A era digital veio mudando a sociedade, o mundo e, inclusive, a rotina da mulher cristã. Atualmente, temos diversos desafios no nosso dia a dia, como cuidar da família, educar os filhos, trabalhar e cuidar de nós mesmas.
Então, de qual forma podemos usar a tecnologia a nosso favor? Vamos conversar sobre isso aqui nesse texto.
O impacto positivo da mulher cristã na era digital
A presença feminina na era digital tem sido extremamente valiosa e um instrumento de propagação do evangelho para outras pessoas. Nossa presença virtual alcança milhares de mulheres ao redor do mundo e gera frutos que não conseguimos nem medir ou pensar, porque só Deus sabe o que cada um precisa ouvir e receber.
Educação e inspiração
A nossa atuação on-line gera educação e inspiração em outras mulheres, pois a partir do nosso exemplo podemos exalar o verdadeiro cristianismo, o amor, a fé e a esperança. Por meio de nossos vídeos, fotos, blogs, podcasts e mídias sociais, podemos encorajar outras mulheres a serem melhores a cada dia. Além disso, esses recursos são excelentes para estudar a Palavra de Deus, disponibilizar nossos testemunhos e oferecer mensagens de alegria e consolo.
Conexão e relacionamentos
A era digital permite que cada pessoa se conecte umas com as outras numa comunidade on-line, independente da localização geográfica de cada uma. Nesses grupos, encontramos apoio, afinidade, amizade, compartilhamos experiência e fortalecemos nossa fé. Eu, por exemplo, tenho um clube do livro com pessoas que gostam de ler e, assim, compartilhar experiências e fazer novos amigos. É uma experiência ótima e que vale a pena!
Empreendedorismo e liderança
Outro fator muito importante da era digital é a liberdade profissional que permite a formação de novos empreendedores. Muitas mulheres encontraram na internet o meio de ganhar dinheiro e sustentar a própria família, seja como influenciadora digital, vendedora, professora e muito mais. As opções são enormes, dão maiores oportunidades e uma gama de clientes ampla.
Como a tecnologia afeta a vida das mulheres cristãs?
A era digital tem um impacto significativo na vida de qualquer pessoa, tanto positivo quanto negativo. Contudo, neste tópico, vamos focar nas questões saudáveis e boas da vida da mulher cristã na tecnologia.
1. Oferece acesso à informação
Mulheres bem informadas são mulheres mais inteligentes, equilibradas e independentes. Ter acesso à internet à vontade nos permite buscar informações com facilidade, seja notícias sobre nosso país ou do mundo, até receitas, matérias específicas que gostamos de estudar e conteúdos de entretenimento.
2. Expõe uma gama de estudos bíblicos
Imagina que bênção poder acessar a Palavra de Deus a qualquer momento, ouvir reflexões de pessoas variadas e compartilhar com quem quiser o versículo que te fez bem. Nós temos um privilégio enorme de poder fazer isso livremente, pois muitos irmãos em Cristo não têm a mesma oportunidade que nós temos.
Então, valorize a gama de estudos bíblicos disponíveis para você. Inclusive, se você deseja refletir mais na Palavra, eu fiz um manual detalhado com o passo a passo de como estudar a Bíblia.
3. Permite discipulado e mentoria a distância
Esse é um ponto interessante também, pois diversas mulheres acabam não tendo um contato tão grande com o discipulado ou com as atividades da igreja porque têm dificuldade de largar tudo em casa e sair para um momento como esse.
Nesses casos, com tantas tarefas e uma rotina corrida, uma boa opção é fazer esses encontros on-line e, assim, permitir o contato com outras mulheres, melhorar os relacionamentos, fazer novas amizades e ter um acompanhamento mais próximo.
Quais são os principais desafios para a mulher cristã na era digital?
A era digital tem um impacto profundo em nossas vidas e oferece diversas oportunidades de crescimento espiritual e intelectual, mas também tem desafios que necessitam de discernimento e sabedoria para o bom uso.
1. Distrações
A tecnologia também traz consigo diversos desafios e perigos, como distrações, conteúdos pesados e nocivos à saúde mental, tentações e pressões por um padrão estético irreal. É importante ser consciente de que o que vemos nas mídias sociais é apenas um recorte da vida de alguém, e não a realidade nua e crua.
2. Pressão social fora da realidade
Na era digital somos cheios de filtros e photoshop, então saiba valorizar o que é real! Não se deixe levar somente pelo que as pessoas postam nas mídias sociais, porque ali todos nós só mostramos a nossa melhor versão, a parte mais bonita e maquiada. O padrão de sucesso, beleza e perfeição que a mídia nos mostra é fora da realidade e, muitas vezes, cruel para a nossa saúde mental.
Além disso, nem sempre uma mulher questionadora e com um estilo próprio é bem aceita em todas as comunidades. Certos tipos de pressão, que exigem uma certa perfeição da mulher, são exaustivos e impossíveis de serem alcançados, pois somos falhas e pecadoras como todo e qualquer ser humano.
Conheça as oportunidades que a era digital abre
Quando temos sabedoria, conseguimos tirar boas lições até de situações complicadas e desafiadoras. A era digital não pode ser nossa inimiga, não podemos ter medo de usar a tecnologia a nosso favor ou nos apavorar com medo do que o futuro nos reserva neste assunto. Inclusive, precisamos de mulheres atuando profissionalmente na área de tecnologia e fazendo a diferença no mundo.
Somos mulheres criadas por Deus, inteligentes e fortes, completamente capazes de servir ao Senhor em qualquer meio em que estivermos. Então, saiba aproveitar as oportunidades que tem nas mãos.
Utilize a internet com sabedoria, para estudar o Evangelho, para trabalhar e empreender, para influenciar com mensagens de esperança, para ser um ponto de luz em meio a tanta coisa ruim. Assim, representaremos o significado da mulher cristã de uma maneira positiva em meio à sociedade!