Muito é dito sobre encontrar o propósito de vida, a profissão, a carreira dos sonhos, o homem ideal e o sucesso. Contudo, o que isso quer dizer de fato? Afinal, o que é propósito e como encontrar o seu? Essa descoberta faz parte de uma jornada pessoal e que diz respeito a cada pessoa.
Não existe fórmula mágica ou uma resposta definitiva, pois somos únicas. Contudo, fique tranquila, porque há caminhos que podem te ajudar a encontrar o seu propósito de vida e é sobre eles que falaremos hoje!
Afinal, o que é propósito de vida?
Alguém já deve ter feito uma pergunta sobre isso para você alguma vez na vida e, muito provavelmente, por dentro você se desesperou e pensou “e agora, o que eu respondo?”, “como assim ‘propósito’, eu só vivo a rotina e pronto?”, “no que eu sou boa?” ou “será que isso é importante para mim também?” Esse desespero é comum, pois nem sempre é fácil compreender no que somos bons, em que podemos servir e qual é a melhor forma de vivermos.
Infelizmente, vamos crescendo, passamos a infância e a adolescência sem muito preparo nesse assunto e, quando chegamos na fase adulta, nos sentimos perdidas e apavoradas por não saber por onde devemos começar.
Segundo o dicionário Priberam on-line, propósito é um substantivo masculino que demonstra a intenção do que se pretende alcançar ou realizar; é a finalidade, a mira ou o fim de algo que se deseja. Ou seja, ter um propósito de vida é o mesmo que ter algo pelo que viver, um incentivo para sonhar e um motivo para fazer tudo o que você faz no dia a dia.
Uma professora, por exemplo, tem o objetivo de educar seus alunos e formar pessoas com senso crítico para ocupar o mundo. Logo, o propósito dela é instruir e mediar o conhecimento em sala de aula e, assim, oferecer ferramentas que proporcionem aos estudantes bagagem suficiente para tomar ações próprias.
Como encontrar o seu propósito de vida?
Primeiro de tudo, mantenha a calma! A descoberta do seu propósito de vida tem a ver com o seu desenvolvimento pessoal, com seu autoconhecimento e, consequentemente, com a sua autoestima. Essa palavra está na moda e muita gente está falando sobre esse tema, mas não deixe isso te influenciar com desânimo e falta de esperança.
Inclusive, muitas pessoas descobrem seu propósito de vida quando estão mais velhas, fazem sucesso depois dos 40 anos ou mudam de ideia e encontram um novo motivo para lutar e dedicar seus dias. É só lembrarmos de Abraão, por exemplo, que recebeu o propósito de ser o pai de uma grande nação depois dos 100 anos.
Enfim, há 5 passos que você precisa seguir para descobrir o seu propósito de vida!
1. Afinidades
O que você gosta de fazer? Quais são as coisas que atraem o seu olhar, os seus ouvidos e o seu interesse? Pensar sobre isso vai lhe ajudar a entender quais são as suas afinidades, habilidade e o que você se enxerga fazendo agora ou nos próximos anos de sua vida.
2. Gosto pessoal
Saber o que você gosta é importante, mas refletir sobre o que você não gosta vai lhe oferecer um parâmetro muito melhor e maior sobre os seus gostos pessoais. Então, o que você não gosta de fazer de jeito nenhum? O que te desmotiva, desanima ou te faz se sentir sem utilidade? O que você odeia que, se pudesse, faria desaparecer do mundo?
3. Atos de serviço
Todos nós temos ao menos um propósito de vida e, independente do que for, ele deve consistir em servir o próximo. Então, o que você gosta de oferecer ou fazer pelo outro? Pode ser um tipo de serviço, por exemplo, fazer bolos ou oferecer uma conversa, uma palavra de conforto, uma música agradável, uma roupa que veste bem e muito mais.
4. Resolução de problemas
Outro desafio que temos diariamente na vida é resolver problemas, seja a matrícula do seu filho na escola, decidir qual será o almoço de domingo ou o que você vai comprar de presente de aniversário para alguém. Não importa o tema, mas resolver problemas faz parte da vida adulta.
Pensando no mundo e na sociedade em geral, o que você gostaria de poder resolver? Se dessem a você o poder de mudar algo na humanidade, o que seria? A injustiça, as notícias mentirosas, a fome, a guerra?
5. A vida não acaba após a morte
Independente da sua crença e do que você acha que acontece após a morte, há uma coisa que é um fato: a vida não acaba, pois deixamos um legado para as outras pessoas sobre quem nós fomos. Ou seja, o que você construir agora vai impactar diversas gerações que virão depois de você. Por esse motivo, a sua vida e o seu propósito no mundo são importantes para a sociedade.
Ter inteligência espiritual é importante!
A filósofa, física e pesquisadora Danah Zohar, que atualmente é professora na Universidade de Oxford, lançou o termo “spiritual intelligence” (inteligência espiritual) no ambiente acadêmico em meados dos anos 2000 e desde então dedica-se ao tema.
A base principal da teoria de Danah Zohar está no conceito de que o ser humano possui inteligência espiritual quando ele é capaz de equilibrar a razão (QI) com a emoção (QE) e, assim, finalmente encontrar o propósito de vida.
O nosso propósito de vida, portanto, funciona como uma bússola, um norte para saber para onde vamos e o que vamos fazer. As pessoas realmente felizes são aquelas que fazem as coisas segundo o seu propósito.
Esse assunto me faz lembrar de dois textos que eu gosto muito, um que está em Provérbios 19:21 – “Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do Senhor permanecerá” – e o outro que está em Romanos 8:28 – “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”
Ou seja, não fique angustiada e ansiosa se você ainda não descobriu qual é exatamente o seu propósito de vida. Como as próprias Escrituras Sagradas dizem, se estivermos debaixo da vontade de Deus, obedecendo os direcionamentos que ele nos dá e vivendo um cristianismo puro e verdadeiro, com o tempo, Ele dará a cada uma de nós clareza sobre os planos dele. Mas, para isso, é preciso aprender a confiar no Senhor!