A maternidade é um chamado divino que Deus colocou nas mãos das mulheres, uma verdadeira bênção concedida à nós. Além disso, temos inúmeras personagens bíblicas que nos ensinam lições belíssimas sobre ser mãe cristã.
A maternidade como um chamado divino
Nós somos criados à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:27) e parte do plano do Senhor para as mulheres é a maternidade e cuidado com a família. Gerar, conceber, cuidar e educar é um privilégio e uma responsabilidade que Deus colocou em nossas mãos de criar filhos com disciplina e amor (Efésios 6:4).
A Bíblia Sagrada está repleta de exemplos de mães cristãs que desempenharam um papel importante na vida de seus filhos e da humanidade, como Sara, mãe de Isaque, e Maria, mãe de Jesus.
A vida de Sara, que antes era chamada Sarai, é narrada no livro de Gênesis, no Antigo Testamento. Esposa de Abraão, ela foi escolhida por Deus para ser a matriarca de uma nação, mesmo com o diagnóstico de estéril (Gênesis 17:15-16). Embora ela tenha duvidado da promessa logo que recebeu a notícia, seu chamado divino de mãe foi cumprido e deu início à descendência de sua família e ao plano de Deus.
Maria, mãe de Jesus, foi outra importante figura bíblica e mãe cristã. Ela deu à Luz ao filho de Deus, Jesus Cristo (Lucas 1:26-38 e Lucas 2:1-7). Mesmo podendo ser julgada pela sociedade por ser mãe antes do casamento, ela aceitou o chamado para sua vida e fiel ao Senhor.
Versículos sobre criação de filhos para refletir:
- Gênesis 1:28 – “Deus os abençoou, e lhes disse: ‘Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra’.”
- Salmo 127:3 – “Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá.”
- Provérbios 31:28 – “Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia.”
- Isaías 66:13 – “Como uma mãe que acaricia seu filho, assim eu os consolarei, e em Jerusalém vocês serão consolados.”
- Lucas 1:42 – “Então, numa forte voz, exclamou: ‘Bendita é você entre as mulheres, e bendito é o filho que você dará à luz!'”
- 1 Timóteo 2:15 – “Contudo, a mulher será salva através de sua missão de mãe, desde que continue com modéstia na fé, no amor e na santidade com bom senso.”
- Tito 2:4-5 – “e que ensinem as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a se ocuparem em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.”
Quais são os principais desafios da maternidade em um contexto cristão?
Nós, mães, temos desafios infinitos no dia a dia, desde aqueles que têm a ver diretamente com a nossa conduta quanto os diversos fatores externos que influenciam a nossa vida e de nossos filhos. No contexto cristão, há ainda mais variações, principalmente questões que envolvem moral e ética.
Eu diria que os principais são:
- Pressões sociais religiosas: Às vezes, enquanto igreja, temos tanto zelo para que nossos filhos não façam escolhas erradas na vida que acabam assustando e pressionando eles demais, o que acaba causando um efeito contrário ao que realmente queremos;
- Conciliação entre maternidade, carreira e espiritualidade: Para muitas mamães, equilibrar todas as responsabilidades é extremamente cansativo, o que gera estresse e, consequentemente, deixa o ambiente familiar desgastado;
- Julgamento e comparação: Este ponto afeta a mulher em diversas áreas, ficamos sempre achando que a grama da vizinha está mais bonita e que a nossa é só ladeira abaixo;
- Equilíbrio entre amor e disciplina: Encontrar o ponto de equilíbrio entre ser amorosa e carinhosa e disciplinar é uma tarefa complicada, porque passamos pela autocrítica constante ao refletir se estamos sendo “moles ou duras” demais;
- Desafios éticos e morais: Educar os filhos e ensiná-los sobre decisões éticas passa não só pelo processo de falar e explicar, mas principalmente pelo exemplo, então precisamos estar sempre atentas, fazendo o certo e dando o bom exemplo aos nossos pequeninos.
Qual a importância de buscar relatos e experiências diversas sobre a maternidade?
Estamos cercados de tentações, quebras de moral, pessoas de caráter duvidoso e chamarizes que tentam nos levar para uma vida desregrada. Imagina isso na cabecinha de uma criança! Por esse motivo, é importante analisarmos o que tem tomado conta da nossa mente nesse momento e refletirmos maneiras de vencer esses desafios diários com o auxílio do Senhor.
Busque por uma rede de apoio que possa te oferecer apoio, compartilhar experiências, conselhos e instruções construtivas. Eu mesma tenho vários vídeos sobre o assunto, inclusive um destacando as coisas boas de ser mãe. Enfim, o importante é se cercar de bons exemplos e testemunhos. Não se isole, busque ajuda e inspiração em mulheres que você admira!
Como passar os valores cristãos para os filhos?
Você pode seguir esses passos:
1. Seja um bom exemplo
A melhor maneira de ensinar um filho é por meio do exemplo. Pense que você é um espelho e suas crianças são seu reflexo. É basicamente assim que funciona a cabecinha dos pequeninos, se fazemos algo repetidamente eles entendem que aquilo é importante, deve ser feito daquela maneira e é correto. Portanto, seja um bom exemplo e viva uma vida verdadeiramente cristã, assim eles aprenderão da melhor maneira a prática da vida.
2. Faça estudos bíblicos e oração
Tenha momentos de devocional com a sua família, realize cultos semanais no seu lar e ensine para eles o poder da oração ensinado por Jesus em Marcos 11:20-26 e Mateus 7:7-12. Faça da oração algo rotineiro, seja em grupo ou individualmente, incentivando eles a terem um relacionamento com Deus.
3. Ofereça amor e valores perenes
O amor, independente de qualquer coisa, é o elo mais forte e poderoso em uma relação. Portanto, não deixe os desafios do dia a dia serem maiores que o amor e o carinho que você tem pelos seus filhos. Independentemente das escolhas de vida deles, dos defeitos e das habilidades, reflita o amor que o Senhor tem por nós e transfira esse mesmo olhar carinhoso a eles. Isso é cristianismo puro e a verdadeira missão de toda mãe cristã!