – hoje enfeitam rostos por aí associados à moda, modernidade, mas precisa de cuidado pra não descambar para o desleixo. Então seguem os 4 passos essenciais para nutrir sua barba e ficar ainda mais guapo.

1 – Preste atenção ao crescimento

Os pelos do rosto não crescem uniformemente. Normalmente os do lado crescem mais rápido que os do queixo, por exemplo. Além disso, podem crescer para direções diferentes. Então não abandone a maquinha elétrica de vez, mas use-a pra controla o crescimento e o formato da barba. O mais acertado é usar um pente mais baixo nas laterais e mais alto no centro.

Beard-Heading_3428994b

2 – Limpeza já

Não adianta ser bonita, deixar charmoso e ser um antro de bactérias e impurezas. Alto lá! Só o banho não resolve, viu? Além disso, se tiver bigode, lembre-se de todos os líquidos e comida do dia e dos restos que podem se acumular, deixando oleosa e cheia de… eca! Pois é, lavar o rosto cuidadosamente, com sabão neutro e pelo menos duas vezes ao dia é fundamental para pelos saudáveis e limpos. Ah, e condicione, viu?! Não é frescura não. O pelo da barba é mais grosso que o fio de cabelo e só sabão vai deixá-la espigada e ressecada, sobretudo se for mais longa. Um pouquinho de condicionador ou creme próprio para barba garantirão que a companheira não reclame que está pinicando.

barbalavar

3 – Planeje sua barba

A menos que você queira competir com o Tony Ramos e ver em quanto tempo o pescoço e os pelos do peito se juntam numa rústica combinação, é melhor pensar no desenho da sua barba. Não necessariamente como um designer faria, mas o mínimo para que ela tenha uma aparência de cuidado. Limite onde começa, onde termina e barbeie-se de forma a preservar a forma dela.

barba-grande-de-homem

4 – E falando em barbear…

Você não precisa provar que é macho esfregando sabonete na cara e raspando a lâmina na face. Mesmo porque o sabonete atrapalha um pouco o barbeador e pode irritar a pele sensível do rosto. Bons cremes para barbear permitem um melhor deslizar da lâmina, diminuindo o atrito e a consequente irritação. Aposte neles!

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *