Querida mamãe, eu sei que criar seus filhos nem sempre é tarefa fácil. Há dias aqui em casa que eu fico de cabelo em pé com tanta coisa pra fazer, como cuidar da casa, trabalhar e educar as crianças. Contudo, não desanime! Nossos filhos são bênçãos do Senhor e temos que educá-los conforme a Bíblia.
Quais são os valores cristãos a serem passados para os filhos?
Afinal, antes de tudo, o que são valores pessoais? Basicamente, são características que nos diferenciam uns dos outros, ou um grupo de pessoas do outro, principalmente em termos de dignidade moral. Esses valores, portanto, determinam como um determinado indivíduo vai se comportar com os desafios e interagir socialmente.
Ou seja, os valores são essenciais na vida de todo ser humano e, por esse motivo, precisamos cuidar muito bem dos nossos filhos para que tenham uma boa formação. Quando pensamos em valores cristãos, ensinados por Jesus Cristo, podemos destacar diversos pontos interessantes, tais como:
1. Fé
A confiança em Deus é o principal ponto e o mais importante de todos, pois vai ditar todo o restante da vida do seu filho. Os pais devem ensinar que vivemos pela fé e não pelo que vemos (2 Coríntios 5:7); que a convicção no Senhor vem pelo ouvir e meditar na Bíblia (Romanos 10:17); que não precisamos de provas visuais para crer em Jesus Cristo (Hebreus 11:1); e que a confiança de que Deus é Pai é suficiente para tudo (Mateus 17:20).
2. Honestidade
Este tópico tem um valor imensurável, pois diz respeito ao caráter de uma pessoa. Imagina conviver com uma pessoa mentirosa, ela não vai ter a confiança das pessoas em nenhum meio social, como trabalho, família, amizades ou igreja. A Bíblia diz que uma pessoa desonesta é “detestável ao Senhor” (Provérbios 12:22; Efésios 4:25; Colossenses 3:9; e Zacarias 8:16)
3. Amor
Amar ao Senhor é o maior dos mandamentos, o valor supremo dos cristãos ensinado por Jesus. Somente compreendendo esse amor, somos capazes de viver uma vida plena e boa, pois entendemos que não fomos feitos para este mundo, mas para a glória de Deus. Reflita em: Mateus 22:37-28, Deuteronômio 6:5, 1 João 4:19 e 1 Coríntios 16:14.
4. Perdão
Todos fazemos escolhas ou tomamos atitudes erradas, não é mesmo? Mostre aos seus filhos que errar faz parte da trajetória de todos nós, mas que podemos pedir perdão e que, o mais importante, pedir desculpa não nos torna menores ou indignos. Além disso, assim como precisamos de perdão também precisamos saber perdoar – Mateus 6:14-15, Colossenses 3:13, Efésios 4:32 e Mateus 8:21-22)
5. Bondade
A vida de Jesus é um excelente exemplo de misericórdia e nos ensina que devemos ter bondade e compaixão com outras pessoas. Ensine aos seus filhos o fruto do Espírito, em Gálatas 5:22-23, e como devemos nos espelhar nele para viver; e mostre que a maldade também faz mal a nós mesmo e traz infelicidade, conforme lemos em Provérbios 11:17.
6. Humildade
Jesus lavou os pés dos próprios discípulos, há maior exemplo de humildade do que esse? Ter um coração humilde é uma virtude, como podemos ler em diversos versículos da Bíblia Sagrada – Filipenses 2:3-4, Provérbios 11:2, Mateus 23:12, 1 Pedro 5:5-6 e Provérbios 22:4.
Entenda os desafios de criar seus filhos dentro dos valores cristãos
Não vou negar que existem perrengues no dia a dia. Todas nós sabemos que os dias bagunçados existem, não é mesmo? Entretanto, também não sou do time que vai florear a maternidade e falar que tudo é perfeito. Não, não é. Mas de uma coisa eu tenho certeza, é benção de Deus!
Certa vez, fiz um post no meu Instagram sobre a gratidão e a alegria de ser mãe e observei um comentário que dizia: “você está muito em paz e plena. Gostava quando falava mais de maternidade real, dos perrengues […]” Quando li, pensei o quanto eu sou alegre e feliz por ter minhas preciosidades nos braços, o quanto eles foram desejados e toda a dor que eu e meu marido passamos até conseguir gerar nossos filhos.
Você deve estar pensando por qual motivo estou contando tudo isso e é justamente para enfatizar uma coisa: poder criar seus filhos é benção de Deus! Pensa quantas mulheres tentam vivenciar isso e não conseguem ou quantas crianças sonham em ter pai e mãe e não têm. Temos que aprender a compartilhar as coisas boas de ser mãe.
A maternidade é difícil, exige muita energia de nós e tem diversos desafios. Contudo, a maternidade é tão boa, cheia de momentos sublimes, como quando a gente acorda de manhã e os filhos vem correndo dar bom dia na cama, oferecer um beijo e um abraço apertado ou então quando eles aprendem algo novo e você a gente se alegra com o desenvolvimento deles.
Isso não tem preço! Quando vejo meus filhos, penso: na minha frente tem um ser humano, um servo de Deus, uma criatura do Senhor. Sabe, são muitos os bons momentos da maternidade.
Conheça a influência dos pais na formação espiritual dos filhos
Os pais têm forte influência na criação dos filhos e, sobretudo, em sua formação espiritual. Os filhos têm no pai e na mãe o primeiro exemplo de tudo, como se fôssemos um espelho refletindo para eles como devemos agir, pensar, falar e viver.
Desse modo, é importante quebrar barreiras no diálogo com as crianças, ensinar verdadeiramente o Evangelho, o valor da igreja, o poder da oração e o amor incondicional que o Senhor tem por nós.
Ensinar esses valores não é tarefa fácil e requer uma boa educação. Para que seus filhos entendam o que significa cada um dos valores cristãos, saia da caixinha e tente pensar um pouco como criança. Faça brincadeiras, gincanas, desafios e atividades lúdicas. Não deixe o ensino vir somente da escola ou da escola bíblica da igreja, seja você parte da educação integral dos seus pequeninos!
Veja algumas passagens bíblicas sobre a criação de filhos
Para finalizar, diante de tudo o que conversamos acerca de como criar os filhos, deixo abaixo alguns versículos da Bíblia Sagrada para que você possa se debruçar, estudar e refletir:
- Deuteronômio 6:6-7 – “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.”
- Provérbios 22:6 – Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”
- Provérbios 29:17 – “Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma.”
- Efésios 6:4 – “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas os crie na disciplina e na admoestação do Senhor.”