Ah, o amor… ele é capaz de tirar de nós suspiros profundos, intermináveis, em busca do homem ideal, como se as famosas borboletas estivessem voando loucamente dentro de nosso estômago e se o coração disparasse até errar as batidas e perder a sincronia. Sentir o gostinho da paixão é uma delícia! Todas as pessoas desejam se sentir amadas, queridas e importantes para alguém.
Contudo, encontrar esse amor nem sempre é fácil, ainda mais se você é uma mulher que busca por valores específicos – aqueles traços que vemos em Jesus e que nos dão indícios de um homem de valor. Mas, afinal, como identificar? Onde encontrá-lo?
O que é homem ideal?
Quando você pensa em um homem bonito e atraente, qual imagem vem em seu imaginário? Algumas pessoas podem pensar nos famosos, como Brad Pitt, George Clooney, Pedro Pascal, Cauã Reymond, Regé-Jean Page e por aí vai. Enfim, não importa quem apareceu em sua mente, mas com certeza você pensou em alguém.
Nesse momento, outras de vocês podem pensar: “Ah, Fabi, mas gosto não se discute!” É verdade, isso faz um certo sentido. Cada um tem uma preferência e um gosto pessoal, mas não se engane romantizando a situação, pois há no subconsciente coletivo um ideal de beleza.
Aliás, há também teorias matemáticas que nos explicam muito sobre o porquê de existir um padrão de beleza, pois conforme os estudos, é considerado belo o que se aproxima mais das proporções harmônicas e hegemônicas. Os estereótipos existem e, inclusive, eu falei um pouco sobre isso no vídeo sobre o que é ser bonita.
Quando eu era jovem (ah, bons tempos!), tinha um pastor que falava que a mulher era conquistada pelo ouvido. Ou seja, o homem que tinha “boa lábia” se garantia com mais facilidade. E, segundo ele, o homem é conquistado pela aparência física.
Há uma pesquisa de uma universidade dos Estados Unidos da América que entrevistou mais de 400 estudantes para desenharem líderes ao lado de pessoas comuns. Dois terços deles desenharam líderes mais altos do que a maioria das pessoas e isso me fez lembrar de um dos pontos da teoria dos traços que diz que homens mais altos e vestidos de terno tendem a serem vistos numa posição de autoridade e aceitos pela sociedade com mais facilidade em posição de liderança.
No vídeo o homem ideal eu reflito justamente sobre esse assunto, mas, neste texto, meu foco é ajudar você a identificar um bom homem e não perder a oportunidade de ser amada quando ele aparecer na sua vida.
Como identificar se ele é o homem ideal da minha vida?
Então, o que você que está procurando por um companheiro, deve esperar dele? É claro que aqui poderíamos colocar tudo o que faz parte do estereótipo que falamos acima, pois tudo o que vemos nas redes sociais, na televisão, nas séries e nos filmes influencia o nosso olhar, principalmente aquilo que está dentro da bolha em que cada uma de nós vive.
Mas, afinal, será que são esses os aspectos que devemos levar em consideração? Será que eles são suficientes para ter um bom relacionamento? Eu tenho a resposta: não!
Calma, não estou dizendo que a beleza não importa e não é relevante, precisamos sim de atração física, porém há outros pontos mais profundos numa relação. Abaixo, separei 5 tópicos para te ajudar na busca:
1. Caráter
O caráter de qualquer pessoa com quem você se relaciona (seja no trabalho, na igreja ou na vida amorosa) deve ser levado em conta. Imagina que você vai passar muito tempo com seu parceiro, até o fim da vida, então o caráter no geral é extremamente importante. Ou seja, busque saber se vocês têm afinidades e gostos em comum, se o cara é honesto e quais são as ambições dele com a vida e as intenções com você. Ele quer algo sério ou parece que só está te enrolando?
2. Relação familiar
Observar a relação que ele tem com a família, sobretudo o modo com ele trata a própria mãe, vai te dar muitos indícios de como ele irá tratar você. Afinal, ninguém muda da noite para o dia e a forma com que ele trata as pessoas da casa dele diz muito sobre caráter. Ele é gentil com a mãe, cuida dela e demonstra respeito com o que ela pensa e fala? Ou ele é violento com ela, grita, é rebelde e não faz nenhuma questão de ser agradável?
3. Sonhos
O diálogo é importante em qualquer ocasião, pois uma boa conversa pode nos livrar de muitos equívocos e ruídos de comunicação. Então, converse bastante com o rapaz que você está conhecendo, não tenha medo de perguntar quais são os sonhos dele pra vida, a ambição, como ele vê o papel do homem e da mulher, se ele quer casar e ter filhos, o que ele acha importante ter e ser na vida e o que ele espera construir na carreira.
4. Ouvidos abertos
Outro ponto interessante é perceber se esse homem tem os ouvidos abertos para te ouvir, se ele presta atenção no que você diz e pede e se ele demonstra interesse em realmente dedicar alguns minutos da vida dele para ouvir o que você tem a dizer. Se, no momento da conquista, da paquera, ele já não tem paciência para escutar, preste bem atenção, pois isso vai contar muito no dia a dia dentro de um relacionamento!
5. Fé
Esse é o aspecto mais importante de todos e, inclusive, deve ser o primeiro a ser observado! Qual é a fé desse homem? Em quê ele acredita? Ele tem a mesma fé que você? Isso tem um impacto enorme na vida do casal, pois dita os valores, a visão de mundo e a missão que cada um carrega dentro de si. A fé dele diz como ele vai viver e conduzir a vida dele.
O que é o amor pra você?
Enfim, esse é um assunto complexo e que dá muito “pano pra manga”, pois envolve gostos pessoais, ambições de vida, atração física, compatibilidade e muito mais. Contudo, não é impossível encontrar o amor e na hora certa você vai conhecer o homem ideal para você! Enquanto isso, vamos nos divertir juntas? Escreve aqui embaixo qual famoso você acha que é o seu tipo e, se você já é casada, como encontrou o seu marido?