Como lidar com a traição no casamento? Essa é a dúvida de muitas pessoas que passam por isso. E essa história me fez lembrar de uma fofoca do mundo das celebridades: a traição do jogador de futebol Piqué com a cantora Shakira. Nessa mesma época também veio à tona uma história parecida com a cantora Miley Cyrus que, inclusive, lançou uma música sobre empoderamento feminino.
Casamento: um desafio diário
O pessoal da minha equipe me atualizou dos babados e contou que o Piqué andou dando uma pulada de cerca (ou, nesse caso, foi na cerca dele mesmo, dentro da própria casa), enquanto a esposa estava fora. A amante era uma mocinha de 22 anos e toda a história veio à tona porque a Shakira voltou para casa e viu que a geleia dela, que ninguém mais da casa gostava ou comia, só ela mesmo, havia sido consumida por alguém. Oras, mas quem?
A partir daí, uma série de fatores levou até a descoberta da traição, que acabou vindo a público. A cantora fez uma música sobre isso e, pasmem, a mãe do jogador, que era vizinha do casal, sabia de tudo e encobriu o filho em várias situações.
E sabe o que eu acho interessante? Vi muitos perfis cristãos que eu sigo julgando a reação das cantoras, dizendo que a atitude delas era infantil, que eram imaturas, que estavam expondo demais a si mesmas, o casamento, as famílias e as vidas pessoais, que não deviam ter falado sobre isso e por aí em diante.
Claro, não podemos ser ingênuos ao ponto de achar que trata-se apenas de uma mulher magoada. Elas lucram em cima da própria tragédia. A música da Shakira, por exemplo, cita que ele trocou uma Ferrari por um Twingo e um Rolex por um Casio, referindo-se a si mesma como algo caro e de valor e à amante como algo inferior e comum.
Como lidar com a traição?
A questão é que muitas pessoas reagem de maneiras diferentes a uma traição. Como você reagiria, sinceramente? A Bíblia Sagrada nos dá alguns parâmetros sobre o que fazer quando nos sentimos ofendidos.
1. O diálogo é o primeiro passo
O primeiro passo é conversar com a pessoa francamente, entender o ponto de vista dela, o que aconteceu e como e porquê ela fez o que fez. O diálogo é a chave para começar a lidar com a traição. Somente a partir de um papo sincero, será possível compreender se a pessoa está arrependida e quer mudar genuinamente. Mas, mudar de verdade, sem ser da boca pra fora.
Se a pessoa não se mostra arrependida ou trata a situação com descaso, começam os questionamentos sobre o que fazer e como resolver a situação. Quando a situação é pública, como no caso dos famosos, o tribunal da internet trata logo de definir quem é a vítima e quem é o culpado e de gerar polêmica em cima de tudo.
Ela fez o que fez e a indignação dela se tornou pública. Sabe o que eu acho mais interessante disso? As pessoas que julgam ela têm por normalidade o fato do marido trair, porque a sociedade aceitou que homens traem. Não, homens não traem! Homens que não prestam, não têm caráter e compromisso, traem.
2. Cuide do seu relacionamento no dia a dia
Eu escrevi um romance sobre o assunto, chamado “Traição: ações virtuais, consequências reais”, onde eu apresento como a traição é construída no dia a dia da vida do casal. Só para você ter uma ideia, existem pessoas que ainda acreditam que a traição é um evento isolado – que o parceiro conheceu alguém, sentiu atração, consumou o desejo e depois parou. Não é bem assim.
Em mais de 15 anos acompanhando e aconselhando casais, cheguei a perceber que a traição é um processo construído diariamente com o abandono afetivo, brigas, falta de comunicação, incompatibilidade de interesses em comum e falta de parceria.
Eu trouxe o caso da Shakira para escancarar como traição é sensível, pois ela não acaba só com um relacionamento, mas com todo um ideal das pessoas, com os sonhos e os planos para o futuro. É uma dor tão profunda que os especialistas falam que se assemelha muito a uma dor física, como se fosse um corte ou uma facada nas costas.
3. Ninguém está imune à traição
A traição é uma construção diária. Se você está num relacionamento, a primeira coisa que deve saber, sobretudo se você é cristão, é que você também é capaz de trair. Um dos erros mais comuns é achar que todo mundo erra, menos você.
Isso quer dizer que todos vamos trair? Não! Significa que, com as circunstâncias provocativas e a falta de sabedoria, todos podemos cair na tentação. Por isso, as Escrituras Sagradas ensinam que devemos fugir da aparência do mal e evitar qualquer tipo de tentação e pecado.
A traição é construída em pequenos atos, em pequenos distanciamentos do casal e aproximações erradas com outras pessoas. Além disso, muitos relacionamentos sofrem de um diálogo precário, onde o casal não sabe conversar com franqueza e guarda segredos um do outro.
4. Será que existe vítima e vilão?
No final das contas a traição não é consequência das ações de só um dos parceiros; embora um cometa o ato, ela é uma consequência do relacionamento como um todo. Por esse motivo, nem sempre há uma vítima e um vilão. Os personagens podem trocar de posição ao longo do enredo e as motivações podem ser variadas, bem como as consequências.
Além do mais, o que é traição? Será somente o ato sexual colocado em prática? E as mensagens trocadas pela internet com mulheres e homens, os flertes e likes virtuais, aquela cobiçada em um(a) colega de trabalho ou os vídeos e fotos pornográficos visitados na calada da noite? Isso tudo é traição?
Com certeza é. A traição pode acontecer de diversas formas, contextos e realidades diferentes. Ela começa no pensamento até chegar na realidade prática. Por isso, ao invés de procurar o vilão ou o mocinho, melhor se precaver e ter atitudes positivas desde que o relacionamento começou, no dia a dia, até o fim da vida.
Assim, você não precisará aprender como lidar com a traição, pois estará seguro de um relacionamento saudável, em que ambos compreendem o compromisso que têm e buscam satisfazer um ao outro todos os dias.